Noticias Saúde
Hipertensão afeta um em cada quatro brasileiros adultos
Para o combate à hipertensão, o ministério recomenda a adoção de um estilo de vida saudável desde a infância até a terceira idade e a realização dos exames de saúde rotineiros pelo menos uma vez no ano. A prática de exercícios físicos é outro hábito recomendado pela pasta.
Cardiologista de MT alerta que controle da hipertensão é fundamental para evitar consequências como o AVC
De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a obesidade, histórico familiar, estresse e envelhecimento estão associados ao desenvolvimento da hipertensão. O sobrepeso e a obesidade podem acelerar até 10 anos o aparecimento da doença. O consumo exagerado de sal, associados a hábitos alimentares não adequados também colaboram para o surgimento da hipertensão.
Exercício de força controla diabetes em obesos, segundo pesquisa
Pesquisadores do Laboratório de Biologia Molecular do Exercício (LaBMEx) fizeram experimentos com camundongos. Os animais foram submetidos a treinos de força moderado durante 15 dias e, depois desse período, foi possível constatar uma melhora na “queima” dos lipídeos, o que contribui para o tratamento da doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA), popularmente conhecida como gordura no fígado.
Casos de malária no Brasil têm queda de 38%
Já na região extra-amazônica, Bahia e Espírito Santo são considerados áreas receptivas e enfrentam, segundo a pasta, grandes desafios para conter surtos.
Check up detecta doenças antes dos primeiros sintomas e salva vidas, alertam médicos
Além disso, a equipe médica sugere que essas avaliações de saúde sejam seriadas, com periodicidade anual, com indicações de exames precisas e baseadas em consensos internacionais.
Casos de sarampo têm aumento de 300% no mundo, diz OMS
Dados preliminares divulgados pela OMS indicam que foram registrados mais de 112 mil casos de sarampo em 170 países nos três primeiros meses de 2019. A entidade informou que os recentes surtos da doença causaram muitas mortes, principalmente de crianças.
Fiocruz desenvolve teste para Zika mais barato e rápido
A Zika é transmitida principalmente por picadas de mosquito, mas também durante a relação sexual desprotegida e de mãe para filho, na gestação. Provoca complicações neurológicas como a microcefalia e a Síndrome de Guillain Barré. Começa com manchas vermelhas pelo corpo, olho vermelho, febre baixa e dores pelos corpos e nas juntas, geralmente, sem complicações.