Publicado em Sexta - 05 de Novembro de 2010 | por Eduardo Póvoas

Opinião Vai que é sua Guerrilheira!

“Nunca na história deste país” um candidato a Presidência da República foi massacrado, triturado, esfarinhado de todas as maneiras possíveis, com panfletos  na TV e principalmente pela internet.
Leia mais...

Opinião A pressão dos abutres

Publicado em Sexta - 05 de Novembro de 2010 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

O “escambo” que partidos e lideranças políticas estão tentando impor ao futuro governo é, no mínimo, lamentável. Fere aos princípios de honestidade e respeito que deveriam presidir as relações entre representantes do povo que, agindo por delegação popular, deveriam ser mais éticos e buscar a certeza de que agem de acordo com o pensamento dos donos dos votos que os elegeram. O verdadeiro mercado-de-pulgas em que esses vorazes senhores e senhoras transformam o processo de montagem da nova equipe de governo, só serve para aumentar a falta de apreço que o povo tem em relação à classe política.
Leia mais...

Opinião Meu amigo Clóvis Roberto

Publicado em Quinta - 04 de Novembro de 2010 | por João Negrão

O jornalista Clóvis Roberto é um desses amigos que ficam sempre ali na espreita e que a gente pensa que nunca vai embora. Vinicius de Moraes, em seu famoso poema sobre “Amigos”, falava deles, desses “amigos que não sabem o quanto são meus amigos. Não percebem o amor que lhes devoto e a absoluta necessidade que tenho deles”.
Leia mais...

Opinião Homem ou mulher, o que importa?

Publicado em Quarta - 03 de Novembro de 2010 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

A eleição da primeira mulher para o governo do nosso país, gera uma reflexão que muito antes já tive o ímpeto de fazer, quando Golda Meyr assumiu o governo em Israel, Margaret Thatcher, no Reino Unido, Michele Bachelet foi eleita no Chile e Cristina Kirchner na Argentina. Isso para não reconhecer que a idéia já era arraigada muito antes, talvez desde Evita Perón, na Argentina dos anos 50. A “luta” entre os gêneros nunca pareceu razoável. Homem e mulher têm suas diferenças físiológicas, mas um não se deve subordinar ao outro, pois são  complementares. O machismo e o feminismo são verdadeiras idiotices. Seria abominável uma sociedade de “machos” ou de “fêmeas”. O “bão” é metade de cada um, como diz o “mineirin” da piada que conhecemos desde os tempos de criança.
Leia mais...

Opinião 2 de Novembro, dia de Reflexão

Publicado em Terça - 02 de Novembro de 2010 | por Aladir Leite Albuquerque

Dois de novembro, para a maioria dos brasileiros, é o dia oficial de finados. Um dia de saudades e tristeza pela morte de algum ente querido, mas também um dia de reflexão e valorização da vida.
Leia mais...

Opinião Lula, O Grande Vitorioso

Publicado em Terça - 02 de Novembro de 2010 | por Lourembergue Alves

Enfim, uma mulher governará o país. Resultado já esperado. Não existe aqui surpresa alguma. O poder de sedução eleitoral do presidente Lula falou mais alto. Sobretudo diante de uma oposição acanhada e sem trazer na bagagem projeto alternativo de governo. Aliás, neste particular, igualaram-se petistas e tucanos. Pesaram, portanto, os desacertos da campanha peessedebista e a força política do ex-metalúrgico. 
Leia mais...

Opinião Quem faz pelo livro

Publicado em Segunda - 01 de Novembro de 2010

O livro ainda é bem de luxo e se lê muito pouco no Brasil. Para contrapesar este diagnóstico que persiste ao longo das décadas e denigre nossos reais dados da educação, governos e instituições não-governamentais têm proposto formas de acesso ao livro e incentivo à leitura.
Leia mais...

Opinião Brasil... O dia seguinte

Publicado em Segunda - 01 de Novembro de 2010 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

Em 510 anos de existência, pela primeira vez, o Brasil elege uma mulher para a chefia do governo. Novidade tão grande quanto a de oito anos atrás, quando foi eleito o primeiro trabalhador. São eventos merecedores de registro porque podem representar a oxigenação da sociedade e a possibilidade de novos caminhos para a vida político-administrativa nacional. O ano de 2010 foi atípico. Teve a Copa do Mundo e, logo em seguida, o período eleitoral, que transcorreu com pendências judiciais e momentos de tensão, mas chegou ao fim com avanços como a realização de eleições tranqüilas e, principalmente, a validação do instituto da Ficha Limpa, que retira os condenados do cenário eleitoral.
Leia mais...

Opinião O dilema de Matusalém

Publicado em Domingo - 31 de Outubro de 2010 | por Fabio Arruda Mortara

Quando os povos da Mesopotâmia, no Oriente Médio, criavam a linguagem escrita, há quase cinco mil anos, do outro lado do mundo, mais precisamente nas Montanhas Brancas da Califórnia, florescia um pinheiro da espécie Pinus longaeva, hoje uma portentosa árvore, considerada por muitos estudiosos o ser vivo mais antigo do Planeta. Matusalém, como foi carinhosamente apelidada, testemunhou como a capacidade de dar significado lógico a caracteres impressos mudou o destino da humanidade. Sim, pois o progresso nesses cinco milênios foi radical e infinitamente maior do que nos milhões de anos anteriores. 
Leia mais...

Opinião Vamos parar por aqui

Publicado em Sábado - 30 de Outubro de 2010 | por Eduardo Mahon

De grão em grão, a galinha enche o papo. Não por acaso, todo regime de exceção (no português claro, ditadura) é também um "estado de direito". Como ironizava Orwell, a legislação é altamente volúvel em tempos de autoritarismo. Mas tudo começa com pequenas concessões. E, de flexibilização em flexibilização, de relativismo em relativismo, a democracia subverte-se em populismos, unilateralismos, integralismos, monodoutrinas, unipartidarismos.
Leia mais...