Artigos Opinião
Plantões médicos, vergonha nacional
A Operação Hipócrates, desenvolvida nos últimos dias, pela Polícia Federal e Ministério Público, em São Paulo e Sorocaba, coloca a nu um problema sentido em todo o país. Médicos que recebem salário para tanto, mas não cumprem seus deveres de plantão e assistência à população. É comum, nos hospitais e postos de saúde, a informação de que o médico faltou ao trabalho ou “saiu mais cedo porque tinha outro compromisso”.
Rosário Oeste – 150 anos de tradição cultural
Uma cidade tradicionalíssima, onde as raízes da cultura mato-grossense como o Siriri e Cururu são marcantes. É assim que Rosário Oeste completa nesta data especial 150 anos de fundação. Com aproximadamente 20 mil habitantes, tem potencial turístico e uma economia baseada na pecuária de corte, leiteira e na agricultura familiar.
Segredo, Imoralidade e Veiculação
Ninguém, em sã consciência, pode ser contrário as realizações de obras. Sobretudo, quando grande parte destas obras se identifica como mobilidade urbana. Relevante, portanto, para a população. É isso que importa. Mesmo que haja uma série de transtornos no instante de suas construções. Daí a necessidade de se vencer a burocracia. Ainda que por meio da flexibilização, sem, contudo, abrir mão do olhar fiscalizador, da veiculação de tudo que se faz e de como o realiza.
Clóvis e Euclides celebram união
Demonstrando maturidade política os ex adversários: ex prefeito Clóvis Martins e ex prefeito Euclides Santos encontraram-se no stand da Revista 4º Poder, durante a Cavalhada na cidade de Poconé, (a 100 km de Cuiabá) e foram convidados pelo escritor Walney de Souza para se unirem e patrocinarem algumas revistas para serem doadas a grupo de alunos de várias cidades que visitavam Poconé e gostariam de conhecer mais profundamente as raízes da Cavalhada e dos Festejos de São Benedito.
Ativismo exige cautela
Venho de um tempo em que homem era homem e mulher, mulher. Sabía-se da existência dos “homo”, mas eram tão discriminados e, por isso, se escondiam ao máximo. Maconha era a desgraça das desgraças e o álcool, embora permitido, era reprovado quando em excesso. O cigarro, esse pestilento vilão de hoje, era sinônimo de virilidade, sucesso e integração social. As figuras de sucesso – com raríssimas exceções – sempre apareciam fumando e conquistando o mundo, vencendo no amor e nos esportes. desfrutando de barcos, automóveis e outras benesses instituídas e promovidas pela sociedade de consumo.
Pode o empregador efetuar descontos no salário de seu empregado?
Há uma grande dúvida que paira nos Departamentos de Pessoal e Financeiro das empresas para saber, precisamente, o que pode e o que não pode ser descontado do salário dos empregados. A legislação trabalhista acerca do assunto trata de dirimir essa dúvida, parcialmente, e principalmente, através da análise do art. 462, da CLT, que assim dispõe: "Art. 462 - Ao empregador é vedado efetuar qualquer desconto nos salários do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos, de dispositivos de lei ou de contrato coletivo."
Cidadania Concreta
O Brasil é um dos países que mais arrecada impostos no mundo, ostentando uma hiperbólica carga tributária. Todavia, conforme estamos fartos de saber, os serviços de saúde, segurança e educação são calamitosos. Falta gerência e sobeja corrupção. A sociedade, por conseguinte, carcomida pelos impostos, tem que conviver com a falta ou a deficiência dos serviços públicos mais básicos, já que milhões de reais, cotidianamente, nos âmbitos municipal, estadual e federal, são desviados de sua finalidade: o correto emprego da verba pública em beneficio da população.
Neymar, pai
Não são raros os casos do surgimento de filhos de pessoas famosas produto de envolvimento quando solteiras ou mesmo após o casamento. Nas décadas anteriores a incidência era maior, decorrência natural dos poucos meios de prevenção e até da falta de cultura na prevenção das gravidezes não planejadas.
De paz
Longe de trocadilho, mas o Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Energia Elétrica desde que citado por seu rótulo – Luz para Todos - tem força para eleger, principalmente em Mato Grosso, onde garante qualidade de vida para 500 mil moradores da zona rural.
O INPE e o futuro espacial do Brasil
Próximo de completar 50 anos, o INPE prepara-se para o ano 2020, planejando as próximas missões. E, dias atrás, aconteceu uma Audiência Pública na Câmara dos Deputados promovida pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, em que foi destacada a necessidade urgente de mais recursos humanos para o Programa Espacial Brasileiro.