Artigos Opinião
Transgressões pandêmicas
Recentemente, um dos acontecimentos que chocou a muitos de nós foi a carreata com “buzinaço” de bolsonaristas em Porto Alegre, na porta do Hospital Ernesto Dornelles, uma das referências no tratamento de Covid-19 da capital gaúcha, onde há doentes em estado gravíssimo e profissionais da saúde exauridos, expostos ao risco de serem contaminados e de transmitirem o vírus a seus familiares.
Vacina contra os maus gestores
A ausência de uma coordenação nacional, impulsionada pelo negacionismo de importantes autoridades, desorientou e atrapalhou governadores e prefeitos que tentaram implementar medidas de prevenção, mas com limitações e às vezes de forma desarticulada e conflituosa.
Nem toda mulher
Nem toda mulher se apaixona somente por homens. Nem toda mulher se apaixona. Nem toda mulher gosta de filmes românticos. Nem toda mulher pinta as unhas. Nem toda mulher quer deixar o cabelo crescer. Nem toda mulher sabe cozinhar. Nem toda mulher. Mas toda mulher quer ser respeitada.
A aplicação da Vacina
São vários erros de administração e o pior, prefere viver numa bolha, numa ilha, sem ter a visão periférica, sem ao menos ver o que acontece de bom em outros estados, pois quando a inteligência criativa e administrativa não funciona, pelo menos tenha o bom senso de copiar e tentar melhorar o que está errado, em forma de imitar o que há de bom em outras cidades.
AL se alia ao vírus e à política de morte de Bolsonaro
É preciso ter sinceridade na relação com a população. Os deputados atenderam a pressão de comerciantes e empresários inescrupulosos e também a política de morte do presidente Bolsonaro. Foi uma adesão quase total da Assembleia ao bolsonarismo. A exceção foi o deputado Lúdio Cabral que ironizou os colegas “o único a votar com Mauro Mendes é quem lhe faz oposição”. Lúdio é médico e sabe da gravidade da votação da AL.
Espinhos...
Do contrato rousseauniano aos valores kantianos da racionalidade normativa e, parando por pequena parcela de anos, o que já é sintomático, no utilitarismo de Mill, voltamos à ética socrática. Tentamos, ainda, em argumento quase que circular, nos descobrir, descortinar a vida, sob os aplausos dos valores e das necessidades, sem, contudo, ouvir Aristóteles.
Congresso Nacional frente ao colapso da educação
E é na confluência das áreas que é possível a realização de atividades a distância, como aulas, atividades acadêmicas e o desenvolvimento de softwares e aplicativos, que ocorrem em função das inovações no campo da educação, ciência e tecnologia.
As vacinas contra Covid-19
Certo, além dessas importantes decisões judiciais, há expressamente previsão no artigo 1º da Lei Federal 14.125/2021 que define que enquanto perdurar a Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional(ESPIN), decorrente do novo coronavírus, autoriza, melhor AUTORIZA que os municípios adquiram vacinas com registro ou autorização temporária de uso emergencial.
Posse
Vivemos no Brasil atual - “tempos estranhos” no dizer do decano do STF- Min. Marco Aurélio, uma situação inusitada: o Cargo de Ministro da Saúde está- teórica e politicamente vago- e, nós, padecentes da terrível pandemia, esperamos, ansiosos, assistir, à distância ao menos, a posse do substituto anunciado. Mas, a cerimônia e as palavras rituais não acontecem já passados uns 10 dias. Por quê? Perguntamos.
Precisamos de todos para declarar guerra à aglomeração
Para as famílias de baixa renda, estamos concedendo um auxílio emergencial que certamente vai contribuir para a compra de alimentos, que é a principal necessidade dessas 100 mil famílias necessitadas. Em 2020, entregamos 330 mil cestas básicas e estamos adquirindo mais 534 mil.