Artigos
Opinião Revisão de alimentos e prisão civil em tempos de Covid-19
Na verdade, muitos perderam seus empregos, outros tiveram redução significativa de seus ganhos, e vários outros, que a única fonte de renda, hodierna, é o auxílio emergencial, de R$ 600 reais ou R$ 1.200, pagos pelo governo federal.
Opinião É preciso ter sorte
O que vale a pena nesta vida são os afetos. E aquilo que conquistamos ao longo da vida que a torna mais efetiva e mais suave. Sem os afetos maternos, paternos e o desvelo e o carinho dos amigos de pouco vale a nossa estada aqui na terra.
Opinião Revelações e mulheres
É muito curioso, e basta remontar aos contos infantis de príncipes e princesas, para esclarecer as mentes. O gênero feminino ainda sonha! E em razão de tanto sonhar, encontra pesadelos terríveis durante a existência.
Opinião ECA 30 anos!
Advogo a ideia de que a violência (na normalidade da palavra) tem a ver com a distância de centros de apoio cultural e esportivo e na ausência destes a violência tende a gerar o desmantelamento do núcleo familiar e isso reflete diretamente na formação psicossocial dos adolescentes.
Opinião Verdade e consequência
Diferentemente, as coisas criadas são contingentes, vale dizer, não inferimos suas essências pela só existência, portanto, a apropriação de uma dada verdade sobre elas pode ser infirmada pelo princípio de não contradição e de identidade.
Opinião O que está por vir
A primeira questão foi a expectativa de industrialização do estado. A tese em geral aceita é a de que a produção agropecuária deveria ser totalmente industrializada aqui antes de ser exportada interna e externamente.
Opinião A emergência na educação
Ainda que tenham frequentado a escola por alguns anos, milhões de brasileiros podem ser considerados “analfabetos funcionais”, incapazes de compreender textos simples,redigir corretamente uma mensagem ou realizar uma operação matemática.
Opinião Estimule seus sentidos por meio da arquitetura
O que tenho notado é que procuramos cada vez mais experiências sinestésicas, que nos tragam mais para o campo físico, de certa forma, e explora nossos sentidos. É aí que a arquitetura entra, reunindo os nossos sentidos visual, auditiva, olfativa, gustativa e tátil.
Opinião A resistência do “notório saber”
Para minha felicidade, no início de minha carreira, conheci colegas/amigos com esse perfil: eruditos, mesmo sem títulos. Sempre que pude, timidamente, estive por perto daquelas eminências que, de forma tão simples, perambulavam pelos corredores do antigo Instituto de Ciências Humanas e Letras, hoje, Instituto de Linguagens/Faculdade de Comunicação e Artes.
Opinião Cuiabá e o transporte público
Mesmo não fazendo uso dos coletivos públicos diariamente, acompanho atentamente a gestão do modal na cidade ao longo dos últimos 20 anos.