Publicado em Terça - 26 de Fevereiro de 2019 | por Luiz Henrique Lima

Opinião Muitas vezes somos limitados por restrições econômicas, orçamentárias ou legais

Naturalmente, algumas escolhas são feitas sob impacto de emoções: por exemplo, a escolha do nome de um filho. Nela se confundem múltiplos sentimentos, desde o desejo de homenagear a memória de algum ascendente ou de uma personalidade marcante ou, ainda, de uma referência religiosa até a esperança de que um nome considerado mais atraente possa favorecer um destino melhor para o recém-nascido.

Leia mais...

Opinião Nelore Natural garante carne de qualidade

Publicado em Segunda - 25 de Fevereiro de 2019 | por Breno Molina

Apesar de uma gigante em produção, a pecuária de corte tem enfrentado uma crise sem precedentes nos últimos anos em razão de inúmeros fatores, entre eles, a alta carga tributária e a estagnação no preço da arroba. Mas, mesmo diante deste cenário difícil, tivemos uma boa notícia no dia 14 deste mês, pois a Friboi anunciou uma parceria com a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) para fomentar a raça.

Leia mais...

Opinião O Teatro dos Vampiros

Publicado em Sábado - 23 de Fevereiro de 2019 | por Marcelo Ferraz

Um espetáculo astucioso de dar inveja até para as artimanhas do militar e senador da Roma Antiga, Lúcio Sérgio Catilina, que por sua vez, ficou conhecido por ter tentado derrubar a República Romana, e em particular o poder oligárquico do Senado.

Deste modo, trazendo os fatos à tona da verdade, em 2018, a Previdência Social registrou um déficit de R$ 195,2 bilhões, um aumento de 7% em relação a 2017. Porém, os fatores que impõem este déficit público à Nação brasileira, não estão sendo revelados com toda clareza para os cidadãos.

Leia mais...

Opinião Coaching como ferramenta de desenvolvimento de liderança nas organizações

Publicado em Sexta - 22 de Fevereiro de 2019 | por Tânia Ludovico

Leia mais...

Opinião Atuação do MPE perante o TCE

Publicado em Sexta - 22 de Fevereiro de 2019 | por Juliano Rizental

No Estado de Mato Grosso, o Regimento Interno do Tribunal de Contas do Estado – TCE/MT disciplinou que outros atores sociais pudessem dar início a processos de fiscalização de contas públicas, por meio de representações de natureza externa.

Leia mais...

Opinião Solidariedade: um caminho para a Paz

Publicado em Quinta - 21 de Fevereiro de 2019 | por José de Paiva Netto

Leia mais...

Opinião A barragem do Rio Manso

Publicado em Quinta - 21 de Fevereiro de 2019 | por Renato Gomes Nery

A imprensa noticia que apenas 14 barragens – que apresentam maior risco de dano em potencial - serão alvo de vistorias em Mato Grosso, até 15.05.2019, pela Agência de Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Os riscos seriam de: barragens com grandes reservatórios; existência de pessoas ocupando permanentemente a área a jusante de barragem; interesse ambiental relevante; áreas com instalações residenciais e comerciais, agrícolas, industriais e de turismo que poderiam ser afetadas.

Leia mais...

Opinião Concessão de terras públicas: uma alternativa de arrecadação

Publicado em Quarta - 20 de Fevereiro de 2019 | por Irajá Lacerda

O estado do Amazonas, por exemplo, saiu na frente dos demais entes federados. Com grande extensão territorial sem ocupação, o gestor teve a visão de que a concessão de terras públicas poderia ser uma nova modalidade para aumentar a arrecadação sem onerar o contribuinte. A medida costuma surtir bons efeitos na economia local, com expansão do mercado de trabalho, além da geração de emprego e renda à população.

Leia mais...

Opinião Parceria Pública Privada como alternativa à crise

Publicado em Quarta - 20 de Fevereiro de 2019 | por Alberto Scaloppe

Outro importante dado citado no documento para explicar o crescimento das PPPs é a dificuldade em ampliar o investimento público em momentos de crise financeira. A América Latina e o Caribe, por exemplo, foram marcados por uma recessão, com a média de investimentos da região em infraestrutura entre as mais baixas do mundo.

Leia mais...

Opinião WhatsApp e dano moral

Publicado em Quarta - 20 de Fevereiro de 2019 | por Gisele Nascimento

A questão é que muitos usuários têm se utilizado dessa plataforma de forma descompromissada, afobada, e o que é pior, de maneira agressiva e até mesmo ilegal.

Leia mais...