Artigos Opinião
Qual é o seu alvo?
Olhar fixamente para o êxito alheio pode nos conduzir a uma “cegueira” permanente, pois permite a criação da ilusão de que a vitória dos outros é decorrente de uma feliz sequência de acertos. Sabe porquê?
Passaporte da vacina e a ética
Baixar impostos é tendência
A pandemia gerou no mundo todo uma consequência inesperada: inflação subindo e aumento generalizado de preços. No caso do Brasil, a máquina pública continua inchada pelas sucessivas más gestões, pela corrupção sistêmica e pelo corporativismo vigente dentro do Estado. Mas o pós-pandemia está trazendo situações inesperadas no mundo.
Sem alimentos não vamos viver
A Agroecologia trata a Terra como uma mãe, a mãe Terra. Aquela que a gente ama, cuida e venera. É essa a grande distinção entre o agronegócio e a agroecologia.
A importância dos sinais
As leis sempre existiram, mas, em outros tempos, eram ignoradas, dando vazão ao cometimento de crimes contra elas. O mundo vem se mudando e sendo modificado gradativamente. O que antes era ‘aceito’ hoje é intolerável.
Escadarias de São Benedito
A festa, antes de tudo, é em louvor a São Benedito, por isso é servida com muita comida gratuita, um bom café da manhã no MISC onde ocorre a concentração e depois no almoço uma deliciosa Feijoda Cuiabana que foi servida na AABB. Afinal o santo era cozinheiro e oferecia comida aos mais pobres.
Uma live para amenizar a dor
A criação do Instituto foi uma homenagem ao Mário Cardi Filho, meu sócio e amigo durante vários anos. Infelizmente ele faleceu vítima de câncer de pulmão. Pudemos presenciar o sofrimento que uma pessoa portadora de câncer passa. Mesmo ele com condições financeiras de arcar com o custo de um tratamento, sofreu muito. Acho que a maior dor do portador de câncer é a dor física e a falta de acesso a medicamentos que possas amenizar essa dor. Foi uma experiência terrível, e agora realizamos esse trabalho.
A natureza manda recado
Enquanto o fogo crepita nas folhas verdes da Floresta Amazônica e nos banhados secos do Pantanal, o Ministério do Meio Ambiente passa o recado mudo de sua inação crônica. Este Governo se notabilizou pelo desmonte das estruturas institucionais de fiscalização e controle ambiental, além de, algumas vezes, participar efetivamente, por ação e omissão, das predações contra a natureza.
Por que baías estão secando
Fazendeiros proprietários rurais políticos inescrupulosos, pequenos, médios e grandes proprietários rurais removem a vegetação do cerrado mato-grossenses sem dó e nem piedade, no afã do lucro fácil, destruíram tudo que viram pela frente, veja as imagens do cerrado com vegetação nativa, autóctone e endêmicas que existiam nas décadas de 70 e 80.
Não trabalhe para o patrão IX
Na mesma toada os prestadores de serviço seriam ineficientes, desmazelados e nunca estão disponíveis quando precisamos deles com urgência. Por culpa deles, a internet vive oscilando, os computadores travam, o sistema cai, o conjunto de refrigeração pifa nos piores momentos e o telefone fica mudo prejudicando as vendas.