Publicado em Sábado - 12 de Março de 2022 | por GISELA SIMONADANIEL MEDEIROS

Opinião Repúdio à guerra

Como professor de História, sei que os fatos são sempre complexos, mas podem ser compreendidos quando conseguimos tecer os diversos fios das explicações que os compõem em uma trama razoavelmente firme e clara. Lembro-me quando, em 1989, o governo chinês jogou seus tanques sobre jovens cidadãos na praça Tiananmen. Houve uma forma de explicar aquilo.

Leia mais...

Opinião Ser Mulher na Política

Publicado em Sábado - 12 de Março de 2022 | por Gisela Simona

Esse perfil de gestor, infelizmente, não é a regra no nosso país e o tempo, a experiência de vida, todos os “não” recebidos, mesmo em prol do interesse público, nos mostra e deixa cada vez mais evidente a força daquele que tem o poder da caneta, o poder de decisão. Isso nos faz refletir o quanto votar em alguém transfere poder de decisão sobre nossas vidas.

Leia mais...

Opinião O Brasil precisa de pesquisa

Publicado em Sexta - 11 de Março de 2022 | por CAIUBI KUHN

O fomento de pesquisas capazes de produzir novas tecnologias e inovações, são fundamentais para o desenvolvimento de setores econômicos e para assegurar o bom uso de recursos e a competitividade das empresas que atuam no Brasil.

Leia mais...

Opinião Rússia, Ucrânia e o nosso Pix

Publicado em Sexta - 11 de Março de 2022 | por RENATA VIANA

No atual conflito, quando a Rússia usa uma das maiores máquinas de guerra do planeta para atacar uma nação, cuja capacidade defensiva é infinitamente menor, para atacá-la, ocupar o território, mudar governos e colocar seus cidadãos humilhados, a verdade se perdeu ao longo dos fatos.

Leia mais...

Opinião Como acabar com o déficit e o represamento de benefícios na Previdência?

Publicado em Quinta - 10 de Março de 2022 | por Paulo César Régis de Souza

Foi-se o tempo em que economistas e analistas usavam o déficit da Previdência em relação com o PIB para mostrar o que se chamava de “rombo”. O negacionismo esconde o déficit existente e real na tentativa de acabar com a base de dados e bani-lo de vez.

Leia mais...

Opinião As guerras e as mudanças

Publicado em Quarta - 09 de Março de 2022 | por Renato Gomes Nery

Não tem este artigo a intenção de glorificar as guerras, mas de ressaltar este fato, já que estamos assistindo a invasão de um país livre por outro que se acha dono do mundo. O que parecia fácil tem demonstrado que não é tão fácil, ante a resposta dos habitantes do País invadido e a reação da comunidade internacional.

Leia mais...

Opinião As emoções opostas

Publicado em Quarta - 09 de Março de 2022 | por Wilson Carlos Soares Fuáh

Ser diferente é não só deixar de seguir entre aqueles que adotam os sentimentos ruins como modo de vida e tentam a todo custo ser o inatingível nos enfretamentos dos opostos, entendendo que a fúria e a leveza fazem partes dos componentes do grupo que escolheu pertencer, se alguma coisa deu errada ou esta sofrendo nos relacionamentos, é por ter decidindo pelas escolhas erradas, pois na vida os resultados trazem prazeres ou dores.

Leia mais...

Opinião A Coragem Feminina

Publicado em Terça - 08 de Março de 2022 | por José de Paiva Netto

No momento da crucificação, todas corajosamente acompanhavam Maria Santíssima, enquanto os homens, exceto João Evangelista, assustados, se escondiam. Depois, vieram a redimir-se. Aliás, na hora trágica no Gólgota, elas é que permaneceram ao lado do Divino Ressuscitado: “E diante da cruz estavam a Mãe de Jesus, a irmã dela e também Maria Madalena, e Maria, mulher de Clopas (Evangelho, consoante os relatos de João, 19:25).

Leia mais...

Opinião Mulheres laranjas e as eleições 2022: o jogo sexista está prestes a virar?

Publicado em Terça - 08 de Março de 2022 | por Suelme Fernandes

As siglas partidárias estão correndo contra o tempo para recrutar mulheres que tenham expressão, audiência e, acima de tudo, votos para se colocarem na disputa do pleito para os cargos de deputada federal, estadual, senadora e governadora.

Leia mais...

Opinião Março – mês de luta em defesa da vida e dos direitos das mulheres

Publicado em Terça - 08 de Março de 2022 | por Rosa Neide

Entretanto, a luta das mulheres operárias por direitos, advém do final do século 19. No pós-revolução industrial, mulheres e crianças trabalhavam nas fábricas em ambientes insalubres, em jornadas exaustivas e sem nenhum direito trabalhista. Essas mulheres lutaram por si mesmas e por seus filhos.

Leia mais...