Artigos Opinião
Jaboticaba
O que há de comum entre os senadores Edson Lobão, Garibaldi Alves Filho e Alfredo Nascimento; entre os deputados Antonio Palocci, José Eduardo Cardozo e Maria do Rosário? Estão todos ligados pelo fato de que são parlamentares e vão assumir cargo de ministro do poder Executivo sem renunciar ao mandato legislativo. O mesmo pode acontecer com os deputados Mário Negromonte, Ciro Gomes, Luiz Sérgio e Luciana Santos se vierem a ser indicados para chefiar ministérios no governo Dilma. O que há de comum entre todos esses e Hillary Clinton? Nada. Porque no mesmo dia em que aceitou ser Secretária de Estado no governo Obama, ela renunciou ao mandato de senadora. Porque nos Estados Unidos o regime é presidencial. Ir para o governo sem renunciar a mandato parlamentar só existe em regime parlamentar.
Hora de reescrever a história
Há anos que a tecla que a gente bate é a mesma: um Judiciário forte, dinâmico e eficiente, que atenda aos anseios da sociedade – aplicando com isenção as leis e colocando fins de forma irretocável os conflitos das demandas. As autoridades estão carecas de saber que só conseguiremos evoluir enquanto sociedade organizada a partir do equilíbrio entre o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. Sobretudo, o Judiciário, que atua como poder moderador.
A ética na eleição das câmaras municipais
Vivemos um momento crucial no país, com a renovação das mesas diretoras das câmaras municipais. Cada um dos 5566 municípios brasileiros terá novo presidente, vice-presidente e secretários no Poder Legislativo, a partir de 1º de janeiro. São os homens e mulheres que vão dirigir a casa política municipal na segunda metade do mandato, inclusive em 2012, quando muitos dos atuais prefeitos concorrerão à reeleição. Pela posição estratégica, terão condições de interferir diretamente no futuro político de suas comunidades. Com isso, aumentou a importância e a responsabilidade da escolha para os cargos.
Gerencie sua mente e viva melhor
Se ao longo da sua vida você teve por hábito acumular tarefas inacabadas, juntar papelada inútil em suas gavetas, atulhar sua mesa de trabalho, com projetos que foram abandonados e guarda magoas por problemas de relacionamento interpessoal mal resolvidos, eu diria que você tem sérios problemas relacionados ao acúmulo de lixo mental.
Deputados mais caros do mundo
Tai um assunto que poderia ser classificado como mais novela brasileira, de final feliz apenas para os atores e de uma tristeza profunda para seus telespectadores. Os congressistas brasileiros são os mais caros do mundo. Muitos, de graça, já seriam muito caros.
Mulheres investidoras
Em 2010, as mulheres tiveram uma importante participação na bolsa de valores. Segundo dados da BM&FBOVESPA, de 2002 para cá, a adesão feminina aumentou de 15 mil para 136 mil. E, diferente do que se imagina, elas não preferem papéis relacionados ao consumo feminino (como empresas de moda ou cosméticos). Elas estão em pé de igualdade com os homens, e variam suas aplicações em diferentes segmentos.
Desafio para estadistas
A indústria foi uma das responsáveis pela rápida recuperação do Brasil, um dos primeiros países a vencer a grande crise mundial de 2008 e 2009. Contudo, o setor é o mais exposto às danosas consequências da sobrevalorização do Real, que está exacerbando as desvantagens competitivas de nossos produtos, abrindo espaço a volumes crescentes de importações, em detrimento da produção nacional.
Exame da Ordem é constitucional e protege o cidadão
Exame da Ordem é constitucional e protege o cidadãoPor Marcus Vinicius Furtado CoêlhoO exame para ingresso nos quadros da OAB, habilitando-se ao exercício da advocacia, é autorizado pela Constituição Federal, exigido por lei e objetiva proteger o cidadão contra profissional que não possui o mínimo de conhecimento jurídico para exercer a profissão. Também possui a utilidade de controlar as fabricas de diplomas de curso de direito sem qualidade.
Brasil da desigualdade salarial
É impressionante que a votação do Congresso Nacional seja ágil nos casos em que o interesse é o próprio bolso, enquanto numa escala desigual, trabalhadores de todo o Brasil sofrem para encostar o salário mínimo nos singelos R$ 600.
Democracia é!...Liberdade de expressão
A imprensa têm, responsabilidade imensa sobre a conquista e a manutenção do Estado Democrático de Direito, porque, sem a imprensa livre e independente não conseguiríamos ter uma democracia plena, assim foi nas diretas já e no impitima, do ex. Presidente Collor, e outros acontecimentos históricos em nosso País.