Artigos Opinião
O ilimitado mal
Não há preocupação com verossimilhança, mas sim em manter a adrenalina em alta no momento em que dois militares (pai e filho) sequestram o possível assassino, assim como um policial que acredita que aquele homem submetido às mais terríveis dores é inocente. Reviravoltas farão todos reverem esses conceitos sobre quem é mocinho e bandido.
Antes e depois das eleições
Quantas vezes espelhamo-nos em outros, sem perceberquem somos realmente, muitos acham que as pessoas conseguem as coisas por sorte, mas não é bem assim; o povo, diferentemente dos políticos, se priva de muitas coisas boas na vida, ralam muito para poder evoluir e no futuro talvez, até um dia ser reconhecido como uma pessoa realizada.
Pecuária sobreviverá pagando até 12 vezes mais impostos?
Diante desse quadro, fomos surpreendidos em janeiro com a aprovação do novo Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab). Entendemos o momento de crise enfrentado pelo Governo do Estado, porém, discordamos da forma como a medida foi colocada, praticamente sem diálogo, e não levando em consideração as dificuldades vividas principalmente pelos pequenos produtores.
A República dos Ratos
A obra prima do escritor, publicada 1947 e que o ajudou a receber um Prêmio Nobel em 1957, conta a história de trabalhadores que descobrem a solidariedade em meio a uma peste que assola a cidade de Orã na Argélia. O romance destaca a mudança na vida da cidade depois que ela é atingida por uma terrível peste (transmitida por ratos) que dizima sua população. A dimensão política implícita nas entrelinhas deste livro é o grande destaque, já que a cidade assolada pela epidemia lembra a ocupação nazista na França durante a Segunda Guerra Mundial.
É preciso jogar luz
Até algum tempo atrás, pouco conhecido de grande parte da população, até mesmo de parte da imprensa (principalmente a não especializada em assuntos econômicos), e, surpreendentemente, pouco debatida na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (vide a evolução da previsão da renúncia fiscal nas leis orçamentárias), o incentivo fiscal passava desapercebido.
O problema do mal
O pensador de Hipona, por considerar o mal um vazio, não aceita a ideia de antídoto a combatê-lo. Nem atenção mereceria (ideia central em Ivan de Oliveira Silva). O mal é simplesmente o distanciamento do bem.
O homem decaído somente encontrará o caminho do bem pela ajuda do Sumo Bem, do Supremo Criador, pois, não tem condições para se auto socorrer da corrupção da vontade (Agostinho).
A importância da alimentação balanceada na prevenção de doenças
Nos potros podemos falar das Doenças Ortopédicas do Desenvolvimento (DOD’s) muito relacionadas com a nutrição ofertada neste período. As DOD’s de origem nutricional, geralmente, são ocasionadas pelo excesso de energia na dieta desses potros, onde podemos ter um crescimento muito rápido, levando a uma sobrecarga nas placas de crescimento.
Luta pra décadas
A Constituição de 1988 piorou tudo isso. Criou dois elementos novos muito mais corrosivos do que a ganância dos antigos senhores da política e da economia. De um lado criou as corporações públicas, também conhecidas como poderes e as empresas estatais. O conjunto permitiu o surgimento de poderosas empreiteiras e corporações privadas. Na mesma esteira o serviço público também se transformou numa poderosa corporação. Colonizaram os cofres públicos!
Lava Jato, Bolsonaro e Coaf
O Coaf também apontou que, de 2014 para cá, mais de R$ 7 milhões circularam em ambas as contas. Segundo relatório do órgão, a movimentação de Flávio Bolsonaro, muito semelhante à de seu assessor Fabrício Queiroz, tem os seguintes pontos em comum: os depósitos e saques eram feitos em caixas de autoatendimento dentro da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj); as operações eram em espécie; os valores eram fracionados.
Omissão e intervenção
O princípio da prestação de contas é de tal relevância que na Revolução Francesa de 1789 foi inserido como um dos direitos fundamentais no artigo 15 da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Posteriormente, em 1807 a França instituiu o primeiro Tribunal de Contas da Era Moderna. Na elaboração da Constituição dos Estados Unidos, os artigos federalistas enfatizaram a necessidade de um sistema de freios e contrapesos para que nenhuma autoridade ficasse imune a uma forma de controle externo.