Noticias
Cidades/Geral Mais de 300 pessoas participam de audiência pública sobre queimadas em Tangará da Serra
Mais de trezentas pessoas participaram da audiência pública "Queimadas e suas consequências na saúde e no meio ambiente", no município de Tangará da Serra (240 km de Cuiabá), na noite desta segunda-feira (16.05). O evento faz parte do programa "Mato Grosso Unido contras as Queimadas", que é promovido pelo Ministério Público Estadual (MPE), Poder Judiciário e governo do Estado. A iniciativa também conta com o apoio do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e Assembleia Legislativa.
Cidades/Geral Justiça julga procedente ação do MPE e reforça decisão que garante plano de combate às queimadas urbanas
O Estado de Mato Grosso e o município de Cuiabá têm 30 dias para apresentar um plano de combate às queimadas urbanas que contemple ações eficientes de prevenção, fiscalização e repressão, com estruturação física e pessoal do Corpo de Bombeiros e do município. A determinação consta em sentença judicial proferida em julgamento de mérito de ação civil pública proposta em setembro do ano passado pelo Ministério Público Estadual, por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente da Capital.
Esportes Tagliani lidera treino em Indianápolis sem interrupção da chuva
No primeiro dia em que os carros conseguiram andar sem interrupções da chuva em Indianápolis, Alex Tagliani, da Sam Schmidt, cravou 39s844 e foi 0s133 mais rápido que Scott Dixon, da Ganassi.
Saúde Saúde mental é tema de manifestação e audiência
A Associação Mato-Grossense de Usuários, Familiares e Parceiros da Saúde Mental “Maria da Praça” juntamente com um grupo de usuários e familiares, participam nesta quarta (18) de uma audiência pública e realizam manifestação na Praça Alencastro, em Cuiabá, para denunciar a precariedade do atendimento em saúde mental em Cuiabá.
Cidades/Geral Farmácia Popular: cinco novos medicamentos são ofertados nas unidades próprias do programa
A lista de itens ofertados pelo Programa Farmácia Popular do Brasil cresceu de 108 para 113. A partir desta semana, as 547 unidades próprias (administradas pelo Governo Federal) passaram a oferecer cinco novos medicamentos: losartana potássica (contra hipertensão arterial), loratadina (antialérgico), fluoxetina (antidepressivo), clonazepan (ansiolítico) e alendronato de sódio (osteoporose). O losartana potássica será gratuito, ao lado dos outros 12 medicamentos para hipertensão e diabetes que, desde fevereiro, integram a ação Saúde Não Tem Preço. Os outros quatro itens terão 90% de desconto.
Variedades Manejo correto permite extração de madeira em área de preservação, diz professor da UFSM
Mesmo protegidas pela legislação ambiental, as Áreas de Preservação Permanente (APPs) e de Reserva Legal nas propriedades rurais podem ser utilizadas para a extração de madeira de árvores nativas, mesmo que muitos produtores rurais encarem essas parcelas de campo como porções em que é proibida qualquer atividade produtiva.
Tecnologia Avião pulverizador movido à etanol
O etanol tem sido considerado uma boa alternativa no que diz respeito à combustível. Seja pela preocupação ambiental ou por razões econômicas, o mercado de biocombustível vem crescendo e atraindo os olhares de empresários e até mesmo produtores. Apresentado pela Embraer na Agrishow 2011, o avião Ipanema é um pulverizador movido a etanol e promete ser mais econômico e rentável. Segundo Fábio Bertoldi Carreto, gerente comercial da Embraer, a aeronave é a primeira e única no mundo a utilizar o biocombustível.
Variedades Novidade em pneus melhora produtividade
O mercado de máquinas agrícolas tem ganhado cada vez mais importância e, por isso, investido em novas tecnologias. Uma delas é a tecnologia Ultraflex, que não está voltada para a máquina, mas para o pneu. A tecnologia, patenteada pela Michelin, traz conceitos como flexibilidade para melhor distribuição do peso e consequente melhor produtividade. Segundo Antônio Carlos Coller, gerente de marketing e produto da linha agrícola América do Sul da Michelin, essa tecnologia traz, além da menor compactação do solo, o que proporciona melhor rentabilidade para a lavoura, ganhos significativos. Além disso, garante menor resistência ao rolamento, o que permite economizar combustível durante a atividade.
Nacional Hidrelétrica de Mauá desmatará quarta maior faixa contínua de floresta nativa do Paraná
A quarta maior faixa contínua de floresta nativa do Paraná está caindo por terra, desta vez com autorização oficial. Menor em extensão apenas se comparada aos trechos da Serra do Mar, ao Parque Nacional do Iguaçu e à reserva indígena de Mangueirinha, a mancha verde que margeia o Rio Tibagi está sendo derrubada para dar lugar ao reservatório da usina hidrelétrica de Mauá, entre Telêmaco Borba e Ortigueira.
Nacional Rio de Janeiro quer usar área de 1,5 milhão de hectares para projetos florestais
Pesquisa feita pela Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão do Rio de Janeiro (Seplag) identificou uma área de 1,5 milhão de hectares disponível para plantio nas regiões Norte e Noroeste fluminense. “São terras subutilizadas, não utilizadas ou devolutas que podem ser usadas em um projeto de silvicultura”, disse o coordenador do Plano de Desenvolvimento de Silvicultura Sustentável do estado, Eduardo Néry.