Noticias Saúde
Calor extremo no trabalho afeta saúde a curto e longo prazo
Como efeitos imediatos da exposição ao calor, a pesquisadora cita sinais de exaustão e insolação, que, em casos mais graves ou quando não há tratamento adequado, podem provocar complicações em órgãos vitais.
Terapia adaptada diminui mortes por febre amarela em 84%
Diferentemente da infecção pelo vírus causador da febre amarela estes casos tinham melhora após poucos dias de tratamento, enquanto a equipe do HC percebeu melhora com tratamentos mais prolongados.
Pico da dengue e chikungunya em MT ainda está por vir, aponta CRM
Os motivos para esta situação têm raízes múltiplas, sendo a combinação de altas temperaturas e chuvas intermitentes a receita perfeita para proliferação do mosquito Aedes aegypti, que também transmite a zika.
MT tem mais de 54 mil adolescentes não vacinados contra HPV
A ação visa a corrigir o acúmulo de não vacinados desde 2014, quando a vacina foi introduzida no Brasil, e proteger uma faixa etária altamente vulnerável a doenças relacionadas ao HPV, como o câncer de colo do útero.
Campanha vai estimular vacinação de adolescentes contra o HPV
Ele também pode causar câncer no ânus, pênis, vagina e garganta. A vacina disponível atualmente no Sistema Único de Saúde protege contra os quatro subtipos que mais provocam câncer e também verrugas e feridas nos órgãos genitais.

"Primo" do Aedes aegypti está presente em 63 municípios de MT
No Estado, os resultados mostram que essa espécie, também conhecida como mosquito-tigre-asiático, está presente em pelo menos 63 municípios (44,68%).

SES alerta para ações de prevenção à dengue, zika e chikungunya
Em relação aos óbitos, em 2024, não foram registrados óbitos por chikungunya. Já em 2025, até o momento, há 13 óbitos confirmados e 7 em investigação. Em relação à dengue, há um óbito confirmado e cinco em investigação.
SUS incorpora vacina contra vírus sincicial respiratório
O ministério explica que o nirsevimabe é um anticorpo monoclonal que fornece proteção imediata contra o VSR, sem necessidade de estimular o sistema imunológico da criança a produzir seus próprios anticorpos.
Saúde recomenda cálcio para todas as gestantes para prevenir eclâmpsia
As gestantes devem tomar dois comprimidos de carbonato de cálcio 1.250 mg por dia a partir da 12ª semana de gestação até o parto. Essa dose garante a ingestão de 1.000 mg de cálcio elementar por dia, o que é a quantidade mínima necessária para reduzir o risco de complicações.