Artigos
Opinião “É bom já ir se acostumando”
Uma vez que não consegui ser inédito no título deste artigo, pois o resgato de um outdoor, salvo engano de 2017, farei, ao menos, considerações a respeito de sua construção linguística, vinculada ao nosso cotidiano político, vivido durante o governo de Jair Bolsonaro, que, ao que tudo indica, tornará sem sentido aquelas frases de efeito, pronunciadas em 31 de outubro pp.: “Só Deus me tira da cadeira presidencial. E me tira, obviamente, tirando a minha vida”.
Opinião Nunca é demais
A minha editora chefe considerou este artigo fora de tempo. Entendeu-o mais oportuno se escrito durante a campanha eleitoral.
Opinião Números do agro
Primeiro a questão da logística. Já está melhor um pouco se comparado com anos atrás, mas faltam muito caminho para trilhar nessa área. A ferrovia, subindo a Lucas, ajudaria a melhorar essa situação. Concessão de rodovias, como foi o caso da 163, até agora não chega nem perto do ideal.
Opinião Candidíase de verão
As mulheres já nascem com esse fungo, que está presente na flora vaginal e vai causar sintomas quando começa a se proliferar demais. Essa proliferação aparece quando a resistência do organismo está deficiente, podendo proliferar em situações de estresse, baixa imunidade, gravidez, uso de antibióticos, diabetes, AIDS e uso de absorventes diários, calor e umidade.
Opinião Sepse na infância
A síndrome da resposta inflamatória sistêmica caracteriza-se por alterações nos sinais vitais conforme a faixa de idade. A criança pode apresentar febre maior que 38,5°C ou menor que 36°C, os batimentos cardíacos também podem aumentar e a frequência respiratória também.
Opinião Sepse na infância
Sepse em pediatria caracteriza-se pela presença de uma infecção sanguínea comprovada associada a dois sinais da síndrome da resposta inflamatório sistêmica, sendo que um desses sinais deve ser obrigatoriamente a alteração da temperatura ou da contagem de leucócitos no exame de hemograma.
Opinião Ano vai, ano vem
O próximo artigo neste espaço já será escrito em 2023.
Pra compreender as expectativas mínimas de 2023 será necessário resgatar alguns registros de 2022. Foi daquele tipo “o ano que jamais será esquecido”.
Opinião Fique atento aos efeitos das festas de Final de Ano
Sabemos que nas festas de Final de Ano muitas pessoas exageram na comida e na bebida, gerando um trabalho a mais para o nosso sistema cardiovascular.
Opinião O ICMS e os municípios
As entidades representativas dos municípios divulgaram estudos apontando que sua arrecadação caiu em razão da lei aprovada no Congresso Nacional que reduziu a alíquota do ICMS incidente sobre os combustíveis e energia elétrica.
Opinião Atividades físicas em condomínios não são luxo
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda, pelo menos, 150 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada a vigorosa por semana para todos os adultos - incluindo quem vive com doenças crônicas ou incapacidade - e uma média de 60 minutos por dia para crianças e adolescentes. Os números foram atualizados pela entidade depois de dez anos, em 2020, com a disponibilização de uma nova versão de suas diretrizes sobre atividade física. Portanto, com base em evidências científicas dos últimos anos, o documento fornece informações atualizadas sobre danos à saúde causados pelo sedentarismo e traz recomendações diferentes a respeito da quantidade de esforço físico que deve ser incluído na rotina e a forma de fazer isso, em diferentes grupos populacionais.