Publicado em Segunda - 27 de Junho de 2011 | por Thiago Fellipe Nascimento

A necessidade de dosagem no combate à homofobia

Numa era em que cada vez mais difunde-se o combate à discriminação, seja ela racial, de crença, política e, no momento, a tão debatida e falada diferença sexual, o que se observa é que tem ficado de lado o conhecido “caminho do meio”. Afinal, já que o assunto é o respeito, este deve ser para todos, e não apenas para um segmento ou outro.
Leia mais...

Fernando Henrique quer legalização da maconha

Publicado em Sábado - 25 de Junho de 2011 | por Pedro Cardoso da Costa

As campanhas pela legalização do consumo de maconha se expandem dia a dia pelo mundo todo. À medida que elas crescem, vão surgindo defensores de peso, como os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Bill Clinton. Estes pesos-pesados dão uma conotação de legitimidade e de acerto pela legalização, mas não passam disso. Na prática, o Brasil não vai legalizar nada disso, pois, de mesma forma que existe a certeza que o combate não resolveu nada até hoje, não se tem certeza de que poder consumir à vontade não agrave o problema.
Leia mais...

Uma Reflexão Necessária

Publicado em Sábado - 25 de Junho de 2011 | por Lourembergue Alves

O tablado de xadrez da política está movimentado. Isso não é de hoje. Vem desde a apuração dos votos das urnas de 2010. Bem mais pela base aliada. Pois a oposição, infelizmente, continua como a um barco a deriva. Mais perdidos ainda se encontram os partidos oposicionistas em Mato Grosso. Tanto que são incapazes de pensar estrategicamente as campanhas do ano vindouro. Bom para a situação. Porém muitíssimo ruim para o grosso do eleitorado que, gostaria de ter, sempre as duas opções. 
 
Leia mais...

O reajuste do prefeito e secretários

Publicado em Sexta - 24 de Junho de 2011 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

O projeto que tramita pela Câmara Municipal de São Paulo, dobrando o salário do prefeito e reajustando em 250% os ganhos dos 27 secretários municipais, pode ser classificado como um verdadeiro desrespeito à população.
Leia mais...

Fernando Henrique 80 anos

Publicado em Sexta - 24 de Junho de 2011 | por Fernando Assunção

É a memória pelo decorrer da vida nos trai em vários momentos, mas jamais poderá deixar de lembrar e trazer a tona o legado de homens públicos como o presidente Fernando Henrique Cardoso.
Leia mais...

Sexo e cancer bucal

Publicado em Quinta - 23 de Junho de 2011 | por Mario Eugenio Saturno

Já tive a oportunidade de criticar a irresponsabilidade do governo anterior que afirmava que “pela camisinha não passa nada, use e confie”. Todo brasileiro foi induzido a acreditar nessa mensagem, afinal, quem duvidaria da maior autoridade, o Ministério da Saúde? E quem foram as maiores vítimas? Os jovens!
Leia mais...

Jornalismo com Ética

Publicado em Quinta - 23 de Junho de 2011 | por Robson Fraga

Pensar a ética jornalística no dia-a-dia das redações é antes de tudo cobrar do repórter responsabilidade na apuração e redação dos fatos. Definir o que é notícia e mostrá-la de forma verdadeira e clara, deixando de lado todas as convicções partidárias à pauta para refletir no texto apenas o que foi apurado in loco. Caso esta regra clássica não possa ser cumprida é melhor "deixar à pena de lado" e a matéria apenas na cabeça de quem a pensou. No jornalismo ético só há lugar para opiniões em colunas, artigos e editoriais.
Leia mais...

Plantões médicos, vergonha nacional

Publicado em Quarta - 22 de Junho de 2011 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

A Operação Hipócrates, desenvolvida nos últimos dias, pela Polícia Federal e Ministério Público, em São Paulo e Sorocaba, coloca a nu um problema sentido em todo o país. Médicos que recebem salário para tanto, mas não cumprem seus deveres de plantão e assistência à população. É comum, nos hospitais e postos de saúde, a informação de que o médico faltou ao trabalho ou “saiu mais cedo porque tinha outro compromisso”.
Leia mais...

Rosário Oeste – 150 anos de tradição cultural

Publicado em Quarta - 22 de Junho de 2011 | por José Riva

Uma cidade tradicionalíssima, onde as raízes da cultura mato-grossense como o Siriri e Cururu são marcantes. É assim que Rosário Oeste completa nesta data especial 150 anos de fundação. Com aproximadamente 20 mil habitantes, tem potencial turístico e uma economia baseada na pecuária de corte, leiteira e na agricultura familiar.
Leia mais...

Segredo, Imoralidade e Veiculação

Publicado em Segunda - 20 de Junho de 2011 | por Lourembergue Alves

Ninguém, em sã consciência, pode ser contrário as realizações de obras. Sobretudo, quando grande parte destas obras se identifica como mobilidade urbana. Relevante, portanto, para a população. É isso que importa. Mesmo que haja uma série de transtornos no instante de suas construções. Daí a necessidade de se vencer a burocracia. Ainda que por meio da flexibilização, sem, contudo, abrir mão do olhar fiscalizador, da veiculação de tudo que se faz e de como o realiza. 
Leia mais...