Noticias Saúde
ANS determina que planos cubram teste para varíola dos macacos
Conhecida internacionalmente como monkeypox, a varíola dos macacos é endêmica em regiões da África e se tornou uma preocupação sanitária devido a sua disseminação por diversos países desde maio. No Brasil, já são 7.019 casos e duas mortes, segundo dados divulgados na manhã de hoje (20) pelo Ministério da Saúde.
Homens são 91% dos casos confirmados de varíola dos macacos em MT
As erupções cutâneas estão em 95,65% das manifestações relatadas pelos pacientes com resultado positivo para a doença, além de febre de início súbito (76,09%), cefaleia (50%), dor muscular (39,13%), suor e calafrios (32,61%), entre outros.
Saúde registra 46 casos confirmados de varíola dos macacos em MT
Os demais casos foram confirmados em Várzea Grande (8), Tangará da Serra (3), Campo Novo do Parecis (3), Barra do Garças (2), Rondonópolis (1), Nova Xavantina (1) e Sorriso (1).
Saúde confirma a 19ª morte por dengue no ano em MT
Os dados constam em novo boletim epidemiológico disponibilizado, na sexta-feira (9), pela Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, ligada à SES-MT.
Mato Grosso monitora 66 casos de varíola dos macacos em 1 mês
Desde agosto passado, já são 35 notificações da doença confirmadas e 31 seguem em investigação, num total de 66 registros.
Hemocentro está em alerta e pede ajuda de doadores
Além de um ato de solidariedade que salva vidas, a doação de sangue traz benefícios ao doador, com diagnóstico precoce de câncer no fígado, garganta e pulmão. Responsável por atender os 141 municípios de Mato Grosso, Hemocentro precisa repor o estoque de bolsas de sangue, que se encontra muito baixo no momento.
Três em cada dez paulistanos têm apneia do sono, diz pesquisa
O ronco também pode ser sintoma de condições que causam a obstrução das vias aéreas, como pólipos no nariz, adenoide aumentada, queixo retraído e arcada dentária estreita. Nos adultos, roncos podem ser provocados por quadros de rinite, sinusite, desvio de septo, alterações na laringe, entre outras.
Saúde notifica 35 casos confirmados de varíola dos macacos em MT
A Vigilância Sanitária observa que é importante que pessoas que tiveram contato com casos positivos fiquem atentos a sintomas como febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, ínguas, calafrios e cansaço em excesso.
Apenas 34% das crianças foram imunizadas contra a poliomielite
Mesmo com o final da campanha nesta sexta-feira (9), a vacinação continua disponível nos postos do país o ano todo e deve ser procurada. O Brasil é considerado um país livre da pólio desde 1994, mas com a baixa adesão vacinal, médicos alertam para os riscos de volta da doença, especialmente após o registro de novos casos no exterior em países como os Estados Unidos e Israel.
Número de mortes por dengue vai a 18. Risco de transmissão é alto
As mortes ocorreram em Arenápolis (1), Canarana (1), Chapada dos Guimarães (1), Cuiabá (1), Diamantino (1), Juara (2), Lucas do Rio Verde (2), Nova Mutum (2), Peixoto de Azevedo (1), Pontes e Lacerda (2), Sinop (1), Sorriso (2) e Tangará da Serra (1). Há ainda uma morte segue em investigação no município de Nova Xavantina.