Noticias Saúde
Mais de 69 milhões não tomaram 1ª dose de reforço contra covid-19
A primeira dose de reforço é recomendada para pessoas com mais de 12 anos de idade e deve ser aplicada quatro meses depois da segunda dose ou dose única. No momento, a segunda dose de reforço é recomendada para a população acima de 40 anos de idade e trabalhadores da saúde, independentemente da idade.
Saúde entrega vacinas para crianças abaixo de 3 anos com comorbidades
O ministério informou ainda que, neste momento, a vacinação para essa faixa etária está restrita para crianças com comorbidades. A ampliação do grupo ainda depende de avaliação pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec).
Importância da vacinação contra a poliomielite é tema do segundo episódio do podcast
A importância do ciclo correto da vacinação contra a poliomielite e as consequências da doença para a criança foi o tema do segundo episódio Podcast MT Conectado do Governo de MT. O assunto foi debatido com a superintendente estadual de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da Casa Civil, Tais de Paula, que fez um alerta aos pais e responsáveis.
Gestores e profissionais da saúde debatem políticas públicas para a redução de morte materna em Mato Grosso
Dados levantados pela SES mostram que, nos últimos dois anos, houve um aumento de número de óbitos maternos em Mato Grosso. Em 2020, foram registrados 48 óbitos maternos, número 35% maior que em 2019, que registrou 36 mortes. Já em 2021, aumentou para 77.
Pesquisa indica espaço para avançar na adesão de adultos à vacinação
Para o gerente médico de vacinas da farmacêutica GSK e infectologista Emersom Mesquita, não existe necessariamente uma contradição entre o número de pessoas que se preocupam em fazer check-up de rotina e a alta proporção de pessoas que negligenciam vacinas.
Fiocruz confirma subvariante Ômicron BQ.1 na cidade do Rio de Janeiro
A Secretaria de Estado de Saúde informou que enviou ontem (4) ofício aos 92 municípios do estado recomendando a ampliação da testagem para covid-19, devido ao aumento na taxa de positividade para a doença.
Novembro Roxo: prematuridade é principal causa da mortalidade infantil
Por isso, a campanha Novembro Roxo - que tem 17 de novembro como o Dia Mundial da Prematuridade - leva um alerta às famílias e à sociedade sobre o crescente número de partos prematuros, suas causas e consequências. De acordo com o Ministério da Saúde, todo ano são registrados em torno de 340 mil nascimentos prematuros no Brasil, o equivalente a seis casos a cada dez minutos.
Governo promove 1º Fórum de Poliomielite e Síndrome pós-poliomielite nos dias 4, 5 e 6
A abertura do Fórum será na sexta-feira (04.11), às 19h30, no Teatro Zulmira Canavarros, na Assembleia Legislativa, com a presença de autoridades do Estado. Na sequência do evento, será formada uma mesa redonda com o tema “Poliomielite – ainda está entre nós”.
Saúde confirma 112 casos de varíola dos macacos; Cuiabá já tem 64
Ainda no Estado, boletim da Secretaria de Estado de Saúde mostra que dos casos positivos, 95,45% são pessoas do sexo masculino e 5,45% do gênero feminino.
Ministério da Saúde lança plano de combate à poliomielite
O Brasil está livre da poliomielite há 32 anos, mas a forte queda da cobertura vacinal desde 2015 preocupa. No ano passado, o índice ficou abaixo de 70%, quando a recomendação é de 95%.