Artigos Opinião
De Mateus
Hugo Chávez o ícone do bolivarianismo que governa a Venezuela com mão de ferro submeteu-se a cirurgia em Cuba para extrair tumor maligno. A revelação partiu do próprio Chávez pouco depois de deixar o hospital.
Leia mais...
O viés delinquente do Estado brasileiro
Este menino tem um viés de menina, dizia minha mãe quando queria apontar características afeminadas de algum sobrinho; sempre dos sobrinhos. Viés aqui tem o sentido de tendência. Pois é, o Estado brasileiro a cada dia que passa firma seu viés deliquente e sem cura.
Saída de Marina Silva do PV dá novo tom à política nacional
"Não é o fim é o inicio" esse foi o começo do discurso que a fez marina na tarde desta quinta – feira 07 em São Paulo.
Os Nós Do Jogo Político-Eleitoral
Caiu o segundo ministro. Isso em um espaço de trinta dias. Palocci e Nascimento foram nocauteados por um direto da corrupção. Nocautes que atingiram também o governo, que tem tudo a ver com o anterior. Herança que carece ser revista, modificada. O momento, agora, é o ideal. Pelo menos para evitar-se que se entregue um ministério de “porteira fechada”.
A necessidade de políticas públicas no combate ao uso das drogas - CRACK
Mesmo o polêmico assunto "drogas" ser um tema abordado constantemente, quero aproveitar o ensejo do último dia 26 de junho, data alusiva ao Dia Internacional de Combate as Drogas, para externar minha preocupação com esse sério problema que toda sociedade enfrenta, principalmente no meio dos adolescentes.
Com outro nome está de volta os “caras pintadas”?
Neste dia 06 de julho marcou os cinco anos da morte do grande líder estadista Dante de Oliveira que deixou saudade para os novos políticos que estão surgindo, não quero aqui dizer que ele foi um santo, até por que era ser humano como qualquer um de nós. Mas sim que Dante se destacou com aquilo que pegou para fazer “cuidar do povo”, alguns nascem com uma sensibilidade para ajudar e outros para transformar, alguns com os dois, e Dante era um desses.
Leia mais...
Deserto político
No início do governo Blairo Maggi, em 2003, um caso chamaria a atenção da equipe do novo governador – a maioria sem muita história no poder público – e também da imprensa: uma simples nota de site com ilações sobre o envolvimento de uma secretária adjunta da Setec (na época ainda não tinha o ‘s’) levou o governador a exonerar a pessoa, que depois acabou voltando para o cargo, já que nada se provou que comprometesse sua atuação no cargo.
Produzir e distribuir alimentos requer energia
O mundo redescobre que a ação antrópica altera o ambiente e se assusta com as proporções e conseqüências dessas alterações. A economia verde coloca a inovação em bases sustentáveis como determinante de mercados competitivos. Três evidências configuram e moldam estes novos mercados. Primeiro, cresce a consciência individual e coletiva para as questões ambientais e molda uma nova atitude quanto ao uso dos recursos da natureza.
Um governo sem rosto
O governo Dilma é mesmo um governo de mulher: todo mês sangra. Submisso, não tem uma identidade própria, uma cara. É um governo que quer preservar a família, o patrimônio, os privilégios. Velho, cansado e viciado, Dilma tenta administrar a casa de um ex-marido, com vários amantes. Por isso, renuncia às próprias certezas, os sonhos, para cumprir a triste tarefa de mãe zelosa, enquanto os filhos fazem estripulias, tendo a certeza da complacência do pai ausente.
O Agir Democraticamente
A denúncia é grave. Desta feita, a presidente não titubeou. Agiu rápido. Antes que a ferida se tornasse maior. Bem mais do que a deixada pelo caso Palocci. Pois, agora, a sua administração se vê como alvo. Não o patrimônio pessoal de um de seus assessores diretos. Ainda que a propina cobrada, segundo o noticiário nacional, escoava para bolsos de terceiros, tendo um dos partidos da base como elo.