Publicidade

Publicado em Quarta - 11 de Janeiro de 2012 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

Opinião Política, o oxigênio da sociedade

Política é a arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados. Ela está presente em todas as nossas ações e sua finalidade é o aperfeiçoamento e a consequente harmonia da sociedade na busca constante de melhores condições de vida. A palavra vêm desde a ação dos gregos em suas cidades-estado, denominadas  “polis” e surgidas no século VIII a.C. Os cidadãos – então chamados “politikos” - se reuniam na praça e decidiam os destinos e as melhorias da comunidade. As cidade de então eram pequenas. O crescimento tornou impossivel a prática pessoal, e o caminho encontrado foi o da representação. Num determinado dia, o povo é chamado a votar em eleições e escolhe, entre centenas ou até milhares de candidatos, os concidadãos para  representá-lo no Executivo e no Legislativo. No Brasil, elegemos presidente da República, governadores e prefeitos para cuidar do Poder Executivo e senadores, deputados federais e estaduais e vereadores para compor o Poder Legislativo.
Leia mais...

Opinião Em busca da verdadeira felicidade

Publicado em Quarta - 11 de Janeiro de 2012 | por Adriano Gonçalves

O Cristianismo é a religião do verdadeiro amor e, por isso, Jesus, em todas as épocas, é considerado revolucionário. Para os jovens, Jesus também traz um convite de mudança de paradigma que pode ser aprendido por meio do encontro Revolução Jesus. Realizado na Canção Nova de 11 a 15 de janeiro, jovens do Brasil inteiro vão poder conhecer e experimentar o Amor que não passa.
Leia mais...

Opinião A História Entre os Desenhos

Publicado em Segunda - 09 de Janeiro de 2012 | por Lourembergue Alves

Caminhar pelo chamado centro histórico de Lisboa é o mesmo que retornar ao passado. Não um pretérito distante do presente. Pois a cada passo dado, tem-se um retrato do hoje. Ainda que preso entre as molduras construídas por becos, ruelas e casarões. Estas contam histórias de um povo e do lugar. A impressão que se tem, e não sem razão, que a cidade se abre como a um livro, onde seus desenhos e letreiros precisam ser decifrados. Situação que obriga o transeunte a observar cada detalhe, cruzando um a um, e somente a partir deste exercício que a estampa parece mais clara. 
Leia mais...

Opinião Que seja bem vinda a Sudeco

Publicado em Segunda - 09 de Janeiro de 2012 | por Teté Bezerra

Estive em Brasília para uma reunião na Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste – Sudeco instituição recém criada pelo Governo Federal com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento econômico e social em nossa região.

Leia mais...

Opinião Cracolândia, incompetência e lágrimas

Publicado em Segunda - 09 de Janeiro de 2012 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

O uso de “dor e sofrimento” como meio de persuadir os viciados da cracolândia paulistana a aceitar o tratamento é, pelo menos, discutível. Esse castigo nada mais é do que a tortura, prática infamante, condenada em todas as sociedades e só admitida nos lugares mais atrasados do planeta. Não há a menor dúvida de que as forças estatais devem à sociedade uma solução para a zona convertida em território da droga, pois ela se constituiu sob as barbas dessas mesmas autoridades, que pouco ou nada fizeram para resolver o problema, só agravado ao longo das duas últimas décadas.
Leia mais...

Opinião Desafios nacionais

Publicado em Quinta - 05 de Janeiro de 2012 | por JUACY DA SILVA

Mesmo com a “chegada” do ano novo (que de novo tem pouca coisa) o Brasil continuará enfrrentando desafios que são bem antigos e de pleno conhecimento do povo e dos governantes. Face ao agravamento dos mesmos com certeza o povo vai continuar gritando, chorando, implorando e aceitando a realidade como algo quase imutável enquanto os governantes e donos do poder continuarão com suas práticas demagógicas, prometendo e manipulando o povo.

Leia mais...

Opinião Entre o Desejado e o Real

Publicado em Quinta - 05 de Janeiro de 2012 | por Lourembergue Alves

A democracia é o regime da liberdade e do tudo às claras. Eis, aqui, o porquê os povos continuam a desejá-lo. Desejam-no, infelizmente, bem mais com palavras. Pois suas ações ou práticas contrapõem-se aos preceitos democráticos. É o caso, por exemplo, da adoção de dispositivo que venha inibir a apuração de quaisquer denúncias. Nesse sentido que se deve discutir o Projeto de Lei proposto pelo senador mato-grossense Blairo Maggi, que visa impedir que os políticos eleitos sejam alvos de ações na Justiça Eleitoral, após a data de suas posses.  
Leia mais...

Opinião Reação às investigações do CNJ

Publicado em Quinta - 05 de Janeiro de 2012 | por Pedro Cardoso da Costa

Venha de onde vier, torna-se preocupante toda vez que uma reação se torna exagerada e descabida com relação ao ato ou ação contra o qual se insurja. Está neste patamar a revolta de alguns ministros da mais alta corte de Justiça do Brasil, apoiada pelas várias associações representativas da categoria, contra a ministra Eliana Calmon, corregedora do Conselho Nacional de Justiça.
Leia mais...

Opinião Ainda sobre a Cruz

Publicado em Quarta - 04 de Janeiro de 2012 | por Mario Eugenio Saturno

Recebi algumas dúvidas sobre "A Cruz de Cristo". A primeira refere-se ao que diz São Paulo em Gálatas 3,13: Cristo remiu-nos da maldição da lei, fazendo-se por nós maldição, pois está escrito: Maldito todo aquele que é suspenso no madeiro (clara referência a Dt 21,23). Depois, o fato da cruz ser cultuada por pagãos muito antes de Cristo. Ademais, a cruz representava o horror, uma execução cruel. Um ponto curioso seria se na execução dos 6.000 de Espártaco teriam sido pregados em uma trave e depois colocados em um poste, muito trabalho! O uso da cruz ainda seria uma mistura com o paganismo, contra o recomendado em 2 Co 6,14-16.
Leia mais...

Opinião 2012 – Ano da Fé

Publicado em Quarta - 04 de Janeiro de 2012 | por Thaysi Santos

Escolher a melhor roupa para ir à Igreja, participar da Missa em família todos os domingos e viver com rigor os preceitos da fé eram hábitos comuns aos nossos pais. Não que o tempo tenha dado um salto tão grande assim, mas as mudanças culturais dos últimos anos parecem ter colocado em segundo plano aquilo que era preservado como sagrado há séculos, tido como essencial na vida do cristão.
Leia mais...