Noticias Saúde
Campanha alerta sobre a detecção precoce das hepatites virais, no Dia Mundial de Conscientização sobre a doença
Quando o assunto é hepatite, o tempo e a informação são determinantes. Lideradas pelo Grupo Otimismo de Apoio ao Portador de Hepatite, 42 Ongs e associações de pacientes de todo o país realizam no dia 19/05, Dia Mundial de Prevenção e Luta contra Hepatites, uma campanha nacional de conscientização sobre a doença que afeta mais de cinco milhões de brasileiros.
Paciente morre por falta de estrutura
Um paciente de 38 anos morreu no Hospital e Pronto-Socorro de Cuiabá por falta de local adequado e equipamentos para realização do procedimento de cardioversão (choques para colocar ritmo no coração). A denúncia é do vice-presidente do Conselho Regional de Medicina, Arlan de Azevedo Ferreira, que gravou um vídeo mostrando o prontuário do paciente, que aponta a falta de local físico para a intervenção, além da ausência de aparelho para ventilação, bomba de infusão e monitor.
Saúde amplia oferta de leitos de UTI no SUS
O Ministério da Saúde autorizou o investimento anual de R$ 96,4 milhões (tabela ao final do texto) para a habilitação de 629 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no país e na reclassificação de outros 101, que passam a receber maior volume de recursos do governo federal. As medidas já estão em vigor e são resultado do esforço do ministério em ampliar o acesso da população aos serviços públicos de saúde e melhorar a qualidade da assistência oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Ministério da Saúde divulga balanço parcial da vacinação contra gripe
A 13ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe terminou nesta sexta-feira, 13 de maio, e um balanço preliminar, com dados repassados pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde até as 18h, informa 18.028.230 pessoas vacinadas. O número representa 60,24% do público-alvo, que é de aproximadamente 30 milhões de pessoas. A meta é vacinar 80% desse grupo, o equivalente a 24 milhões de pessoas.
Situação caótica do Pronto Socorro fez com que CRM descartasse interdição
Pronto Socorro será o 1º do País a ser visitado por comissões do Senado
O Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC) será a primeira unidade de saúde pública do país a ser visitada por um grupo formado pelas Comissões de Direitos Humanos e de Assuntos Sociais do Senado Federal. A capital foi sugerida pelo membro da Comissão Nacional Pró-SUS, Márcio Bichara, e acatada pelo grupo.
Defensoria faz vistoria no PS
A Defensoria Pública do Estado fez uma vistoria no Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC), onde confirmou todas as denúncias feitas pelo Sindicato dos Médicos de Mato Grosso (Sidimed). A fiscalização teve a presença de 7 defensores, que percorreram toda a unidade de saúde. Eles presenciaram a falta de acomodações dignas, bem como a infraestrutura do prédio, que está precária. A superlotação é visível em todos os ambientes, sendo que os acompanhantes precisam dormir no chão, em baixo das macas.
O diretor com a mulher, Antônia, e a filha Giulia: ele já começou o tratamento
Marcos Paulo está em tratamento contra tumor no esôfago
O ator e diretor Marcos Paulo, da TV Globo, está em tratamento por conta de um pequeno tumor no esôfago, que foi diagnosticado precocemente em exames de rotina. Após a descoberta, o tumor começou a ser tratado através de quimioterapia, segundo contou ao EGO a mulher do diretor, Antônia Fontenelle. Marcos Paulo continua mantendo seu ritmo de trabalho.
Oxi é mais devastador e mais barato que o crack
A droga oxi ou oxidado, que é 80 vezes mais prejudicial que a cocaína e mata 30% dos usuários em 8 meses de consumo contínuo. Especialistas revelam que visualmente a semelhança entre os tipos é grande e até mesmo os usuários percebem a diferença, principalmente entre o oxi e o crack, somente no consumo, quando constatam a presença de combustível.
Médicos farão exame gratuito de glaucoma neste sábado
Médicos oftalmologistas de Cuiabá e Várzea Grande realizam amanhã (14-05) uma ação preventiva no Hospital Universitário Júlio Muller, em Cuiabá, para orientar a população sobre os riscos do glaucoma e a importância do exame médico para evitar a doença. A atividade ocorrerá das 8h às 12h, e integra o cronograma da 8ª Semana de Prevenção ao Glaucoma em Mato Grosso. Na ocasião, 20 profissionais irão fazer, gratuitamente, o exame de pressão ocular e do nervo ótico, procedimento que diagnostica a incidência ou riscos de ocorrência do glaucoma. Também serão realizadas palestras e haverá distribuição de material informativo.
Caos na saúde: pronto-socorro é um inferno, denuncia vítima de descaso
A falta de infraestrutura, de acomodação e de profissionais no Hospital Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (HPSM) deixa pacientes e familiares revoltados. Jair Conceição da Silva, 42, viu o tio de 78 anos morrer após 11 dias de internação a espera por uma cirurgia. Ele fraturou o fêmur e aguardava em uma fila por operação com mais de 120 pessoas.