Noticias Saúde
O que muda com a substituição da "gotinha" de reforço contra a poliomielite?
No Brasil, o esquema vacinal contemplava a administração de três doses da VIP, aos 2, 4 e 6 meses, e duas doses de reforço da vacina oral poliomielite bivalente (VOPb), a gotinha, aos 15 meses e aos 4 anos de idade.
Fiocruz aponta sinais de queda em alta recente da covid-19 no país
O boletim InfoGripe mostrou ainda que, no agregado nacional, nota-se sinal de queda na tendência de longo prazo, que são as últimas seis semanas, e na de curto prazo, últimas três semanas.
Ministério suspende 12 marcas de azeite por oferecerem risco à saúde
Segundo o Mapa, a contaminação dos azeites comercializados pelas 12 marcas compromete a qualidade dos produtos e oferece risco à saúde dos consumidores, dada a falta de informações sobre a procedência dos óleos detectados.
Do estômago à pele: 4 doenças contagiosas presentes no celular
Os líquidos não podem ser borrifados diretamente no aparelho, também não é recomendado que a limpeza seja feita quando o celular estiver conectado à energia elétrica.
Mulheres de baixa renda terão exames gratuitos de câncer de mama
Cada clínica aderiu a uma das três modalidades disponíveis na campanha: ouro, prata e bronze, conforme o tipo e o volume de exames a serem disponibilizados:
Mato Grosso tem a 8ª maior taxa de mortalidade materna do país
Conforme o documento, dentre todas as unidades da Federação, Roraima apresentou a maior razão em 2023, com 122,3 por 100 mil nascidos vivos.
12 mil mulheres aguardam na fila do exame de mama em MT
Outro exame importante para o diagnóstico do câncer de mama é a biópsia exérese de nódulo de mama. A Secretaria Estadual de Saúde informa que 18 pessoas aguardam a realização do exame, já o município de Cuiabá afirma que zerou a fila.
Fiocruz oficializa pedido para produzir vacina contra dengue no Brasil
O Ministério da Saúde já havia comunicado anteriormente que foram compradas quatro milhões de doses da vacina do laboratório japonês em 2024 e que, para 2025, havia contrato para distribuição de nove milhões de doses.
Brasil elimina elefantíase como problema de saúde pública
Causada pelo verme nematoide Wuchereria Bancrofti, a filariose linfática é transmitida pela picada do mosquito Culex quiquefasciatus, também conhecido no Brasil como pernilongo ou muriçoca, infectado com larvas do parasita.
Surto recente de febre Oropouche foi causado por nova linhagem viral
Considerada as características genéticas do patógeno, os pesquisadores avaliam que seu surgimento se deu, provavelmente, entre os anos de 2010 e 2014 no estado do Amazonas.