Artigos Opinião
Ameaça nuclear
Os reiterados testes de mísseis realizados pelo governo de Pyongyang tem deixado o mundo perplexo. É absolutamente perturbador que o espaço aéreo de um país seja violado pela trajetória de um foguete militar, especialmente quando esse artefato é lançado de uma base da Coreia do Norte, nação comandada por um tirano imprevisível que tem em mãos um sinistro programa bélico-nuclear. Na noite de segunda-feira no Brasil, dia 28/08, o Japão se encontrou precisamente diante dessa terrível ameaça. Um foguete foi lançado de um ponto próximo à capital norte-coreana e sobrevoou a segunda maior ilha do Japão, Hokkaido, caindo após 14 minutos em águas do Oceano Pacífico.
Violência na escola
Na semana passada, a imagem de uma professora de 51 anos com o sangue escorrendo no rosto viralizou e provocou indignação nas redes sociais. Marcia Frigi dá aulas de português e literatura num supletivo para adolescentes e adultos em Indaial, município catarinense de pouco mais de 55 mil habitantes, a 160 km de Florianópolis. Local da agressão: a sala de aula. Causa: pediu a um aluno de 15 anos que colocasse o livro que tinha no colo sobre a carteira, suspeitando que ele estivesse ocultando um celular. O garoto reagiu com um palavrão. A professora o expulsou da sala e foi agredida primeiro com o livro e depois com socos.
A corrupção vai acabar
Algumas pessoas estão assustadas com os estarrecedores números da corrupção aqui no Estado de Mato Grosso. As revelações de um ex-governador são demolidoras. No contexto de sua delação premiada, as imagens gravadas falam por si, envolvendo quase todos os membros da Câmara dos Deputados da legislatura anterior.E elas prometem muito mais.
Esgoto a céu aberto
Mais de cem milhões de habitantes no Brasil não têm acesso ao sistema de coleta de esgoto, isto representa 49,7% da população em 2016, que estão lançando esgoto nas ruas, vielas, rios, córregos, lagoas, manguezais e no mar, transformando nosso país em um verdadeiro esgoto a céu aberto.
A essência do mau atendimento - I
Se a empresa precisa do cliente, se o cliente precisa do produto para suprir suas necessidades e desejos, se o funcionário precisa da empresa para ter o seu emprego e se a empresa precisa do funcionário para que seus produtos sejam entregues aos clientes, por que temos raros casos de bom atendimento?
Basicamente, dois fatores são de grande relevância: paradigma hierárquico equivocado e interesses não essenciais conflitantes.
Militares nunca mais
Tenho sido questionado sobre diversos assuntos depois que passei a escrever nesta coluna. E o mais frequente é um suposto e pretenso retorno dos militares ao poder para pôr fim a este período de incertezas que vivemos.É, entretanto, preciso contextualizar esta questão. Na década de 60 quando aconteceu a tomada do poder pelos militares no Brasil, havia uma conjuntura favorável para isto.
Supermercado MT
Algumas pessoas consideram "normal" que a delação parcial do ex-governador Silval Barbosa tenha feito um grande estrago na imagem da política de Mato Grosso. Na imagem, porque na política mesmo nem arranhou. Tudo continuará como antes. Mudará uma coisinha aqui, outra ali, mas a essência não! Continuará malcheirosa!
15 minutos de poder
Há muitos anos existia uma escola de anjos. Naquela escola para se tornarem anjos de verdade, os aprendizes de anjos passavam por um estágio. Durante um ano, saíam em dupla para fazer o bem. Todos os dias apresentavam ao anjo mestre uma relação das boas ações praticadas.Aconteceu de um dia dois anjos aprendizes, depois de vagarem por todos os cantos, regressarem frustrados por não terem conseguido realizar um salvamento sequer. Parece que naquele dia o mal estava de folga.
O que Neymar pode nos ensinar sobre carreira
Há uma máxima no futebol que diz: “Em time que está ganhando, não se mexe!” Talvez esta mesma lógica é muitas vezes equivocadamente adotada por vários profissionais em suas carreiras, ou seja, estou numa organização/empresa que é destaque em sua área de atuação, tenho um bom salário, sou reconhecido em minha profissão e tenho bons relacionamentos, por que mudar? Por que trocar o certo pelo duvidoso?
Em saúde prevenir é melhor
A Organização Mundial das Nações Unidas divulgou relatório dos prejuízos socioeconômicos causados pela epidemia do vírus zika na América Latina e Caribe, incluindo, o Brasil. Entre 2015/2017 os tratamentos diretos já custaram aos cofres brasileiros mais de US$ 4,6 bilhões. Tem previsão final de dispêndios assistenciais e outros que vão ultrapassar US$ 10 bilhões.Um show de horror com enorme quadro de microcefalias e de síndrome de Guillain-Barré consolidado. A vigilância sanitária nacional ficou tempo à mercê da falta de recursos. O que poderia ser casos esporádicos tornou-se num problema endêmico.