Noticias Saúde
MT tem 98 municípios em situação de alerta ou com risco de surto dengue, zika e chikungunya
Entre os municípios que apresentaram o maior índice de infestação predial estão Cláudia (19,5), Nova Nazaré (14) e Santo Afonso (12). Por outro lado, o resultado em São Félix só Araguaia, Cocalinho, Apiacás, Curvelândia apontou índice de zero.
Em todo o país, 5.358 municípios, 96,2% da totalidade de cidades, realizaram algum tipo de monitoramento do mosquito transmissor dessas doenças, sendo 5.013 por levantamento de infestação (LIRAa/LIA) e 345 por armadilha.
Dar alimento favorece proliferação de pombos nas ruas
Pensando nisso, um projeto de lei foi aprovado na Câmara de Cuiabá e prevê multa de R$ 200 para as pessoas que alimentarem esses animais nas praças e em outros locais públicos da cidade, além de prevê orientação à população sobre os riscos que podem trazer à saúde humana.
Mulher de 29 anos morre com suspeita de meningite bacteriana
A jovem deu entrada no hospital por volta das 11 horas do domingo, depois de passou mal em sua residência. Rapidamente ela teve uma parada cardiáca, não resistiu e foi a óbito.
Segundo informações da unidade hospitalar, ainda não se tem muitas informações sobre o caso da jovem, pois seu quadro de saúde evoluiu muito rápido para o óbito. O hospital ficou de emitir uma nota de esclarecimento sobre o caso ainda hoje.
Brasil enfrenta desafios para controlar mercúrio na natureza
A organização estima que a atividade ilegal de garimpo de ouro libera entre 7,5 e 60 toneladas de mercúrio por ano nas águas e solos de importantes ecossistemas do país. A exploração também provoca a liberação de um volume ainda maior de mercúrio na atmosfera, de acordo com o levantamento.
O estudo foi feito em parceria com a ONU Meio Ambiente e indica que pesquisas científicas já registraram a contaminação de pessoas e peixes na Amazônia. No ano passado, um dos estudos do WWF revelou que 81% dos peixes coletados na região do Parque Nacional Tumucumaque, no Amapá, estavam contaminados com mercúrio.
Mais de 300 mulheres fazem exames de mamografia em projeto social
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) apesar de ser considerado um câncer de relativamente bom prognóstico, se diagnosticado e tratado oportunamente, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas no Brasil, provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados.
Se vivermos 100 anos, todo homem terá câncer de próstata, afirma urologista
No caso de pessoas negras ou que tenham casos da doença na família, o ideal é que o exame seja feito a partir dos 45 anos, já que a possibilidade de incidência do câncer aumenta. Não existe uma causa comprovada que explique o motivo de seu surgimento. No entanto, segundo Garcia, pode ser um fator de alimentação ou citogenético.
Em MT, 24% das vagas preenchidas são por médicos do PSF
Com base em dados repassados pelo MS, a Secretaria de Estado de Saúde informou que do total de vagas, 24 (18,2%) foram preenchidas por profissionais que já atendiam em municípios mato-grossenses pelo PSF. Já oitos médicos (6%), são de outros estados, onde também já atuam pela estratégia da saúde da família.
Casos de HIV aumentaram 905% em Mato Grosso, aponta Ministério da Saúde
Para o diagnóstico da doença, se destaca o teste Elisa, exame laboratorial realizado a partir de amostras de sangue. Inicialmente se faz o teste de ensaio imunoenzimático, que funciona como triagem. Esses testes detectam tanto anticorpos contra o vírus, como também estruturas do próprio vírus. Os resultados são disponibilizados em até 24 horas.
MT tem mais de 24 mil casos de dengue, zika e chikungunya
Dentre o restante de casos registrados até 24 deste mês, 8.951 são de dengue e 1.030 de zika. Já entre as mortes, seis foram por dengue, sendo que quatro confirmadas e duas ainda em investigação e, oito por chikungunya.
Aids: casos e óbitos caem 16% nos últimos quatro anos no Brasil
Os números revelam que, de 1980 a junho de 2018, foram identificados 926.742 casos de aids no Brasil – um registro anual de 40 mil novos casos. Em 2012, a taxa de detecção da doença era de 21,7 casos para cada 100 mil habitantes enquanto, em 2017, o índice era de 18,3 casos. No mesmo período, a taxa de mortalidade por aids passou de 5,7 óbitos para cada 100 habitantes para 4,8 óbitos.