Artigos
Opinião Não Comprar Gato Por Lebre
Não se tem a reforma política. Nem mais a esperança de que um dia ela possa ser feita no país. Apesar disso, já se adotou algumas medidas interessantes com vistas ao maior disciplinamento das disputas eleitorais. Neste ano, além dos documentos costumeiramente exigidos, tal como o requerimento de registro das candidaturas, os pretendentes ao cargo de governador e ao de presidente deverão apresentar à Justiça Eleitoral uma via digitalizada e outra impressa de seus planos de governo.
Opinião Rio Cuiabá limpo, Pantanal vivo
Na sua sexta edição, o "Abrace o rio Cuiabá", que será realizado amanhã pela Assembleia Legislativa, pode ser considerado o maior movimento social em defesa do meio ambiente de Mato Grosso. Este ano terá a presença de estudantes e professores de mais de 130 escolas públicas e particulares além de um aumento significativo de representantes de ONGs e colônias de pescadores.
Opinião Pergunta necessária
Recentemente foi noticiado que um “homem” entrou num hospital municipal em Embu-Guaçu, na Grande São Paulo, para retirar algumas verrugas e saiu estéril. Fizeram vasectomia nele. E o maior espanto não foi do paciente ao saber que não poderia mais ter filhos, foi do próprio médico ao saber que tinha feito uma cirurgia não programada.
Opinião Vacinar é dever...
Criticar o governo é hábito do brasileiro. Presidente, ministros, governadores, prefeitos e secretários são alvos preferenciais da insatisfação popular, que também não poupa os parlamentares. E muitas das críticas são merecidas, principalmente aquela de os políticos, quando no mandato, esquecerem o que prometeram em campanha. O sistema de saúde, a educação e outros setores nevrálgicos da administração pública realmente são merecedores do reparo popular e clamam revisões urgentes. Mas nem tudo deve ser crítica. O povo também tem suas “culpas”, que precisam ser lembradas.
Opinião IPOs: força total só deve ser esperada para 2011
O primeiro trimestre do ano é tradicionalmente o melhor período para as empresas que nunca negociaram ações no mercado de valores efetuarem a sua oferta pública de papéis - ou IPO, sigla relativa à expressão Initial Public Offering.
Opinião Efeito judicialização
O intenso debate que se trava em Mato Grosso desde a semana passada, quando o deputado federal Pedro Henry (PP) acusou a existência de um plano de membros do judiciário federal e ministério público federal para influenciar as eleições deste ano no Estado - a chamada “judicialização das eleições” – provocou resultados práticos no campo judicial e no político.
Opinião Eleição de explicação
Após as convenções partidárias, ou melhor, após a Copa do Mundo, começa legalmente a campanha eleitoral. A nossa responsabilidade é enorme, pois iremos escolher um governador, dois senadores, deputados federais e estaduais, além do presidente da República. Na verdade a campanha já iniciou há muito tempo. O atual presidente da República já foi multado duas vezes pelo Superior Tribunal Eleitoral por propaganda eleitoral extemporânea. Na nossa história política nunca, jamais, em tempo algum, aconteceu fato semelhante.
Opinião Corpus Christi: a festa da comunhão de Cristo com seu povo
"O que come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida. O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. O que come deste pão viverá eternamente" (Jo 6, 55 - 59).
Opinião O madrugador
Em 1971 eu era Reitor da Universidade Federal de Mato Grosso e o Josué Montelo da do Maranhão. Eu conhecia e admirava a fabulosa e extensa obra desse maranhense. No mundo acadêmico e intelectual, Josué Montelo foi um marco. Jornalista, professor, teatrólogo, escritor, orador, fundador da Universidade Federal do Maranhão e Reitor.
Opinião “Rebolation” é ação anti-policial
A imagem, colocada na internet, de três adolescentes que teriam sido forçados por policiais a dançarem o “rebolation”, causou profundo constrangimento aos homens e mulheres que têm a importante tarefa de fazer segurança pública neste país. Nenhum custodiado, independente do que tenha cometido, pode ser submetido à tortura ou a situações vexatórias, como as veiculadas.