Noticias Saúde
Coquetel de vitamina B pode "retardar" Alzheimer, diz estudo
Um estudo britânico sugere que altas doses de vitaminas B podem reduzir pela metade o ritmo do encolhimento do cérebro em pessoas com alguns sinais de Alzheimer.
Saúde amplia lista de doenças de notificação obrigatória
O Ministério da Saúde ampliou a lista de doenças de notificação compulsória com a inclusão de cinco novas doenças, agravos e eventos de importância para a saúde pública. A nova lista, com 44 itens, passa a incluir acidentes com animais peçonhentos, como cobras, escorpiões e aranhas; atendimento antirrábico após ataque de cães, gatos e morcegos; intoxicações por substâncias químicas, incluindo agrotóxicos e metais pesados, como chumbo; sífilis adquirida; e Síndrome do Corrimento Uretral Masculino.
OMS elogia avanços na saúde pública no Brasil em informe mundial divulgado hoje
A maior autoridade em saúde do mundo, OMS (Organização Mundial da Saúde), publicou nesta quarta-feira (8) informe mundial com elogios aos avanços no sistema público de saúde brasileiro e com uma alerta para a necessidade de solução para o subfinanciamento do setor. A íntegra do documento está em destaque na página da OMS na internet (www.who.int).
Vacinação de cães e gatos contra raiva está mantida em todo o Brasil
O Ministério da Saúde mantém a vacinação de cães e gatos contra a raiva em todo o país. Na avaliação do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Vigilância em Saúde, as mortes de animais ocorridas até 4 de setembro nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte estão abaixo do esperado na literatura internacional. No dia 2 de setembro, foi notificado o primeiro caso de 2010 suspeito de raiva humana após ataque de cão. Letalidade da doença é próxima de 100%.
Psicologia Positiva defende: emoções ‘boas’ colaboram para o equilíbrio físico e mental
Psicologia Positiva – como o próprio nome diz – é a ciência que estuda o peso dos aspectos positivos da vida humana, como alegria, felicidade, bem-estar e as atitudes de “desabrochar” e “florescer”, no equilíbrio físico e mental. Seu criador, o psicólogo americano Martin Seligman, a define como “o estudo científico do funcionamento humano ideal que visa descobrir e promover os fatores que permitem que indivíduos e comunidades prosperem”.
Pesquisadores americanos concluem que solidão faz mal à saúde
Cidade grande. Milhões de pessoas, trilhões de compromissos. Quem tem tempo de ver os amigos nessa vida? Quem tem tempo de fazer amigos?
“No agito do dia a dia, na rotina, a gente não tem como parar pra pensar na hora que a gente está trabalhando", diz a recepcionista, Clarisse Colombo.
“No agito do dia a dia, na rotina, a gente não tem como parar pra pensar na hora que a gente está trabalhando", diz a recepcionista, Clarisse Colombo.
Trabalhar à noite eleva risco de problemas cardícaos, diz pesquisa
Para milhões de brasileiros, o trabalho noturno é uma oportunidade também de ganhar mais dinheiro. Mas, às vezes, à custa da saúde, alertam médicos e especialistas. Uma pesquisa da escola de enfermagem da UFMG mostra que a chance de ter problemas cardíacos é 30% maior pra quem trabalha à noite.
Suporte da família determina qualidade de vida do paciente
São muitos os casos de câncer, hoje em dia, que apresentam bom prognóstico de tratamento. Mesmo assim, a maioria dos pacientes sofre um grande impacto ao conhecer o diagnóstico, sofrendo importantes alterações na autoimagem e na autoestima. Assim como o apoio psicológico, o suporte da família é determinante para que a pessoa encare o tratamento da melhor forma possível e supere a fase difícil com o máximo de qualidade de vida possível.
Carta dos ginecologistas e obstetras de São Paulo sobre o sistema de saúde suplementar
Reunidos no XV Congresso Paulista de Ginecologia e Obstetrícia, para o I Fórum de Honorários Médicos, ginecologistas e obstetras (GO) do Estado de São Paulo adotamos nova estratégia na luta por remuneração digna na saúde suplementar e por mais qualidade na assistência à mulher.
Prêmio Doutor Cidadão 2010 da APM acontece em novembro
A Associação Paulista de Medicina (APM) realiza a 6ª edição do Prêmio Doutor Cidadão em 5 de novembro de 2010. O evento é destinado a médicos e acadêmicos de medicina responsáveis por programas sociais implantados há pelo menos um ano nas áreas da saúde, educação, assistência social e meio ambiente.