Publicidade

Publicado em Sexta - 03 de Maio de 2019 | por Emanuel Filatirga

Opinião Um pouco de Maria… da Penha

Pode haver uma forma mais expressiva de desamor do que considerar uma pessoa uma coisa? Lamentavelmente, é isso que acontece nove, entre dez vezes, na violência de gênero no âmbito doméstico, familiar e na relação íntima de afeto.

Sim! A humanidade, ainda, é masculina e o homem define a mulher não em si, mas relativamente a ele; ela não é considerada um ser autônomo, capaz de dar a si a própria lei, dona do seu próprio destino. Segue o desafio de “ser pessoa” e luta, todos os dias, contra o sequestro de sua subjetividade.

Leia mais...

Opinião Reação ou morte passiva

Publicado em Sexta - 03 de Maio de 2019 | por Leovaldo Sales

Dizia aquele sociólogo que no Brasil, naquele momento, nasciam quase que um milhão de crianças por ano, filhos de pais adolescentes, a maioria dessas crianças não teria assistência paterna para sobrevivência, cresceria em lares desajustados e não teria noção de valores sociais, ou seja, quando esses meninos e meninas pudessem empunhar uma arma e resolver tomar de assalto um bem de uma outra pessoa, matar ou deixar viva não faria nenhuma diferença para quem não sabe o valor de alguém para a sua família, para uma instituição ou para a sociedade.

Leia mais...

Opinião O custo da energia elétrica

Publicado em Quinta - 02 de Maio de 2019 | por Victor Humberto Maizman

De acordo com o aludido levantamento, a indústria de Mato Grosso recolhe aos cofres do Estado uma das alíquotas de ICMS mais altas do país sobre a energia elétrica: 27% do valor da conta.

Leia mais...

Opinião A escola sem partido nem ideologia

Publicado em Quinta - 02 de Maio de 2019 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

Durante os loucos anos em que tudo foi colocado à luz da democracia e se cultivou o direito sem obrigações, um dos setores que mais sofreram foi o educacional. Professores cooptados pelos políticos de esquerda tornaram-se militantes e grevistas quase profissionais. E os alunos restaram entregues à própria sorte.

Leia mais...

Opinião O cuidado com o trabalhador

Publicado em Quarta - 01 de Maio de 2019 | por Emanuel Pinheiro

Mas, para aqueles que não são servidores da Prefeitura de Cuiabá, o pagamento do salário rigorosamente em dia, também é importante. São mais de R$ 48 milhões injetados na economia, ou seja, é fundamental para o comércio e setor de serviços. Além disso, para um Município que paga suas contas em dia, é porta aberta para novos investimentos vindos de fora, é desenvolvimento para a cidade.

Leia mais...

Opinião O trabalho e o trabalhador

Publicado em Quarta - 01 de Maio de 2019 | por Eduardo Botelho

Defendo que governos federal, estadual e municipal tem que enfrentar de imediato as questões como pobreza, desemprego, geração de trabalho e renda, pois essas interagem entre si e a melhor solução chama emprego. Com o trabalho remunerado o cidadão ganha, mas ganha também o município, o estado e a União.

Leia mais...

Opinião A crise do trabalho

Publicado em Quarta - 01 de Maio de 2019 | por João Edisom de Souza

Nos anos 80 e 90 do mesmo século ganhou força o modelo econômico neoliberal, que tem como fundamento a não intervenção estatal na economia e o aumento da produtividade empresarial através da otimização da força de trabalho e da tecnologia.

Leia mais...

Opinião Compliance: segurança e credibilidade necessárias

Publicado em Terça - 30 de Abril de 2019 | por Alberto Scaloppe e Luana Scaloppe

Neste artigo vamos nos ater apenas às práticas do mundo corporativo. A expressão compliance está cada vez mais propagada entre os empresários em decorrência da disseminação da Lei n° 12.846/13, a Lei de Anticorrupção. Não estamos falando apenas de uma simples interpretação de leis, trata-se da elaboração de um código de conduta, além de mecanismos de controle para garantir o seu cumprimento.

Leia mais...

Opinião Vida longa às empresas familiares

Publicado em Terça - 30 de Abril de 2019 | por Cristhiane Brandão

Chegar ao topo é perfeitamente possível, porém não é um mar de rosas. Exige investimento e anos de preparação para que se façam as mudanças necessárias. Assim, a empresa conquistará pouco a pouco a musculatura necessária para sobreviver de uma geração a outra.

Leia mais...

Opinião Incentivos fiscais e gastos públicos: um peso e duas medidas

Publicado em Terça - 30 de Abril de 2019 | por Priscila Ferreira

No caso do professor, é possível acessar o diário oficial e ver quem é o servidor nomeado, quanto ganha, quantas horas trabalha ou em que escola leciona. Quando se compra uma carteira escolar, você pode saber quem é o fornecedor, como ele foi selecionado, os dados da licitação, a quantidade e qualidade das carteiras adquiridas e o valor pago.

Leia mais...