Noticias
Politica MT Em Colniza, Riva prestigia eventos e entrega de equipamentos
Em visita a Colniza (localizado a 1080 km de Cuiabá), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP), compareceu nesta quinta-feira (22) em vários eventos no município, que também teve a participação da prefeita Nelci Capitani e do deputado federal Eliene Lima (PP).
Agronegócios Estudo do Imea traz realidade da sojicultura
Um estudo feito pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Famato) mostra que o agricultor que colheu 45 sacas por hectare – abaixo da média de 50 sacas no Estado - e deixou para vender toda soja após a colheita teve um prejuízo de R$ 170 por hectare. Na média, com produtividade de 50 sacas e venda de metade da produção, a rentabilidade ficou em R$ 35 sacas por hectare.
Economia Governos estadual e federal vão pedir ajuda do Itamaraty
O diretor-presidente da Pantanal Energia, Fábio Garcia, informou ontem, após reunião na sede da Petrobras, no Rio de Janeiro, que os governos estadual e federal farão um novo esforço junto ao Itamaraty, pedindo celeridade do governo boliviano em relação à anuência que permite que a estatal nacional possa ser fornecedora de gás natural a Mato Grosso e assim, reativar as turbinas da usina térmica UTE Mário Covas, planta pertencente à holding Pantanal Energia. A unidade, que teve os contratos de fornecimento suspensos pelo país vizinho, está sem gerar energia há 32 meses.
Politica Brasil Peluso troca ""superexposição"" por discrição no STF
A superexposição do Supremo Tribunal Federal (STF) nos últimos dois anos termina hoje. Começa agora, com a presidência do ministro Cezar Peluso, um período de reserva. Com estilo diferente do presidente do STF, Gilmar Mendes, Peluso já deixou claro que prezará pela contenção ou, nas palavras do próprio, adotará postura de severidade e gravidade, características que ele considera virtudes tradicionais de um magistrado e fundamentais para garantir o prestígio e a confiança na justiça.
Circuito Aprosoja está percorrendo 19 pólos agrícolas do Estado com o objetivo de levar informações aos produtores
Agronegócios Nova safra não traz alívio e crise no campo se mantém
O presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja/MT), Glauber Silveira, prevê que 30% dos agricultores devem vender ou arrendar suas terras nos próximos anos, em virtude das dificuldades financeiras para pagar as dívidas que vencem neste ano e continuar bancando o plantio da safra. A afirmação foi feita na noite da última terça-feira, em Rondonópolis (210 quilômetros ao sul de Cuiabá), durante o primeiro evento do Circuito Aprosoja, que até o dia 7 de maio irá percorrer mais 18 pólos agrícolas de Mato Grosso, levando aos produtores informações para o planejamento da safra 2010/11.
Brasil Eleições 2012 PT traça estratégias para aproximar Dilma das eleitoras
O comando da campanha de Dilma Rousseff à Presidência vai reforçar a estratégia preparada para aproximar a candidata das mulheres. Não sem motivo: em todas as pesquisas de intenção de voto, ela tem desempenho aquém das expectativas do PT nessa faixa do eleitorado.
Agronegócios Milho: Estiagem pode provocar perdas de 40%
A supersafra de 9,5 milhões de toneladas prevista para o milho segunda safra pode não se confirmar caso a estiagem se prolongue por mais alguns dias em Mato Grosso. Em todo o Estado, segundo entidades produtores e sindicatos rurais, não chove há mais de 15 dias. Há regiões que sofrem com a estiagem há três semanas e a expectativa é de que a perda passe de 40% caso não chova pelo menos mais duas vezes até à colheita. A previsão foi feita ontem pelos produtores depois de um alerta da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado (Aprosoja).
Nacional CNJ cria grupo para conflito fundiário
Foi oficialmente constituído no Conselho Nacional de Justiça um grupo de trabalho para a avaliação e prevenção de conflitos fundiários. Formado por quatro juízes o grupo irá se dedicar inicialmente à análise dos conflitos nos Estados de Pernambuco e Pará.
Para hoje, são esperadas outras lideranças do Xingu contra usina no Pará
Cidades/Geral Índios impedem travessia de rio em MT
A balsa da travessia do rio Xingu, no município de São José do Xingu (1.200 quilômetros de Cuiabá), está interditada desde as 12 horas de ontem por tempo indeterminado, em protesto à construção da usina Belo Monte, em Altamira, no estado do Pará.
Tecnologia Panasonic começa a vender primeira televisão 3D do mundo
A Panasonic se tornou nesta sexta-feira a primeira fabricante de eletrônicos a colocar à venda um televisor de alta definição 3D no Japão, saindo à frente dos concorrentes, que em breve pretendem lançar modelos semelhantes. A comercialização oficial da Panasonic Viera 3D começou oficialmente nesta sexta-feira, apesar de grandes redes de lojas já terem começado a vender os produtos na quarta, logo após receber os pedidos.