Publicidade

Publicado em Quinta - 23 de Setembro de 2010 | por Renata Luciana Moraes

Opinião Uma empresa pode sofrer dano moral?

É possível que uma pessoa jurídica ingresse com uma ação judicial visando ser ressarcida de possíveis danos morais? Essa pergunta, apesar da grande tendência da jurisprudência dos Tribunais em reconhecer a legitimidade de uma pessoa jurídica em ser titular de indenização por danos morais, permanece sendo discutida.
Leia mais...

Opinião Normas para o pedido de equiparação salarial

Publicado em Terça - 21 de Setembro de 2010 | por Débora Fernanda Faria

Segundo a Lei, “sendo idêntica a função, a todo trabalho de igual valor, prestado ao mesmo empregador, na mesma localidade, corresponderá igual salário, sem distinção de sexo, nacionalidade ou idade”.
Leia mais...

Opinião O flanelinha, o camelô e o mercado

Publicado em Terça - 21 de Setembro de 2010 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

No vácuo do exercício da autoridade pelos titulares dos poderes públicos, o “flanelinha”, ou “guardador de veículos” tornou-se uma praga nacional. Durante muito tempo as autoridades o toleraram diante do demagógico entendimento de que o país estava em crise e era melhor ele estar ocupado em guardar veículos do que obrigado a roubar para sobreviver. Diante das esfarrapadas desculpas, a atividade instalou-se e hoje tem, em São Paulo, até um sindicato que promete conferir legalidade e segurança jurídica para o seu exercício.
Leia mais...

Opinião O Melhor dos Amigos

Publicado em Terça - 21 de Setembro de 2010 | por Lourembergue Alves

Preso àquela gaiola, ninguém notava o seu olhar meigo e atencioso, e, por vezes, sedutor. Até que a mulher se deixou encostar à parede de vidro. Ficou encantada pelo seu “jeito criança de ser”. Não teve dúvidas, pagou o preço pedido, e, em poucos minutos, lá estava ele, acanhado, em um dos cantos da casa. Nada, porém, lhe passava despercebido. Estava atento a tudo e a todos. 
Leia mais...

Opinião De caminhada

Publicado em Terça - 21 de Setembro de 2010 | por Eduardo Gomes

Cuiabá sangrava muito no final dos anos 1970. Havia forte indignação popular com o seccionamento territorial para a criação de Mato Grosso do Sul. O regime vigente não permitia manifestações nas ruas. Mas, nem o arbítrio impediu que nas urnas em 1978, Mato Grosso votasse contra o candidato ao Senado Garcia Neto, que à época da divisão era governador biônico e na fase final do rito emancipatório apoiou a União.
Leia mais...

Opinião Disfarce de meio-cidadãos

Publicado em Segunda - 20 de Setembro de 2010 | por Bruno Peron Loureiro

A primeira atitude digna de qualquer cidadão é concordar ou discordar sem medo do constrangimento do senso comum ou daquela atmosfera que rodeia quando se destoa do que a maioria faz e pensa. Melhor que esta etapa rudimentar da cidadania é ter a capacidade de justificar a decisão, a escolha ou a opinião.
Leia mais...

Opinião O Caso dos Explorados da Caverna

Publicado em Domingo - 19 de Setembro de 2010 | por Eduardo Pragmácio Filho

A grande mídia noticiou, recentemente, o infortúnio acontecido com o soterramento de 33 trabalhadores de uma mina no Chile. Esse acidente emblemático provoca uma reflexão sobre a proteção ao meio ambiente do trabalho sadio, dever que pertence às empresas, aos empregados e ao Estado.
Leia mais...

Opinião Um exercício para se pensar

Publicado em Domingo - 19 de Setembro de 2010 | por Lourembergue Alves

Está perto do 3 de outubro. Faltam treze dias. Tempo bastante para se decidir em quem se deve votar. Voto que tem o sentido de procuração. Pois através desse ato, políticos passam a falar, reivindicar e a cuidar dos negócios públicos em nome da população.
Leia mais...

Opinião Maus pms são uma praga

Publicado em Domingo - 19 de Setembro de 2010 | por Pedro Cardoso da Costa

Embora seja uma praga, essa frase é do comandante da Polícia Militar do Rio de Janeiro numa entrevista publicada nas páginas amarelas pela revista Veja da última semana.
Leia mais...

Opinião Grandes farsas ambientalistas

Publicado em Sábado - 18 de Setembro de 2010 | por Paulo Zaviasky

Em 1974, o governo estadual sob o comando de Fragelli demonstrou uma visão fora do comum perante as grandes farsas políticas que comandavam Mato Grosso diante de nossas riquezas naturais abandonadas e sem aproveitamento turístico algum.
Leia mais...