Publicado em Quarta - 31 de Agosto de 2011 | por Elydia Bouret

Dia 31 de agosto – Dia do Nutricionista

O antigo dito popular "você é aquilo que come" tem se tornado filosofia de vida para a maioria das sociedades atuais. Isso porque todos sabem que a boa alimentação é base para uma vida saudável. No próximo dia 31 de Agosto, comemora-se o Dia do Nutricionista, profissional que tem sido cada vez mais requisitado por aqueles que almejam saúde e longevidade.
Leia mais...

A participação popular no 190

Publicado em Quarta - 31 de Agosto de 2011 | por Antonio Carlos Mendes Thame

Na semana passada, a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados aprovou projeto de minha autoria, que unifica os números de telefone de emergência (polícia, bombeiros, atendimento médico, defesa civil e outros).  A proposta de que o número 190 seja utilizado, para todas as emergências, em qualquer parte do país, ainda precisa ser analisada pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Leia mais...

Quebra-cabeça e Deleite

Publicado em Quarta - 31 de Agosto de 2011 | por Lourembergue Alves

Ler é sempre um deleite. Ainda mais quando se tem a frente, um autor cuidadoso com a arte de escrever. Característica marcante de Ernest Hemingway. Foi assim, aliás, que venceu a resistência inicial de editores de livros e revistas. Não só isso, como se fez amado pelos leitores, aos quais crescem mesmo depois do seu falecimento, no segundo dia de julho de 1961. A morte venceu o corpo físico, sem, contudo, destruir suas pegadas.
Leia mais...

A nova ordem da economia mundial

Publicado em Quarta - 31 de Agosto de 2011 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

Manifestações de protesto com diferentes motivações na Europa, África e Ásia, revolta popular contra governos ditatoriais do Oriente Médio, a crise econômica que em 2008 colocou o capitalismo a reboque do cofre público e hoje se alastra, ameaçando dezenas de países. É bem provável que estejamos virando um novo ciclo da moderna história político-econômica e, se for isso, não há quem segure. Melhor é tentar compreender o que está ocorrendo em vez de remar contra a maré.
Leia mais...

crise acabou. Viva a crise!

Publicado em Quarta - 31 de Agosto de 2011 | por KLEBER LIMA

A crise entre o governador Silval Barbosa e o deputado José Riva, presidente da Assembleia Legislativa, já foi contornada. Embora nenhuma fonte oficial fale abertamente sobre o caso, nos bastidores todos já dão o assunto por encerrado. Um café da manhã nesta quarta entre Silval, Riva e Sergio Ricardo teria selado a paz definitiva. Até a próxima crise, claro.
Leia mais...

Minas, nas páginas do tempo

Publicado em Terça - 30 de Agosto de 2011 | por Petrônio Souza Gonçalves

A história da Humanidade é escrita pelos momentos. Sem eles, ela seria um amontoado de acontecimentos cíclicos, não seria uma história. Assim também é a historia de Minas, com passagens em momentos marcantes, que a fazem intrigante e fascinante, até os dias de hoje.
Leia mais...

Prefeitos piratas

Publicado em Terça - 30 de Agosto de 2011 | por Vilson NeryAntonio Cavalcante

Encarnei um Diógenes ‘moderno’, aquele filósofo grego que perambulava pelas ruas, durante o dia, com uma lanterna nas mãos, a procurar por pessoas virtuosas, verdadeiras, auto suficientes.
Leia mais...

Barbárie no Judiciário e na Escola

Publicado em Segunda - 29 de Agosto de 2011 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

O assassinato da juíza Patrícia Acioli e seus desdobramentos, no Rio de Janeiro, chamam a atenção para a gravidade desse momento da vida nacional. Quando o magistrado, que encarna legalmente o poder do Estado, é ameaçado, caçado e liquidado fisicamente, resta à sociedade o agudo sentimento de desproteção. Antes de Acioli, outros juízes já tombaram em razão de seu ofício e, de concreto, nada ou pouco tem sido feito para proteger a classe, pois as retaliações e mortes continuam, estendendo-se também a promotores, procuradores e policiais. Isso precisa acabar para que tenhamos garantida a segurança jurídica e, nas suas contendas, a sociedade continue tendo a quem recorrer.
Leia mais...

A fábrica de fazer pobres!

Publicado em Segunda - 29 de Agosto de 2011 | por Leandro Nascimento

Há tempos tenho vontade de escrever sobre esse assunto que no mínimo é polêmico, pois envolve enésimos fatores da nossa sociedade brasileira que ao invés de ter um crescimento intelectual está cada dia mais pensando em maneiras subterfugias de como obter favorecimento um sobre o outrem.
Leia mais...

Cúmplices de insanos

Publicado em Segunda - 29 de Agosto de 2011 | por Bruno Peron

Há pouco tempo, não desconfiava tanto da nocividade dos meios de comunicação hegemônicos e cria que o receio fosse exagerado, uma vez que dispomos de ferramentas interativas - sobretudo recursos da internet - que finalmente permitem que nos informemos e expressemos nossas opiniões sobre temas diversos.
Leia mais...