Noticias Saúde
Campanha Mundial lembra lei que permite aleitamento materno em locais públicos
O projeto de lei foi apresentado após alguns locais começarem a proibir que as mães alimentassem seus bebês publicamente. Segundo o parlamentar, a lei permite que as mães possam alimentar os filhos em locais públicos sem que nenhum tipo de constrangimento.
Hospital de Câncer realiza gratuitamente mamografia em mulheres de 40 a 69 anos
A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) recomenda que mulheres acima de quarenta anos façam mamografia anualmente. A intenção é diminuir a mortalidade causada por câncer de mama, com o diagnóstico precoce.
Garrafas plásticas têm mais germes que vasilha de cachorro
Durante uma semana, 12 pessoas usaram algum dos quatro tipos de garrafa, sem lavá-las. Os resultados dos testes laboratoriais mostraram que, em média, estes recipientes tinham 313.499 unidades de formação de colônias (UFC) de bactéria por centímetro quadrado.
O ato de amar ao próximo pode estar ligado a alteração genética
Rara (atinge 1 a cada 10.000 nascimentos), a síndrome ocorre quando cerca de 25 genes são deletados do cromossomo 7 durante o desenvolvimento neural dos bebês.
Cientistas identificam proteínas do vírus da zika que levam à microcefalia
Para chegar a esse resultado, os pesquisadores infectaram células-tronco neurais fetais humanas com três cepas do vírus da zika e mediram o impacto dessa infecção de acordo com a presença de cada uma das 10 proteínas codificadas pelo vírus da zika.
Homem vai menos ao médico porque trabalha mais, diz ministro
Os dados mostram que quase um terço deles não tem o hábito de frequentar o serviço para acompanhar seu estado de saúde e buscar auxílio na prevenção de doenças e na qualidade de vida.
Ministério lança plano para aumentar atendimento a homens no SUS
O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (11) a criação de um plano para aumentar as estatísticas de atendimento a homens na rede pública de saúde do Brasil. Os planos “Homem que se cuida curte todas as fases da vida de seus filhos – pré-natal também é coisa de homem!” e “Diagnóstico: homens morrem mais que mulheres e doenças que mais matam podem ser prevenidas” foram anunciados pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP), na sede do órgão.
O ministério planeja aumentar os índices de atendimento a homens na rede pública de saúde. De acordo com a pasta, a cada três pessoas adultas que morrem por “causas externas”, dois são homens.
Com a iniciativa, a pasta quer aproveitar o momento em que a gestante faz o pré-natal acompanhada do marido para “capitanear” o homem, que está em um momento “mais sensível”. A entrega das duas cartilhas deve ser realizada por agentes comunitários de saúde.
De acordo com o levantamento, homens de 20 a 59 anos morrem mais que mulheres por doenças relacionadas a circulação e aparelho digestivo. Em média, os homens vivem 7,3 anos a menos que mulheres.
O estudo aponta que 31% dos homens afirmaram ao Ministério da Saúde que não buscam atendimento em postos de saúde. A justificativa da maioria (55,1%) é de nunca ter necessitado do serviço
Risco de trombose é maior, sim, com os anticoncepcionais modernos
Pois as pílulas anticoncepcionais aumentam, sim, os riscos de desenvolver trombose, principalmente entre aquelas que têm histórico familiar da doença, fumam e sofrem de enxaqueca.
Projeto de lei quer regulamentar atividades realizadas em academias de ginástica de Cuiabá
De acordo com a assessoria, pelo PL também é necessário licenciamento sanitário regular, providenciar, anualmente, vistorias das instalações físicas pelo Corpo de Bombeiros Militar e manter registro atualizado e individualizado dos profissionais, estagiários e alunos/associados.
Dinheiro que não chega
A denúncia foi protocolada pela Federação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas Prestadoras de Serviços na Área de Saúde do Estado Mato Grosso (FEHOS/MT), junto ao Ministério Público Estadual.