Artigos Opinião
Um país derrotado
Passa Olimpíada, entra Olimpíada e o desempenho do Brasil não melhora ou ao menos inicia uma linha ascendente no quadro de medalhas. Há ressalvas a serem consideradas, como ingresso pela primeira vez depois da realização de cinco edições. Mas as causas vão além da falta de qualquer política nacional para os esportes, da omissão quase absoluta do brasileiro na prática de esporte. Um diagnóstico preciso é difícil, pois nunca existe apenas uma causa para a obtenção de resultados tão pífios.
Educação, vitórias e derrotas
Quando passei no vestibular, em 1980, na Universidade Federal de São Carlos, fui alertado que viveria na cidade vermelha do Brasil, ou seja cidade que agregava muitos comunistas. Na verdade, São Carlos mostrou-se uma cidade progressista, uma Florença em pleno estado de São Paulo. Certamente incutiu em mim uma grande tolerância às ideias divergentes.
Mensalão: por onde anda a OAB?
Vai começar o maior julgamento já visto no Supremo Tribunal Federal, em termos de complexidade em matéria penal. Uma gama de réus, cada qual com uma reconhecida banca de advogados criminalistas. O currículo da maioria dos colegas dispensa qualquer apresentação: tem histórico e grande conhecimento jurídico. A opinião pública acompanha o caso, oscilando entre opiniões apaixonadas e partidárias e uma curiosidade atípica pela grandiosidade do caso. Mas falta alguém nesse cenário: a OAB.
Manguinhas de fora
Aos poucos, o atual governador está colocando as suas manguinhas de fora e mostrando ao nosso povo como recebeu o Estado do seu antecessor.
Investimento para Chapada
Sem dúvida, Chapada dos Guimarães é uma das cidades mais lindas do país. As belezas naturais do município são sempre valorizadas pelos turistas que visitam durante todo o ano.
Solidão da pobreza
Tenho uma propriedade rural em Acorizal, próximo a Cuiabá e lá, nos fins de semana, ouço bastante o rádio. Numa dessas sessões noturnas de “zapping” entre uma estação e outra, acabei por descobrir um programa na rádio 101,9, da capital, às 19h30m, que transmite recados das famílias para os presos em penitenciárias.
A derrapada eleitoral
Dos bairros, se tem a melhor visão do cenário político-eleitoral várzea-grandense. Não é para menos. Pois, há muito, a área central da cidade perdeu a condição de termômetro da política local. Isso, aliás, ficou claro nas últimas eleições, quando a periferia forneceu os retratos fiéis das campanhas eleitorais de 2004 e 2008.
Um passo a mais
A democracia plena demanda acesso irrestrito às informações públicas. Um passo fundamental na administração foi dado ao divulgar os salários do funcionalismo, incluindo o de autoridades judiciárias. Não foi surpresa alguma ao se constatar uma distorção histórica que é a quebra dos limites constitucionais de vencimentos pela cumulação sucessiva de vantagens, indenizações e outros proventos não discriminados. Novamente, a Ordem dos Advogados que cobra transparência, omite-se em dar o exemplo e fazer o mesmo com os próprios funcionários.
A consultoria RH e a competitividade das empresas
Sem grandes esforços é possível constatar que a evolução tecnológica está atingindo todos os setores da sociedade. Também é fácil de constatar que as pessoas, sejam elas lideres ou liderados, estão mais exigentes em todos os aspectos.
As Intervenções do Poder Judiciário nas Licitações
A concepção de processo licitatório implica numa série de movimentos que correspondem a momentos que podem ser fracionados, os quais podem ser considerados atos administrativos.