Publicado em Domingo - 04 de Fevereiro de 2024 | por Onofre Ribeiro

Opinião Nhem nhem nhem do portão do inferno

Mais tarde foi criado o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, o ICMBio. Desde então nasceram os conflitos alimentados pela forte ideologia que comanda as decisões do instituto.

Leia mais...

Opinião A cultura da paz e a não violência

Publicado em Domingo - 04 de Fevereiro de 2024 | por Juacy da Silva

Assim, a chamada “não violência”, como conceito pode ser entendido como a ausência, deliberada, do uso da violência individual ou coletiva na busca da resolução dos conflitos, pessoais, inter-pessoais, sociais, econômicos, religiosos, territoriais ou de qualquer outra natureza.

Leia mais...

Opinião Aromaterapia x pets

Publicado em Sábado - 03 de Fevereiro de 2024 | por Sonia Mazetto

Leia mais...

Opinião Hospital de Câncer de MT completa 25 anos salvando vidas

Publicado em Sábado - 03 de Fevereiro de 2024 | por Laudemi Moreira Nogueira

E hoje somos, com certeza, referência em tratamento oncológico no Centro-Norte do país. Costumo dizer para equipe que números não representam, em sua completude, a importância do trabalho desenvolvido pela instituição, afinal de contas, cada vida é única e inestimável.

Leia mais...

Opinião Reforma tributária: uma simplificação complicadora

Publicado em Sexta - 02 de Fevereiro de 2024 | por Ives Gandra da Silva Martins

Inicialmente, uma observação se faz necessária: nós entendíamos que o nosso sistema tributário era excessivo no que diz respeito ao número de artigos contidos na Constituição. Para simplificar, aumentaram três vezes o número de artigos para regular o sistema tributário.

Leia mais...

Opinião Quarenta anos atrás

Publicado em Sexta - 02 de Fevereiro de 2024 | por Alfredo da Mota Menezes

Depois que passou o receio dos EUA de se ter aqui, ou em outros lugares da América Latina, governos de esquerda em plena Guerra Fria, esse tipo de ajuda, direta ou através de instituições financeiras que os norte-americanos tinham mando, a coisa começou a complicar para os militares no governo.

Leia mais...

Opinião O dono do tempo

Publicado em Quinta - 01 de Fevereiro de 2024 | por Renato Gomes Nery

Creio que esta particularidade não me deixa sucumbir e/ou perder o liame que me prende a este mundo tão cheio de dores, de alegrias e de contradições, mas sem perder a beleza da vida que, apesar dos escuros da existência, me mostra que sempre existe o belo e a luz.

Leia mais...

Opinião Semana de prevenção da gravidez na adolescência

Publicado em Quinta - 01 de Fevereiro de 2024 | por Giovana Fortunato

Faz-se necessário que os serviços sejam sensibilizados e estejam preparados para falar sobre o assunto, acolher e, quando necessário, encaminhar as questões e demandas relacionadas à gravidez na adolescência.

Leia mais...

Opinião Janeiro Roxo: Hanseníase tem cura!

Publicado em Quarta - 31 de Janeiro de 2024 | por Natasha Slhessarenko

A doença pode causar incapacidades físicas, principalmente nas mãos e nos pés. Apesar de ser uma doença milenar, descrita na Bíblia, o número de casos ainda é bastante elevado.

Leia mais...

Opinião Os perigos do sedentarismo infantil

Publicado em Quarta - 31 de Janeiro de 2024 | por João Lombardi

As implicações físicas e mentais do sedentarismo nas crianças podem se apresentar desde uma baixa auto estima durante a vida até problemas de saúde e depressão na fase adulta, sem conseguir atingir o potencial biológico por não ter tido uma vida ativa na infância e adolescência.

Leia mais...