Artigos
Opinião 5 atitudes que podem evitar uma demissão
Em momentos de crise econômica, muitas pessoas se sentem ameaçadas no trabalho, com medo de possíveis demissões. Essa não é uma preocupação infundada, já que o índice de desemprego não para de crescer.
No segundo trimestre desse ano, o número de trabalhadores subutilizados (desempregados somados aos trabalhadores com carga horária menor do que gostaria) no Brasil chegou a 26,3 milhões, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Opinião Estupro virtual
O conceito de estupro não é o mesmo desde a Lei 12.015/09. Com a mencionada ampliação, as inovações e interpretação para os mais variados fatos ocorridos cotidianamente, nos remete ao enquadramento do crime.Dilucida do artigo 213 do Código Penal que constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal, a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso, comete estupro. Há oito anos, entenderam os legisladores que qualquer gênero pode ser vítima ou praticar o crime.
Opinião Plano Safra traz novidades para quem deseja solicitar crédito
O governo federal lançou, no início de junho, o Plano Safra 2017/2018, no qual serão disponibilizados R$ 188,3 bilhões em crédito rural. Para atender as necessidades dos seus mais de 600 mil associados ligados à agricultura familiar ou empresarial, o Sicredi disponibiliza linhas de crédito para custeio, comercialização e investimento.Porém, antes de solicitar o recurso, é fundamental que o produtor já tenha se organizado para o processo transcorrer de maneira mais ágil e simples.
Opinião Não existe futuro sem moços
Na Legião da Boa Vontade (LBV), não alimentamos clima para conflito de gerações. Pelo contrário: aliamos ao patrimônio da experiência dos mais velhos a energia dadivosa dos mais moços. E o povo ganha com isso.Estamos constantemente recordando aos jovens que um dia também terão cabelos brancos. Da mesma forma fraternalmente falamos aos idosos, lembrando-lhes de que já foram moços... É muito importante não esquecermos disso...
Opinião Programa Terra Legal
No contexto da notícia de que o agronegócio foi responsável por reanimar a economia e salvar o PIB do 1º trimestre, foi aprovada pelo Congresso Nacional a Medida Provisória n. 759, com o objetivo de desburocratizar e agilizar o procedimento de regularização fundiária das ocupações incidentes em áreas rurais da União.O novo texto pretende reduzir o caos fundiário instalado em várias regiões do país que, a par de favorecer situações de conflito e de grilagem, dificulta a fiscalização ambiental de queimadas e desmatamentos, pois muitas vezes não é possível identificar o verdadeiro ocupante do imóvel.
Opinião Tempo de reflexão, mudanças e ações
Maior ainda que a crise econômica, vivemos uma crise política grave. Faço aqui mea culpa como membro de um Parlamento que tem baixa popularidade, combalido por anos de escândalos sucessivos.
Infelizmente, esse mesmo Parlamento tem buscado soluções desconectadas do que a população brasileira deseja, o que só agrava ainda mais o clima belicoso que divide o povo.
Opinião Sua história não é feita de boletos pagos, mas sim de experiências vividas
Organizar a vida financeira é um grande desafio para muitos, e por isso a premiação em dinheiro ainda é vista como a melhor forma reconhecimento pelas empresas. No entanto, ao ter esse pensamento deixamos de lado as oportunidades de viver momentos mais felizes. Afinal, você batalhou tanto para superar a meta proposta pelo chefe que merece aproveitar da melhor forma.
Opinião REFLEXÃO DE BOA VONTADE A virtude da paciência
A respeito do fundamental exercício da paciência na vida dos seres humanos, transcrevo a página “O mais difícil”, de autoria do Espírito Hilário Silva, no capítulo 10 do livro A vida escreve, psicografado por Waldo Vieira (1932-2015). Reproduzo aqui o texto da forma que o saudoso Irmão Alziro Zarur (1914-1979) magistralmente a interpretava durante suas pregações da Hora do Ângelus, na Mensagem da Ave, Maria!
Opinião DEU NO "JORNAL NACIONAL"
Finca-Faca é um dos principais rios formadores do Lago de Manso. Em 1976 não havia ponte sobre ele na estradinha que liga Nova Brasilândia (que era chamada de Fica Fica, grafia parecida com a do rio) a Planalto da Serra. A travessia nas águas baixas era tranquila e virava ponto para refrescar a pneuzama dos possantes. O arroz e o famoso feijão da região eram transportados em caminhões tocos e com meia carga por conta das desafiadoras subidas. À época, ambas as localidades não eram cidades e enfrentavam graves problemas: o vácuo do Estado e a insegurança jurídica do mosaico fundiário rural.
Opinião Por que é tão difícil para as mulheres?
Segundo um estudo publicado pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em 2016, as mulheres saíram na frente e abriram mais novos negócios que os homens (51,5%). Em contrapartida, os homens ainda são a maioria dos empreendedores com negócios já estabelecidos, representando 57,3% do total. Mas, qual é o motivo dessa inversão?