Publicado em Segunda - 20 de Junho de 2011

Clóvis e Euclides celebram união

Demonstrando maturidade política os ex adversários: ex prefeito Clóvis Martins e ex prefeito Euclides Santos encontraram-se no stand da Revista 4º Poder, durante a Cavalhada na cidade de Poconé, (a 100 km de Cuiabá) e foram convidados pelo escritor Walney de Souza para se unirem e patrocinarem algumas revistas para serem doadas a grupo de alunos de várias cidades que visitavam Poconé e gostariam de conhecer mais profundamente as raízes da Cavalhada e dos Festejos de São Benedito.
 
Leia mais...

Ativismo exige cautela

Publicado em Segunda - 20 de Junho de 2011 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

Venho de um tempo em que homem era homem e mulher, mulher. Sabía-se da existência dos “homo”, mas eram tão discriminados e, por isso, se escondiam ao máximo. Maconha era a desgraça das desgraças e o álcool, embora permitido, era reprovado quando em excesso. O cigarro, esse pestilento vilão de hoje, era sinônimo de virilidade, sucesso e integração social. As figuras de sucesso – com raríssimas exceções – sempre apareciam fumando e conquistando o mundo, vencendo no amor e nos esportes. desfrutando de barcos, automóveis e outras benesses instituídas e promovidas pela sociedade de consumo.
 
Leia mais...

Pode o empregador efetuar descontos no salário de seu empregado?

Publicado em Segunda - 20 de Junho de 2011 | por Renata Luciana Moraes

Há uma grande dúvida que paira nos Departamentos de Pessoal e Financeiro das empresas para saber, precisamente, o que pode e o que não pode ser descontado do salário dos empregados. A legislação trabalhista acerca do assunto trata de dirimir essa dúvida, parcialmente, e principalmente, através da análise do art. 462, da CLT, que assim dispõe: "Art. 462 - Ao empregador é vedado efetuar qualquer desconto nos salários do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos, de dispositivos de lei ou de contrato coletivo."
Leia mais...

Cidadania Concreta

Publicado em Segunda - 20 de Junho de 2011 | por César Danilo Ribeiro de Novais

O Brasil é um dos países que mais arrecada impostos no mundo, ostentando uma hiperbólica carga tributária. Todavia, conforme estamos fartos de saber, os serviços de saúde, segurança e educação são calamitosos. Falta gerência e sobeja corrupção. A sociedade, por conseguinte, carcomida pelos impostos, tem que conviver com a falta ou a deficiência dos serviços públicos mais básicos, já que milhões de reais, cotidianamente, nos âmbitos municipal, estadual e federal, são desviados de sua finalidade: o correto emprego da verba pública em beneficio da população.
Leia mais...

Neymar, pai

Publicado em Sábado - 18 de Junho de 2011 | por Pedro Cardoso da Costa

Não são raros os casos do surgimento de filhos de pessoas famosas produto de envolvimento quando solteiras ou mesmo após o casamento. Nas décadas anteriores a incidência era maior, decorrência natural dos poucos meios de prevenção e até da falta de cultura na prevenção das gravidezes não planejadas.
Leia mais...

De paz

Publicado em Sábado - 18 de Junho de 2011 | por Eduardo Gomes

Longe de trocadilho, mas o Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Energia Elétrica desde que citado por seu rótulo – Luz para Todos - tem força para eleger, principalmente em Mato Grosso, onde garante qualidade de vida para 500 mil moradores da zona rural.
Leia mais...

O INPE e o futuro espacial do Brasil

Publicado em Sexta - 17 de Junho de 2011 | por Mario Eugenio Saturno

Próximo de completar 50 anos, o INPE prepara-se para o ano 2020, planejando as próximas missões. E, dias atrás, aconteceu uma Audiência Pública na Câmara dos Deputados promovida pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, em que foi destacada a necessidade urgente de mais recursos humanos para o Programa Espacial Brasileiro.
Leia mais...

Juras, Interesses e Debandadas

Publicado em Quinta - 16 de Junho de 2011 | por Lourembergue Alves

Os lances ainda são preliminares. Mesmo assim, não devem ser ignorados. Até porque vários deles podem ajudar a construção do cenário político-eleitoral mato-grossense de 2012. Aliás, não é por outra razão que os partidos da base aliada se reuniram recentemente, e, dias atrás, fizeram isso o PSB, PDT, PPS e PV, os quais pretendem repetir a aliança de 2010, tendo ou não o PSDB a tiracolo. 
 
Leia mais...

SESCON-SP e a valorização do contabilista

Publicado em Quinta - 16 de Junho de 2011 | por José Maria Chapina Alcazar

Os profissionais da área de Ciências Contábeis encontram-se hoje entre os quadros mais requisitados pelo mercado, situação que ganhou relevo desde que grandes empresas passaram a valorizar o balanço anual mais amplo, com resultados não apenas de sua variação patrimonial, bem como das relações corporativas.
Leia mais...

São José dos Quatro Marcos: 44 anos rumo ao desenvolvimento sustentável

Publicado em Quarta - 15 de Junho de 2011 | por José Riva

Dos quatro marcos iniciais para uma cidade que, em seus 44 anos, cresce e se desenvolve economicamente, sendo destaque na região Oeste de Mato Grosso. Assim é São José dos Quatro Marcos, criado a partir de um movimento colonizador e hoje, nesta data festiva, muito tem a comemorar pelos desafios empreendidos em busca de oferecer uma melhor qualidade de vida aos seus moradores.
Leia mais...