Noticias
Internacional Jovem de 15 anos é queimada viva pelo pai após suposto encontro com noivo no Iêmen
Um pai de família no Iêmen queimou sua filha de 15 anos viva apenas por suspeitar que ela teria se encontrado com seu noivo, anunciou nesta terça-feira (22) a polícia iemenita.
Nacional Minirreforma eleitoral passa pela Câmara
A Câmara dos Deputados concluiu nesta terça-feira (22) a votação do projeto da proposta conhecida como "minirreforma eleitoral", que altera regras pontuais referentes a campanhas. O projeto volta para apreciação do Senado porque sofreu modificações na Câmara.
Internacional Estudante de 12 anos é autor de tiroteio nos EUA
O autor do tiroteio da véspera em um colégio de Sparks, no estado de Nevada, tinha 12 anos e pode ter sofrido assédio escolar, enquanto o professor de 45 anos que morreu se jogou para proteger os outros estudantes, relataram nesta terça-feira (22) testemunhas e familiares.
Policia MT Três veículos adulterados são apreendidos em barracão em VG
Três veículos adulterados foram apreendidos em uma ação conjunta das Polícias Civil e Militar, hoje, em Várzea Grande. Na ação, policiais da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos (Derrfva) descobriram o local onde os veículos estavam e escondidos e prenderam em flagrante D.G.F. Ele foi autuado por receptação.
Nacional Lei que obriga plano a pagar remédio de câncer é aprovada
O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (22) projeto de lei que obriga planos e seguros privados de assistência à saúde a cobrirem os custos de medicamentos orais para tratamento domiciliar contra o câncer.
Politica MT Índice de Gestão Fiscal do TCE-MT identifica a qualidade da gestão pública em Mato Grosso
Para mensurar a qualidade da gestão pública em todos os municípios de Estado, o Tribunal de Contas de Mato Grosso desenvolveu o Índice de Gestão Fiscal (IGF), aprovado na sessão plenária desta terça-feira, 22/10. A metodologia utilizada é semelhante aos cálculos realizados pelo conceituado Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal, o IFDM. O presidente do TCE-MT, conselheiro José Carlos Novelli ressaltou a importância do IGF como ferramenta de controle externo e social, “uma vez que esta Corte de Contas está oferecendo à sociedade mais um meio de acompanhar os atos dos gestores”. O cálculo é feito por softwares, o que garante a impessoalidade. O avanço em tecnologia social é possível devido à preocupação com a modernização institucional que garantiu ferramentas de tecnologia da informação, como o Bussiness Intelligence (B.I.).
Politica MT José Domingos pede estadualização de rodovia de MT
Projeto de Lei Nº 365/2013 de autoria do deputado José Domingos Fraga (PSD), pretende estadualizar estrada trecho de 22,8 km de extensão em MT. O ponto indicado pelo parlamentar nunca foi regulamentada e liga os municípios de Diamantino e Alto Paraguai. Se aprovado, o projeto irá fomentar a economia da região e melhorar qualidade de tráfego na região.
Cidades/Geral Primeiro doutorado institucional da Unemat fortalece estudos literários regionais
O Estado de Manoel de Barros, Ricardo Guilherme Dicke e Silva Freire passa a abrigar um programa completo de pós-graduação em estudos literários. A Universidade do Estado de Mato Grosso aprovou junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) seu primeiro doutorado institucional acadêmico. O reconhecimento, que ocorreu no último mês, faz do programa o primeiro doutorado na área de Letras de Mato Grosso.
Leia mais...
Cidades/Geral Anoreg/MT participa de painel sobre regularização fundiária e ambiental na AMM
Nesta quarta-feira (23.10), a Associação dos Notários e Registradores de Mato Grosso (Anoreg/MT) participa do "Painel sobre Regularização Fundiária e Ambiental", que será realizado durante o IV Workshop de Secretários Municipais de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, promovido pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), em sua sede. Durante o evento, a presidente da Anoreg/MT, Maria Aparecida Bianchin Pacheco, apresentará questões sobre a regularização fundiária na Amazônia Legal. O painel tem início às 17h45 e é voltado para prefeitos, secretários municipais, presidentes de consórcios intermunicipais de desenvolvimento e representantes de várias regiões do Estado.