Publicado em Sábado - 11 de Outubro de 2025 | por Mariana Ramos

Opinião Sete mitos sobre o diabetes que atrapalham o tratamento

Embora o excesso de peso seja um fator de risco importante para o diabetes tipo 2, ele não é o único responsável. Pessoas magras também podem desenvolver a doença, principalmente quando existe predisposição genética ou outros fatores, como sedentarismo e má alimentação.

Leia mais...

Opinião Realidade virtual, IA e o futuro do design corporativo

Publicado em Sexta - 10 de Outubro de 2025 | por Márcia Oliveira

Durante estes dias, visitantes e clientes passaram pelo estande e puderam ver, de perto, como a inovação está cada vez mais presente no agronegócio. Um setor que, embora tenha suas raízes no campo, hoje se conecta a diversos segmentos da cadeia produtiva – inclusive o design corporativo.

Leia mais...

Opinião Dislipidemia: o inimigo silencioso do coração

Publicado em Sexta - 10 de Outubro de 2025 | por Max Wagner de Lima

É o aumento ou desequilíbrio das gorduras no sangue — em especial do colesterol LDL (o famoso “colesterol ruim”). Quando ele está alto, favorece a formação de placas dentro das artérias, um processo chamado aterosclerose. Com o tempo, essas placas podem entupir vasos do coração (infarto), do cérebro (AVC) ou de outras regiões do corpo.

Leia mais...

Opinião Câncer de mama: conscientização, prevenção e diagnóstico precoce salvam!

Publicado em Sexta - 10 de Outubro de 2025 | por Giovana Fortunato

A campanha Outubro Rosa é um movimento internacional que tem como objetivos disseminar informações sobre a prevenção do câncer de mama e alertar as mulheres para a necessidade de fazer o autoexame e a mamografia, grandes aliados no diagnóstico precoce da doença.

Leia mais...

Opinião Saúde mental: Os benefícios do INSS em casos de afastamento do trabalho

Publicado em Quinta - 09 de Outubro de 2025 | por Talissa Nunes

Condições como depressão, ansiedade, síndrome do pânico, burnout e outros transtornos mentais podem comprometer a capacidade do indivíduo de desempenhar suas atividades profissionais. Muitas vezes, além do sofrimento emocional, o trabalhador enfrenta dificuldades no ambiente de trabalho, queda de produtividade e até discriminação.

Leia mais...

Opinião O Cachorro Invisível: Por que muitos animais de rua ainda não são vistos?

Publicado em Quinta - 09 de Outubro de 2025 | por Jéssica Lima

Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil abriga mais de 30 milhões de animais abandonados: cerca de 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães. Nas grandes cidades, calcula-se que um em cada cinco cães vive nas ruas. São sobreviventes.

Leia mais...

Opinião Endocrinologia e câncer de mama: existe relação?

Publicado em Quarta - 08 de Outubro de 2025 | por Mariana Ramos

A endocrinologia é a especialidade médica que estuda os hormônios e suas funções no organismo. No caso do câncer de mama, a ligação é direta: os hormônios sexuais femininos, especialmente o estrogênio e a progesterona, desempenham papel central no desenvolvimento e evolução de muitos tumores mamários.

Leia mais...

Opinião Outubro Rosa e os direitos da mulher com câncer de mama

Publicado em Quarta - 08 de Outubro de 2025 | por Talissa Nunes

A mulher diagnosticada com câncer de mama que se afasta do trabalho em razão do tratamento pode requerer ao INSS o benefício por incapacidade temporária. Para isso, é necessário comprovar, mediante atestados e laudos médicos, a impossibilidade de exercer suas atividades laborais.

Leia mais...

Opinião Outubro Rosa: Como uma Rotina Pode Mudar a História da Sua Saúde

Publicado em Terça - 07 de Outubro de 2025 | por Max Wagner de Lima

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, mas também é um dos que mais têm chance de cura quando diagnosticado precocemente. O problema é que, muitas vezes, a prevenção é lembrada apenas uma vez por ano, durante o Outubro Rosa. E é aí que entra o poder da rotina.

Leia mais...

Opinião Entre a borracha e o corretor!

Publicado em Terça - 07 de Outubro de 2025 | por Soraya Medeiros

E há aqueles erros que são verdadeiros borrões de nanquim, manchas que parecem gritar para o mundo: “Olhem, eu falhei!” É então que, com a borracha na mão, a pergunta ecoa: o que de fato se pode apagar e o que só nos resta aprender a corrigir?

Leia mais...