Noticias Saúde
Norte e Centro-Oeste têm nível de alerta para síndromes respiratórias
Das 11 unidades da Federação que formam as regiões Norte e Centro-Oeste, oito apresentam incidência de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em níveis de alerta ou risco nas últimas duas semanas.
Avanço da Chikungunya; em 2 meses, óbitos se igualam a todos registrados em 2024
Os municípios com mais casos são Rondonópolis (1.809), Várzea Grande (1.043), Cáceres (983 casos e uma morte) e Cuiabá (804). Em um comparativo com janeiro deste ano, quando o estado registrou 3.515 casos confirmados e uma morte, houve um aumento de 166% em apenas um mês.
Um a cada três brasileiros vive com obesidade, mostra relatório global
O Atlas traz ainda uma projeção de que o número de homens com obesidade até 2030 pode aumentar em 33,4%. Entre as mulheres, essa porcentagem pode crescer 46,2%.
Calor extremo no trabalho afeta saúde a curto e longo prazo
Como efeitos imediatos da exposição ao calor, a pesquisadora cita sinais de exaustão e insolação, que, em casos mais graves ou quando não há tratamento adequado, podem provocar complicações em órgãos vitais.
Terapia adaptada diminui mortes por febre amarela em 84%
Diferentemente da infecção pelo vírus causador da febre amarela estes casos tinham melhora após poucos dias de tratamento, enquanto a equipe do HC percebeu melhora com tratamentos mais prolongados.
Pico da dengue e chikungunya em MT ainda está por vir, aponta CRM
Os motivos para esta situação têm raízes múltiplas, sendo a combinação de altas temperaturas e chuvas intermitentes a receita perfeita para proliferação do mosquito Aedes aegypti, que também transmite a zika.
MT tem mais de 54 mil adolescentes não vacinados contra HPV
A ação visa a corrigir o acúmulo de não vacinados desde 2014, quando a vacina foi introduzida no Brasil, e proteger uma faixa etária altamente vulnerável a doenças relacionadas ao HPV, como o câncer de colo do útero.
Campanha vai estimular vacinação de adolescentes contra o HPV
Ele também pode causar câncer no ânus, pênis, vagina e garganta. A vacina disponível atualmente no Sistema Único de Saúde protege contra os quatro subtipos que mais provocam câncer e também verrugas e feridas nos órgãos genitais.

"Primo" do Aedes aegypti está presente em 63 municípios de MT
No Estado, os resultados mostram que essa espécie, também conhecida como mosquito-tigre-asiático, está presente em pelo menos 63 municípios (44,68%).