Publicado em Sexta - 20 de Junho de 2025 | por Por G1 MT

MT tem maior redução de malária do Brasil e casos caem mais de 55%

Segundo o ministro, as estratégias adotadas em Mato Grosso serão levadas a outras regiões prioritárias, especialmente na Amazônia Legal, onde está concentrada mais de 90% da incidência nacional da doença. O plano nacional de combate deve ser desenvolvido em duas fases.

Leia mais...

Vacinação melhora, mas ainda enfrenta desafios no Brasil

Publicado em Quinta - 19 de Junho de 2025 | por Tâmara Freire/Agência Brasil

Essas são as principais conclusões do Anuário VacinaBR, produzido pelo Instituto Questão de Ciência (IQC), em parceria com a Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim) o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Leia mais...

MT já registra 55 óbitos por chikungunya e 16 por dengue

Publicado em Segunda - 16 de Junho de 2025 | por Kamila Arruda e Tiago Terciotty/Primeira Página

O perfil epidemiológico revela que, 61,7% dos casos atingem mulheres, e a faixa etária mais afetada está entre 25 e 29 anos, com destaque para os adultos entre 20 e 39 anos, que concentram grande parte dos registros.

Leia mais...

Casos de gripe aviária em humanos são descartados em MT

Publicado em Sexta - 13 de Junho de 2025 | por Mariana da Silva/Gazeta Digital

Foi também informado pela SES que, como medida de segurança, os pacientes que eram acompanhados continuarão sendo monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde de Campinápolis até o dia 17 de junho.

Leia mais...

Cuiabá deve ser a 1ª capital a oferecer Mounjaro gratuito pelo SUS

Publicado em Quinta - 12 de Junho de 2025 | por Pollyana Araújo | Primeira Página

Dados recentes do Ministério da Saúde (2024) revelam que Cuiabá tem a 4ª maior taxa de obesidade entre as capitais brasileiras, com 27,2% da população adulta nessa condição. Entre as mulheres, o índice é ainda mais alto: 29,7%, enquanto entre os homens é de 24,5%.

Leia mais...

Campinápolis monitora 9 pessoas expostas a galinhas infectadas por gripe aviária

Publicado em Quinta - 12 de Junho de 2025 | por Kamila Arruda/Diário de Cuiabá

A informação é da coordenadora de Vigilância Sanitária de Campinápolis, Suelen Cequinel, que frisa que os casos estão concentrados no município, e alerta para cuidados com higiene e o cozimento dos alimentos, essencial para eliminar o vírus.

Leia mais...

Secretaria de Saúde de MT confirma dois casos suspeitos de gripe aviária em humanos

Publicado em Quinta - 12 de Junho de 2025 | por Kamila Arruda/Diário de Cuiabá

A confirmação da presenta do foco de vírus em criação doméstica de aves de subsistência no município de Campinápolis ocorreu no último dia 8 pelo Ministério da Agricultura e Abastecimento.

Leia mais...

Mais de 80% das mortes por síndrome respiratória em MT foram de pessoas não vacinadas

Publicado em Quarta - 11 de Junho de 2025 | por Por G1 MT

Entre 1º de janeiro e 25 de maio deste ano, foram notificados 678 casos em Cuiabá, totalizando 793 ocorrências. No mesmo período do ano anterior, 92 casos foram registrados, de acordo com Dados da Vigilância Epidemiológica. Um aumento de 539,12%.

Leia mais...

Câncer de mama: uma em cada três pacientes tem menos de 50 anos

Publicado em Quarta - 11 de Junho de 2025 | por Paula Laboissiére/Agência Brasil

Para a entidade, os números reforçam a importância de ampliar o rastreamento do câncer de mama por meio da realização de mamografia em mulheres abaixo dos 50 anos e acima dos 70 anos, faixas etárias que não estão incluídas na recomendação padrão de exames preventivos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Leia mais...
Das 36 mortes causadas por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em Mato Grosso, no mês de maio, 88% foram entre pessoas que não haviam tomado a vacina contra a influenza
Das 36 mortes causadas por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em Mato Grosso, no mês de maio, 88% foram entre pessoas que não haviam tomado a vacina contra a influenza

Circulação de múltiplos vírus respiratórios deixa MT em alerta

Publicado em Terça - 10 de Junho de 2025 | por Joanice de Deus/Diário de Cuiabá

O atual cenário, conforme a secretaria, representa um desafio diagnóstico e de manejo clínico das SRAGs, que consistem em um quadro clínico grave caracterizado por febre, tosse e dificuldade respiratória, pode evoluir para insuficiência respiratória e óbito.

Leia mais...