Noticias Saúde
Mulheres acima do peso têm mais chance de sofrer aborto após fertilização in vitro
Mulheres com excesso de peso sofrem um risco maior de sofrer aborto após fertilização in vitro em comparação a mulheres magras, segunda uma nova pesquisa realizada na Unidade de Concepção Assistida do Guy"s and St. Thomas" Hospital, em Londres.
AMB oferece curso gratuito sobre combate e tratamento do tabagismo
O Programa de Educação Médica Continuada da AMB, em parceria com a Comissão de Combate ao Tabagismo da AMB e a Johnson & Johnson, oferece a todos os médicos mais uma oportunidade de se atualizar, desta vez na área de prevenção, diagnóstico e tratamento do tabagismo.
Ministério da Saúde envia mais 200 mil doses de vacinas para Alagoas
O Ministério da Saúde envia, nesta segunda-feira (28), mais 200 mil doses de vacinas, 13 mil diluentes e mil unidades de soros antitetânicos para o estado de Alagoas. Os insumos servem para prevenir e tratar doenças comuns em situações de inundações, como hepatite A, rotarívus, tétano, entre outras. As necessidades locais foram identificadas pela Secretaria Estadual de Saúde, juntamente com técnicos do Ministério.
Um chocólatra come pelo menos 300g a 500g de chocolate por dia
Ansiedade e depressão fazem pessoas ficarem viciadas em chocolate
O Instituto de Psiquiatria da USP (Universidade de São Paulo) convoca maiores de 18 anos que se consideram viciados em chocolate a participar de um estudo que pretende levantar as causas da compulsão. Serão dez encontros quinzenais no próprio instituto, localizado na região central de São Paulo, às segundas-feiras, das 10h às 11h30. Durante os encontros, os pesquisadores vão incentivar diálogos sobre o tema e oferecer chocolates aos participantes.
Conferência discute atendimento de transtornos mentais pelo SUS
O Ministério da Saúde inicia nesta segunda-feira (28) os trabalhos da IV Conferência Nacional de Saúde Mental – Intersetorial (CNSM-I), em Brasília. O evento vai debater os avanços na rede de atendimento de transtornos mentais e os principais desafios do setor. Até a próxima quinta-feira (1º), cerca de 1,5 mil pessoas devem participar das discussões no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. As mesas e painéis vão ocorrer sempre das 8h30 às 12h30 e são abertos à imprensa.
Estudo conclui que perder peso ajuda a melhorar a memória
Além dos benefícios já conhecidos, perder peso também ajuda a melhorar a memória. É o que sugere um estudo realizado pelo serviço de geriatria do Hospital das Clínicas de São Paulo. Foram avaliados 22 idosos com idade média de 65 anos e com índice de massa corporal maior do que 30 -que já indica obesidade.
Novo método de combate à obesidade é bem avaliado no Brasil
O Hospital das Clínicas, em São Paulo deu início a uma série de testes com um novo método de combate à obesidade que começou a ser testado no Brasil. Sua peça-chave é um dispositivo de plástico em forma de tubo de 62 centímetros, colocado no duodeno por meio de uma endoscopia. Seus resultados, até o momento, são surpreendentes e a previsão é de que, até 2011, esse tratamento já poderá estar acessível. A metodologia também é testada nos Estados Unidos, Holanda e Chile.
Médicos duvidam da eficácia dos genéricos
Há mais de uma década no mercado, os remédios similares e genéricos ainda enfrentam a resistência de médicos e não são usados por hospitais de ponta como o Albert Einstein, o Sírio-Libanês, o Oswaldo Cruz e o São Luiz.
Pacientes de cirurgia plástica ignoram importância do tipo de anestesia
A maioria dos pacientes de uma cirurgia plástica se preocupa sempre com preço, às vezes com expertise do médico e quase nunca com a anestesia. Se o que determina o sucesso do procedimento do ponto de vista estético é a habilidade do cirurgião, cabe ao anestesista - ou anestesiologista, como eles preferem ser chamados - a tarefa mais importante: fazer com que o paciente saia, além de mais bonito, vivo da mesa de operação.
Especialistas apontam riscos da musculação na adolescência
O interesse dos adolescentes pela musculação tem se manifestado cada vez mais cedo. Não é mais novidade o filho de 12 anos chegar em casa pedindo aos pais para entrar na academia. A malhação tornou-se uma atividade física popular, que alimenta os sonhos de tornar corpos esguios em corpos sarados. O pedido, porém, faz muitos pais tremerem diante de um turbilhão de dúvidas. Afinal, a musculação pode ser feita na adolescência? Ela atrapalha o crescimento? Leva à atrofia dos músculos? Não seria melhor continuar na velha e boa escolinha de futebol, fazendo vôlei ou natação?