Noticias Saúde
Farmácia Popular começa a distribuir absorventes gratuitos
Podem receber absorventes brasileiras ou estrangeiras que vivem no Brasil, com idade entre 10 e 49 anos, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e que contam com renda familiar mensal de até R$ 218 por pessoa.
Vacinação contra dengue vai priorizar faixa etária de 6 a 16 anos
O país irá adquirir 5,2 milhões de doses da Qdenga, fabricada pelo laboratório japonês Takeda, além de receber doações. O quantitativo irá possibilitar vacinação de até 3 milhões de pessoas, já que o esquema vacinal prevê duas doses.
Diagnóstico de casos de hanseníase tem alta de 77% no Estado
Segundo a Ses-MT, o Estado detém as maiores taxas de detecção de hanseníase do país e, por esse motivo, é reconhecido como hiperendêmico e o diagnóstico precoce é fundamental para a redução da doença.
65% dos casos de malária em MT são registrados em áreas de garimpo
A malária é uma doença transmitida pelo mosquito infectado Anopheles, também conhecido como “mosquito prego”. A doença é causada por parasitos (protozoários) do gênero Plasmodium.
Lula sanciona lei que define revisão de pagamento de serviços do SUS
O projeto estabelece que os serviços prestados por entidades privadas e hospitais filantrópicos serão revistos uma vez ao ano, em dezembro, por ato do Ministério da Saúde, levando em conta a disponibilidade orçamentária e financeira. A última revisão da tabela ocorreu em 2013.
Número de profissionais que atuam no Mais Médicos aumenta 105% em 2023
Com 28,2 mil vagas preenchidas em 82% do território nacional, 86 milhões de pessoas, segundo a pasta, foram beneficiadas pelo programa. Ao longo desse período, 744 novos municípios passaram a ser atendidos.
No Estado, a Saúde mediou mais de 250 doações de córneas em 2023
Os pacientes que receberam córneas doadas em 2023 fazem o acompanhamento pós cirurgia no Hospital dos Olhos, Instituo da Visão (Visionare) e/ou Centro Cuiabano de Excelência em Oftalmologia (Visão), unidades habilitadas e contratualizadas pela SES para o transplante no Estado.
Cinco estados podem zerar fila de cirurgias no SUS
O investimento anunciado pelo governo federal é de R$ 600 milhões. A pasta classifica o enfrentamento a filas de cirurgias como um dos maiores desafios do SUS.
País ainda enfrenta desconfiança em relação à vacinação
Aliada a restrições orçamentárias na área da saúde e à pouca disposição do governo anterior em estimular a imunização da população, a desconfiança provocou a queda da cobertura de vacinação no país, nos últimos anos, avaliou.
Brasil bate recorde de mortes por dengue em 2023
Na série histórica divulgada pela pasta, também com base no Sinan, o maior número de óbitos no período de um ano completo ocorreu em 2022, quando chegou a 1.053 registros. Em seguida, vem o ano de 2015, com 986 mortes.