Artigos Opinião
As eclusas na ampliação do modal hidroviário
O Brasil se encontra em posição privilegiada para atender à crescente demanda mundial por alimentos, notadamente da Ásia: tem terras aráveis, recursos hídricos, tecnologia e empreendedorismo. Porém o alto custo do frete e a ineficiência do sistema de transporte têm sido um importante óbice ao aproveitamento dessa oportunidade de mercado. Para ganhar em competitividade, o escoamento de grandes volumes de produção de grãos do Centro-Oeste do País até os portos de exportação precisaria utilizar a hidrovia de forma intensiva.
A função social do advogado
Indubitavelmente, é essencial função do advogado. Não apenas em termos judiciários a compor a dinâmica dos processos.
O coronel e o partido
É interessante observar a movimentação no interior de cada partido político. Particularmente, à véspera da convenção partidária. Momento em que se percebe, de fato, a força do coronel.
Pegadas do Dinossauro
Nem todo tema se fossiliza no debate político latino-americano. Muda o contexto e as condições de produção da história, mas certos fenômenos reincidem nas pegadas frescas do dinossauro.
O vice-prefeito e a Copa
A capital de Mato Grosso já foi verde até demais. Muitos anos depois, acharam que ela deveria ser verde e branca e/ou vermelha e azul.
A exigência da certidão cível e o registro de candidatura
A grande festa da democracia inicia-se com as convenções partidárias após período que serão escolhidos os pré-candidatos às eleições 2012.
Poluição sonora e as reais consequências para a saúde auditiva
A poluição sonora é causada por barulho excessivo proveniente do tráfego, buzinas, ambulâncias, carros de som, fábricas, obras, festas ao ar livre, comércio, áreas de recreação, sirenes, ônibus, motos em alta velocidade, avião, helicóptero. Ao citar tais fontes de ruído, ficamos pensativos sobre os grandes centros urbanos, onde os níveis de barulho podem chegar aos 90, 100 decibéis - níveis altíssimos se considerarmos os 50 dB que a Organização Mundial de Saúde considera como sendo o limite para a boa saúde auditiva da população.
O policial e os direitos humanos
A polícia de São Paulo se vê, mais uma vez, confrontada pela bandidagem. Diferente do passado, quando o choque foi explicito, agora é feito à traição e contra policiais de folga. E, como bem reclamou o comandante, nessa hora não aparecem os contumazes defensores dos direitos humanos para comentar o ocorrido ou defender os mortos e feridos. Fica clara a impressão de que, para essas entidades e seus militantes, só o delinqüente é ser humano, e o policial não o é.
Rosário Oeste, 151 anos
O dia 25 de junho nos chama a atenção pelos 151 anos de Rosário Oeste. Um dos municípios que compõe a Baixada Cuiabana, cidade charmosa e acolhedora que a cada ano requer mais investimentos para atender a demanda que não para de crescer. Já são 18 mil moradores que não medem esforços para contribuir com o desenvolvimento da cidade, e em contrapartida, necessitam receber qualidade nos serviços essenciais como saúde, infraestrutura, educação, habitação e cultura.
Desafios e oportunidades
Mato Grosso é um estado de inúmeros contrastes. Ao mesmo tempo em que ostenta o título de campeão nacional de grãos, maior centro pecuarista do Brasil, entre outros destaques, também concentra muitas desigualdades regionais.