Publicado em Sexta - 26 de Agosto de 2011 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

Uso de crianças no crime, é hediondo

Surge uma nova modalidade de uso de menores pelos criminosos. A crônica policial tem se ocupado, nos últimos dias, dos casos das garotinhas que roubam lojas e assaltam transeuntes e das crianças que invadiram um hotel, foram levadas ao conselho tutelar, quebraram tudo e depois tentaram fazer o mesmo na delegacia de polícia. Esses acontecimentos, registrados em São Paulo, chamam a atenção para o mais grave da questão.
Leia mais...

O Avançar e o Viver da Democracia

Publicado em Sexta - 26 de Agosto de 2011 | por Lourembergue Alves

O viver democrático requer prática e comportamento próprios. Bastantes diferenciados, evidentemente, de regimes outros. Isso parece óbvio. Este, porém, não é reconhecido por todos. Explica-se – sem, contudo, justificar-se – o uso frequente da estratégia de desqualificação do interlocutor. Mais ainda por quem deveria sempre se valer do diálogo como ferramenta de trabalho. Até porque a atividade – mesmo sem ser profissão - de representar o povo exige negociação a todo instante. Daí a necessidade de se ter uma mentalidade alargada, conforme pondera Kant, ou seja, capaz de pensar no lugar e na posição de outrem.
Leia mais...

Silopónodnor

Publicado em Quinta - 25 de Agosto de 2011

Fui a Rondonópolis na última sexta-feira acompanhar a edição do Governo Itinerante. Estava sem-graceira danada. Nem de longe a Rondonópolis que vi na semana passada, governada por um ex-líder popular, lembra a Rondonópolis de até a década de 90, politizada, com gente mobilizada para qualquer assunto, vibrando, protestando, opinando. Qual nada, a Rondonópolis do Zé Carlos do Pátio é uma cidade cosmopolita, é verdade, cheia de edifícios, com ruas movimentadas por automóveis barulhentos, mas, antagonicamente, sem vida, apática.
Leia mais...

A discricionariedade administrativa e o dever de escolher bem

Publicado em Quinta - 25 de Agosto de 2011 | por César Danilo Ribeiro

De acordo com uma pseudoverdade, em se tratando de poder discricionário, o gestor público dispõe de um espaço ou margem de atuação para um agir lastreado em conveniência e oportunidade, dentro das balizas fixadas pela lei.
Leia mais...

Mão-de-obra terceirizada

Publicado em Terça - 23 de Agosto de 2011 | por Renata Luciana Moraes

Semana passada, mais precisamente no dia 16 de agosto de 2011, foi ao ar pela rede de televisão Band, o programa intitulado “A LIGA”, que tem como apresentador, o repórter do popular CQC – Custe o que Custar, Rafinha Bastos, no qual o tema foi a proximidade de todos nós a diversos tipos de Trabalho Escravo, em sua nem sempre percebida, modalidade moderna, e urbana.
Leia mais...

A Jornada Mundial da Juventude no Brasil

Publicado em Terça - 23 de Agosto de 2011 | por Felipe Aquino

 Igreja sempre acreditou nos jovens. Muitos de seus santos e mártires foram jovens que viveram profundamente o amor a Deus e a Igreja nos fundamentos dos Evangelhos. O jovem beato Frederico Ozanam, ainda estudante da Sorbonne, fundou a Sociedade de São Vivente de Paulo. São Domingos Sávio foi santo aos 14 anos de idade e Santa Maria Goretti foi mártir aos 12 anos.
Leia mais...

Lições Memoráveis

Publicado em Terça - 23 de Agosto de 2011 | por Lourembergue Alves

Um escrito torna-se e continua clássico em razão de sua atualidade e importância para o momento em que se é lido. Eis porque ele se revela sempre novo e inesperado. Aliás, é isso que desperta “prévio fervor” no leitor. Este, mesmo após a realização da leitura, mantém-se leal aos seus ensinamentos. Pois, o clássico ensina algo universal e, também, traz uma pitada de vivência particular.
 
Leia mais...

O voluntariado do bem, sempre.

Publicado em Segunda - 22 de Agosto de 2011 | por Marcio Demari

No mundo atual, moderno pela tecnologia de informação, muitas atividades ganham uma dinâmica melhor se os produtos e serviços tiverem, além da original seriedade, uma abrangência infinita de parceiros.
Leia mais...

Algema neles!

Publicado em Segunda - 22 de Agosto de 2011 | por Pedro Cardoso da Costa

Já houve essa repulsa às algemas quando alguns larápios do andar de cima vinham sendo algemados e não eram cobertos pelo casaco de algum policial que os prendia. Expediu-se até uma norma instrutiva com definição de quem e como deveriam ser utilizadas.

Leia mais...

Movimento estudantil no Chile

Publicado em Segunda - 22 de Agosto de 2011

Os protestos da categoria estudantil irromperam em maio de 2011 e espalharam-se a várias localidades no Chile, portanto após décadas do que se acreditou como triunfo neoliberal de uma economia pretensamente estável, forte e próspera.
Leia mais...