Publicado em Quarta - 29 de Dezembro de 2010 | por Mario Eugenio Saturno

Jesus era festeiro

Todos nós imaginamos a imagem de Jesus como alguém sério, no máximo sereno. Mas, vou revelar minha crença pessoal, Jesus era espirituoso e festeiro. Quero fazer uma reflexão, aproveitando a época festiva do Ano Novo e férias. Veja os exemplos de Jesus e até um ateu pode seguir a Jesus, ao menos o Cristo festeiro, que celebrava a vida em todas as ocasiões.
Leia mais...

Não é só a dengue que mata

Publicado em Quarta - 29 de Dezembro de 2010 | por Aladir Leite Albuquerque

O Mosquito Aedes aegypti mede menos de um centímetro, tem aparência inofensiva, cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas.
Leia mais...

Entre o Orgulho e as Lições Extraídas

Publicado em Terça - 28 de Dezembro de 2010 | por Lourembergue Alves

Toda vez que se depara com outras culturas, mais forte se torna a do lugar onde se nasceu. O viajar e o visitar terras distantes, então, funcionam como instrumentos para reconhecer a relevância dos valores e das coisas do torrão natal. Contudo, há também de se reconhecer que nos países visitados existem comportamentos que bem poderiam ser imitados. Cuiabá, por exemplo, poderia copiar de Lisboa o gosto e o prazer pelas praças. Espaços preciosos e destinados tão somente aos pedestres, jamais para os carros.
Leia mais...

Artífices da mudança planetária

Publicado em Terça - 28 de Dezembro de 2010 | por Bruno Peron Loureiro

Os sintomas da mudança planetária que se avizinha são cada vez mais inequívocos.
Leia mais...

O mundo está acabando mesmo!

Publicado em Terça - 28 de Dezembro de 2010 | por Kharina Nogueira

Nesta terça-feira é um dia importante na luta para salvar a Internet. Como fonte de inovação, um motor da nossa economia, e um fórum de nosso discurso político, a Internet só pode funcionar se for um campo de jogo verdadeiramente nivelado.
Leia mais...

Natal....

Publicado em Quinta - 23 de Dezembro de 2010 | por Eduardo Póvoas

Difícil, pelo menos para mim, entender e administrar este período de fim de ano. Confesso-lhes que nada me deixa incomodado como a desigualdade entre as várias camadas sociais, uns com muito e outros com muito pouco, percebida sobremaneira nesta época.
Leia mais...

"Ho, ho, ho" com mais energia

Publicado em Quinta - 23 de Dezembro de 2010 | por Pedro Nadaf

Vendas e empregos temporários em alta, promoções em todos os segmentos do varejo, mais dinheiro circulando no mercado, facilidades de crédito, prêmios que agregam valor às compras e estimulam os consumidores, belas decorações, segurança reforçada e o melhor de tudo, pessoas otimistas, solidárias, fraternas, distribuindo abraços, presentes e mostrando o verdadeiro espírito natalino, com muita fé. Mato Grosso chega na reta final de 2010 com as melhores expectativas, desenhando um cenário de boas novas para o próximo ano.
Leia mais...

A entresafra do álcool

Publicado em Quarta - 22 de Dezembro de 2010 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

Depois da fracassada tentativa do Proálcool, dos anos 70, o Brasil deu a volta por cima e, com o desenvolvimento da tecnologia “flex”, fez do álcool um importante substituto da gasolina. Os motores bicombustível revelaram-se eficientes e hoje já compõe a quase totalidade da produção da indústria automobilística nacional. Com eles, o automóvel anda tão bem – algumas vezes até melhor – do que com gasolina e com vantagem econômica se o álcool custar até 70% do cobrado pelo derivado do petróleo.
Leia mais...

Sucessão antes do governo

Publicado em Quarta - 22 de Dezembro de 2010 | por Kleber Lima

A sucessão do governador Silval Barbosa começou antes de seu governo. As primeiras manifestações desta nova disputa surgem já no tabuleiro da indicação dos novos secretários, que deverão assumir em janeiro. Isto inverte a lógica das nomeações: em vez de focar-se na governabilidade e no cumprimento dos compromissos sociais estabelecidos durante a campanha, mira-se na conquista do poder nas próximas eleições.
Leia mais...

Indicação em xeque

Publicado em Terça - 21 de Dezembro de 2010 | por Lourembergue Alves

O jogo político-eleitoral tem muitas nuanças. Algumas, inclusive, injustificáveis do ponto de vista técnico ou político. Uma destas, e certamente a mais estranha para a população, é a saída do parlamentar para compor o secretariado ou ministério do governo. Ainda que se reconheça que o chefe do Executivo conquistou, nas urnas, o direito de "escolher" e de "nomear" o auxiliar direto que "desejar".
Leia mais...