Artigos Opinião
Mais atenção à nossa Chapada
Prestes a completar 260 anos de fundação, Chapada dos Guimarães clama por atenção do Poder Público. As festividades em reverência ao aniversário da cidade, comemorado dia 31 de julho, podem ser vistas como um momento de reflexão sobre os 18 mil habitantes que lá moram e dependem da sensibilidade dos governos estadual e federal na liberação de investimentos que, em sua maioria, não são repassados de acordo com as demandas municipais.
Nossa Barafunda
Logo inicialmente já explico que barafunda é o mesmo que confusão, que por sua vez é um sinônimo do atual (des)governo de Silval da Cunha Barbosa. É claro que por ser um dos jovens membros da oposição, me torno “suspeito” ao criticá- lo, porém, alguém tem que cumprir a esta missão, para que as opiniões da sociedade não se resumam em burra unânimidade e falsa impressão de que está tudo indo muito bem.
governo, o álcool e a sociedade
Depois do fumo, o governo de São Paulo investe, agora, contra a bebida. O dono do bar será multado e poderá ter o estabelecimento fechado se servir ou permitir que menores de 18 anos consumam alcoólicos.
Lambança e Falta de Discussão
Interesses públicos devem ser sempre, discutidos. Princípio basilar. Ainda mais por quem se diz representantes da população. Não foi isso, no entanto, que aconteceu com a aprovação, pelos vereadores, do Projeto de Lei que cria a Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário.
Defensoria Pública de MT, o novo latifúndio do PR
É impressionante a capacidade alquímica que tem o ser humano, de transformar algo que é muito bom em coisa detestável. Refiro-me ao escândalo revelado sobre (alguns) membros da defensoria pública de nosso Estado.
Um câncer chamado “zelo”
Uma prática tão comum e antiga quanto deplorável é o pagamento das chamadas “verbas de zelo” por parte de políticos, principalmente por ocupantes de cargos públicos nas esferas do poder, a jornalistas. Essa prática resume-se a: receber para não falar mal. Receber para dar uma “puxadinha” para o lado do referido “cliente”.
O modelo argentino para TI
Passei a maior parte dos últimos dois anos na Argentina e não posso deixar de relatar minha grata experiência neste país "hermano" nosso. Passei minha juventude com um olhar de desconfiança e rivalidade com nosso vizinho maior e conhecer e viver nesse grande país causou-me um tremendo choque cultural.
Ponte Branca, 58 anos de história
Localizada no Baixo Araguaia, Ponte Branca completa neste dia 28 de julho 58 anos de emancipação político-administrativa. Um marco na sua história de luta em busca de dias melhores. Assim tem sido a trajetória de seus 1,8 mil habitantes, que trabalham duro para contribuir com o crescimento do município. Conheço bem a realidade e sei o quanto essa gente é acolhedora e trabalhadora.
Acham que mandam
Conversei demoradamente esta semana com o secretário da Casa Civil do Governo do Estado, José Lacerda. Ele discorda da minha leitura de que se está criando um consenso na sociedade que falta firmeza ao governador Silval Barbosa para conduzir a coalizão formada em torno de seu governo, o que o enfraquece como líder político, pela falta de autoridade.
Quem afinal de contas são os produtores rurais?
Ser produtor rural ou trabalhar com eles é motivo de orgulho para muita gente. E esse sentimento de orgulho é legítimo, aliás, esse é o sentimento de todos os setores da economia e de todos os brasileiros. Desconheço algum produtor rural que não tenha orgulho de dizer sobre tudo que planta no campo e que não suspire antes de comentar sua maior safra. Dia 28 de julho vale para celebrar o dia do produtor rural brasileiro. Orgulho para o mundo inteiro.