Artigos
Opinião Manancial de ganâncias
Nem todo setor das economias latino-americanas é um mar de rosas para os investidores. Alguns já foram. Outros passaram a ser. A abertura neoliberal das últimas décadas do século XX não tem hoje a mesma facilidade devido às resistências cívicas e sublevações populares, como as que se opõem à privatização da água na Argentina e na Bolívia.
Opinião O Anticristo
D. Estevão Bettencourt fez uma interessante análise do Novo Testamento sobre a possível existência do personagem Anticristo. Trata-se, antes de qualquer coisa, de uma noção rabínica, que entrou na tradição cristã, fundindo-se com figuras de literatura posterior a Cristo, especialmente com Nero, o Imperador, cruel como fora, o primeiro e típico perseguidor da Igreja, ressuscitaria no fim dos tempos, para seduzir os fiéis e ser definitivamente punido por Cristo.
Opinião A crucial reforma da Constituição
A proposta de convocação de uma nova Assembléia Constituinte, com o objetivo exclusivo de regulamentar a Constituição de 88 – apresentada como meta do PSD, o partido capitaneado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab – é uma tese interessante. Já que os deputados e senadores, ao longo dos 23 anos de vigência da Carta Magna, não encontraram tempo para fazer a sua regulamentação, o ideal é a convocação de uma equipe que trabalhe exclusivamente para esse mister. Com isso, teremos dirimidas as dúvidas e pendências resultantes do texto original e o país estará livre de casuísmos.
Opinião Dividir não; já estamos divididos!
De volta a mídia a discussão entorno da divisão do Estado de Mato Grosso, porém se formos analisar a região Nordeste do Estado de Mato Grosso, que compreende 16 municípios e, é conhecida como a micro região do Norte Araguaia, vamos perceber que ela praticamente não precisa de divisão, pois já está divida a muito tempo.
Opinião Perdemos Steve Jobs
Perdemos Steve Jobs. É com grande intimidade e com um sentimento de perda que escrevo isso. Afinal, Steve faz parte da minha vida desde que, no início dos anos 80, me apaixonei por computadores ao tocar um Apple II, mesmo ele estando desligado. Foi ali que decidi ser programador de computadores. Steve Jobs representa (no presente mesmo) o que há de mais genial em uma geração que nasceu no pós-guerra.
Opinião A faixa de pedestre e a multa
Virou moda, nos últimos meses, a exigência de respeito à faixa de pedestres. Depois de pelo menos sete décadas de omissão, deixando que motoristas e pedestres “se entendessem”, as autoridades de trânsito querem, agora, que esses dois entes mal educados passem a se comportar como se estivessem na Holanda. Enquanto esse desejo era colocado em prática através de campanhas educativas, tudo bem. Mas, não demorou para batermos de frente com a verdadeira intenção de nossos vorazes governantes. Motorista que desrespeita a faixa leva multa de R$ 85,12 a R$ 191,53 e de três a sete pontos na carteira.
Opinião Carismas, intervenções de Deus na história
A Igreja Católica atravessa um período de ebulição, de vivência renovada da fé, de envolvimento dos jovens. Cresce a consciência de que a preservação dos valores morais, cristãos e familiares é fundamental para a construção de uma sociedade justa e feliz. Ao lado do grande número de Congregações e Institutos de Vida Religiosa centenários, floresce uma novidade na Igreja: os novos movimentos eclesiais, as novas comunidades que surgem diante da necessidade de uma nova evangelização. O conteúdo da mensagem, da Boa Notícia, é o mesmo de 2000 anos atrás. Os meios para comunicar essa verdade, entretanto, estão mudando. É Deus quem, mais uma vez, suscita carismas novos, em meio à sociedade atual.
Opinião é proibido ser perdulário
A vigorosa reação da opinião pública à mais recente tentativa de recriar a CPMF sob nova roupagem converteu-se numa cabal demonstração de que a sociedade já não suporta calada a repetição de antigas artimanhas destinadas a tungar o bolso do cidadão em benefício de uma casta de políticos e apadrinhados que se acomodam às benesses do Planalto Central e se esquecem dos sacrifícios enfrentados pela grande maioria da população brasileira.
Opinião Congresso ibero-americano de educação
A transformação que as sociedades latino-americanas anseiam pela "Educação" não consegue impulso pelas políticas públicas vigentes enquanto fique somente a cargo de políticos bem intencionados. É preciso que a sociedade civil se desperte de um sono que já dura décadas na América Latina e relega responsabilidades nossas a "autoridades" e outros entes indiretamente interessados na questão.
Opinião Comprometedora e Desabonadora
A centralização das ações não é a melhor das opções. Ainda mais em um Estado democrático e de direito, no qual a administração pública deve ser tocada com total transparência e impessoalidade. Exigências que necessitam do olhar vigilante e cuidadoso do governante, e isso – evidentemente – nada têm a ver com o centralizar ou deixar que os auxiliares façam o que lhes “vêm na telha”. Atitudes abomináveis. Sobretudo a última. Pois esta, ao contrário da imagem de distribuição de funções e poderes de um governo entre seus secretários, “vende” a idéia de fraqueza e de falta de pulso de quem deveria ter as rédeas dos negócios públicos.