Artigos
Opinião O perigo das carências
O socialismo democrático que pregam é baseado em um assistencialismo intermitente que “não” tem por meta libertar o indivíduo, mas sim torná-lo dependente do sistema. Defendem que tudo e todos façam parte daquela mesma massa de manobra citada anteriormente e que alcançado seu intento os manterá no poder.
Opinião Rio Cuiabá pede socorro
Os Bandeirantes utilizavam as vias fluviais na busca de escravos e ouro. Em 1722, Miguel Sutil encontrou a maior jazida do mundo. Garantia-se, com isso o povoamento da região, estendendo-se da Prainha para o Coxipó. Paralelamente, as enchentes fertilizavam as terras. Nasciam os engenhos de açúcar e a criação de gado.
Opinião Escola sem partido
A escola é – ou deveria ser - um espaço do saber, com liberdade de expressão, de pensamento, inclusive contra o ensino recebido, ementas e currículos, buscando uma formação humana integral do aluno/cidadão consciente, não “vacas de presépio”. Mas, não espaço de doutrinação ou lavagem cerebral por correntes A ou B. Até onde vai a liberdade de cátedra, a autonomia do/a docente em sala de aula, é a questão central.
Opinião À procura de equilíbrio
Na verdade, o ser humano, sabendo ou não, procura instintivamente o equilíbrio, que só pode advir do exercício da Fraternidade, a grande esquecida — como lamentava Dom Bosco (1815-1888) — da trilogia da Revolução Francesa (Liberté, Égalité, Fraternité), tanto que sua posição é a final do lema reformista, quando deveria ocupar a vanguarda deste. Por isso deu no que deu, com tanta gente guilhotinada. (...)
Opinião O direito à felicidade e o dever do Estado
Portanto, é evidente que o Estado tem sido o principal causador do atual cenário de adversidades. Produziu uma crise econômica profunda, não solucionou gargalos históricos de nosso processo de desenvolvimento, como na saúde, educação, infraestrutura e moradia, e sequer consegue manter conquistas importantes, que se constituíram em notáveis exceções em sua trajetória de erros, como a ampla cobertura vacinal.
Opinião Mais Médicos e ideologia
Mas o que importa a clara má intenção petista, se, nesse caso, o resultado final do conchavo foi bom pra todas as partes envolvidas? Excelente para o Brasil que tinha na época diversas regiões desassistidas, que por serem ermas ou violentas não atraia os médicos locais.
Opinião Perigo no ambiente de negócios
Aqui entra a conversa deste artigo. Desde o segundo governo Dante de Oliveira, de 1999-2003, Mato Grosso ganhou fama de ter um bom ambiente pros negócios. E eles de fato aconteceram e se multiplicaram nas duas gestões Blairo Maggi (2003-2010). Já na gestão Silval Barbosa a burocracia da Secretaria de Fazenda ganhou vida própria e decidiu confrontar os possíveis investimentos. Grandes investidores deixaram Mato Grosso ou preferiram apostar em Goiás e Mato Grosso do Sul.
Opinião Aposentadoria sem contribuição?
Por analogia ao seguro de automóvel quando acontece um acidente a seguradora somente ressarcirá o proprietário se ele estiver pagando o seguro, logo, somente se aposentará no INSS quem tiver contribuído e tiver a carência (número de contribuições necessárias) exigida para a aposentadoria que se enquadrar.
No entanto, o INSS não abrange somente a previdência, mas também a Assistência Social, que concede um benefício sem a pessoa nunca ter contribuído, comumente chamado de forma equivocada de "aposentadoria".
Opinião Economia e política em MT
Silval Barbosa era o governador naquele momento. Tinha tudo para fazer uma grande administração, preferiu enveredar por caminhos não republicanos. Além do crescimento econômico, a Copa do Mundo estava chegando.
Na esteira do boom econômico, porque o estado podia pagar, chegou empréstimo de uns dois bilhões de reais para o VLT, estádio e outras obras na capital e entorno. E mais 1.5 bilhões do BNDES para estradas no MT-Integrado.
Opinião Novo idioma é diferencial na carreira
Em uma negociação empresarial ou mesmo para acessar uma bolsa de estudos fora do país, ter domínio de uma nova língua é fundamental. Com o intuito de facilitar, há atualmente programas de idiomas bastante flexíveis, com datas de início durante todo o ano, duração a partir de 2 semanas e que podem ser feitos nas férias.
