Publicado em Segunda - 24 de Outubro de 2022 | por Alecy Alves

Opinião A beleza da equidade

Porque venho indignando-me, não de hoje, com a maneira com que o machismo estrutural, impregnado até em nós mulheres, transforma em afrontosas as argumentações, julgamentos, práticas e até nossa escrita jornalística sobre praticamente tudo em torno da mulher.

Leia mais...

Opinião O mercado está para peixe

Publicado em Segunda - 24 de Outubro de 2022 | por Luciano Vacari

Para se ter ideia, a média de consumo de peixes por brasileiro está na média 5 kg por ano, o que representa apenas 5% da média nacional de consumo de carnes – bovina, suína e aves – por habitante, que em 2020 foi de 91 quilos ao ano.

Leia mais...

Opinião A existência da dualidade

Publicado em Domingo - 23 de Outubro de 2022 | por Wilson Carlos Soares Fuáh

O importante é que todas as nossas ações, não sejam danosas contra aqueles que vivem fazendo pactos de sobrevivência no mundo associativo e, porém, cheio de divisões inúteis e depois de muitos confrontos pessoais já aprendam com Jesus, a dar a outra face ainda não agredida, em nome da humildade e perdão a aqueles que ainda estão no primeiro passo da caminhada evolutiva.

Leia mais...

Opinião O Ídolo e o Mito

Publicado em Domingo - 23 de Outubro de 2022 | por Renato de Paiva Pereira

Entretanto tem um mal o maior. Com um ou com outro, os próximos quatro anos estarão perdidos do ponto de vista da civilidade. O Ídolo e o Mito já deixaram uma funesta e indesejada herança: arrastaram igrejas, bispos e pastores inescrupulosos para o centro deste bordel, onde se mistura religião com política.

Leia mais...

Opinião Que tal parar para ouvir o próximo?

Publicado em Sábado - 22 de Outubro de 2022 | por Sonia Mazetto

É preciso trazer essa consciência para o nosso dia a dia, de nos aproximarmos, de sentar junto em um fim de tarde, para conversar, jogar um baralho, qualquer coisa assim pode ser o grande escape que alguém precisa. Há casos de pessoas que se encontravam em uma situação extrema e o simples fato de estar com alguém, em uma palestra, ouvir uma música, falar e ser ouvido, mudaram o rumo da atitude delas.

Leia mais...

Opinião Avisos e sinais de um tempo difícil

Publicado em Sábado - 22 de Outubro de 2022 | por Roberto Boaventura da Silva Sá

Claro que as sentenças, à lá ditos populares, não surgiam isoladas. Em Veja, capas, charges, fotografias e outras artimanhas de matérias preconceituosas, além de propagandas políticas – disfarçadas, em suas páginas, de publicidade – ajudavam na apelação em prol do triunfo da direita.

Leia mais...

Opinião No mês dos professores, uma homenagem aos preceptores

Publicado em Sexta - 21 de Outubro de 2022 | por LUCAS BERTOLIN

No dia 15 de outubro é celebrado o dia dos professores, data que os brasileiros homenageiam o profissional que forma todas as outras profissões.

Leia mais...

Opinião Avisos e sinais de um tempo difícil

Publicado em Sexta - 21 de Outubro de 2022 | por ROBERTO BOAVENTURA SÁ

Em 1989, sem as redes sociais, a mídia teve relevância, em especial a Globo e a Revista Veja, no resultado da primeira eleição pós-golpe militar/64. Esses veículos foram pilares para a imposição, por aqui, do projeto neoliberal em implantação alhures; para tanto, puseram-se a favor de Collor, o pai no neoliberalismo no Brasil, em detrimento de Lula, ambos finalistas de 89. Por incontáveis vezes, a mídia lançou mão de “fake news”.

Leia mais...

Opinião Primeiro debate 2º turno

Publicado em Quinta - 20 de Outubro de 2022 | por LICIO ANTONIO MALHEIROS

O domingo foi marcado pelo primeiro debate do 2º turno. Disputam o Palácio do Planalto, os senhores: Jair Messias Bolsonaro (PL) e o senhor Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a organização do debate, ficou por conta da TV Bandeirantes, Folha de São Paulo, Portal UOL e TV Cultura.

Leia mais...

Opinião Turismo e História

Publicado em Quinta - 20 de Outubro de 2022 | por ALFREDO DA MOTA MENEZES

Algumas observações sobre pequena andança por alguns países europeus. Começar pela música brasileira. A base maior ainda está na bossa nova.

Leia mais...