Artigos Opinião
Passando boiada na Mata Atlântica
As teorias dessa Escola deram suporte a administração econômica da ditadura de um velho conhecido de todos nós, o General Pinochet. Também tem como foco, não o desenvolvimento do povo e da Nação, mas da economia, entronizada como razão de ser da existência do Estado. Algo que capitalismo de estado prioriza, a saúde da economia, não a saúde das pessoas. Pessoas são apenas detalhes.
Desemprego, educação e imigração
No passado recente, desde 1994, houve um grande esforço pra desconstruir a educação brasileira. Se o Brasil crescer, como já foi dito, haverá apagão de recursos humanos que demorará décadas pra ser preenchido. Pode parecer heresia pros mais nacionalistas, mas teremos que importar profissionais qualificados de outros países. E ao mesmo tempo, vermos o desemprego nacional crescente entre os despreparados jovens brasileiros.
Deus não muda
Neste simples relato já percebemos como Deus trabalha. Ele não muda de ideia, pelo contrário, é o ser humano que se arrepende e muda as suas escolhas e decide mudar. A relação é a de causa-efeito condicional.
Uma coisa ou outra não dá
As instituições tem necessariamente que ser maiores que os que a governam, pois, pessoas não julgam instituição, são apenas seres humanos revestidos do poder que a própria instituição temporariamente e provisoriamente concede. As pessoas passam, erram, abandonam, são demitidas ou morrem; as instituições permanecem.
Empreendedorismo social: visão agregadora
Tempos adversos da economia fazem lembrar o artigo “Empreendedorismo é para todos” (Entrepreneurship is for everybody), publicado na Fundation for Economic Education (FEE), o prisma da narrativa salienta que gerenciar uma carreira com sucesso, para realmente prosperar no mercado de trabalho, requer todos os traços normalmente atribuídos a pessoas que são "talhadas" para o empreendedorismo: paixão pela criação de valor; inovação; percepção e antecipação dos desejos e necessidades dos "clientes"; bom julgamento quanto ao que irá satisfazer esses desejos e necessidades; visão; imaginação; iniciativa; alerta para a oportunidade; a capacidade de lidar com a incerteza e o risco.
O outubro deve ser rosa
Entrar no mês de outubro é saber que ele deve ser rosa. Sim, o enfrentamento ao câncer de mama é um desafio proposto. A doença atinge a mulheres e homens. Todavia são elas as maiores afetadas.
Não trabalhe para o Patrão
No livro falo de trabalho, principalmente para os empregados, hoje chamados de colaboradores. Também trato da relação destes com as empresas e os patrões, pois entendo um pouco do assunto: trabalhei vinte anos como empregado e trinta e tantos na lida empresarial, experiências que me ajudaram a entender os dois lados da relação.
Os verdadeiros terraplanistas
Há ideias políticas que são, mesmo, como as drogas. Afetam o usuário, comprometem seu ambiente e estragam vidas. Algumas têm efeito cumulativo e causam danos generalizados. Vivemos tempos em que pais e mães, educadores, religiosos, formadores de opinião deveriam estar atentos em relação a conteúdos tão em voga no mundo aparentemente inocente das ideias.
Mais converseiro politico
Antes, em 1982, o embaixador Roberto Campos, saiu candidato a senador por MT e se elegeu. Mas pelo menos ele era nascido no estado, o Tarcísio, que está virando figura carimbada em audiências e encontros aqui, nunca teve vinculo com o estado.
Crimes na Nova Lei de Licitações
Quanto à tipificação dos crimes, a redação também foi aprimorada, seguindo o padrão do Código Penal, com o nome do crime, a descrição da conduta, a previsão da pena e de eventuais circunstâncias atenuantes ou agravantes. De modo geral, a descrição das condutas tornou-se mais objetiva.