Publicado em Terça - 25 de Outubro de 2011 | por ITIMARA FIGUEIREDO

Emendas devem passar a constar no Orçamento Estadual

Para garantir a efetivação das emendas parlamentares, estipuladas em R$ 1 milhão para cada deputado, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PSD), sugeriu ao Governo do Estado a colocação das emendas no Orçamento Geral do Estado – OGE. A sugestão, que será tema da reunião do Colégio de Líderes, foi feita durante a reunião mensal do governador Silval Barbosa e deputados, realizada na manhã desta terça-feira (25). Para Riva, essa será uma forma de evitar atrasos na liberação dos recursos como acontece neste ano. “Essa decisão será tomada no Colégio de Líderes. A posição do Governo é que ele feche o ano pagando as emendas parlamentares”, declarou.
Leia mais...

Boas condições garantem área de milho 11/12

Publicado em Terça - 25 de Outubro de 2011

A semeadura da soja, em Mato Grosso, evolui em um cenário oposto ao registrado no ano passado, quando a forte estiagem atrasava os trabalhos das plantadeiras, o que por sua vez colocava em xeque o tamanho da segunda safra e mais, a sua qualidade. Com as chuvas mais regulares nesta reta final de outubro, o que se colhe neste momento do campo é um avanço de 23,5 pontos percentuais em relação ao ritmo observado em igual período do ano passado. Mais que um indicador de uma boa safra à soja mato-grossense, esta performance revela que a área destinada ao cultivo do milho segunda safra, dentro da janela de plantio, está assegurada.

Leia mais...

Brasil e Ucrânia firmam acordos agrícolas

Publicado em Terça - 25 de Outubro de 2011

Representantes do governo brasileiro e ucraniano assinaram, no início da tarde desta terça-feira, 25 de outubro, no Palácio do Planalto, em Brasília, dois acordos de cooperação na área agrícola. O objetivo dos protocolos de intenção assinados é fortalecer a pesquisa agropecuária na Ucrânia e incentivar a cooperação bilateral na área agrícola. Da parte brasileira, participaram do encontro a presidente da República, Dilma Rousseff, o presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Pedro Arraes, e o secretário executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Carlos Vaz, que responde interinamente pela pasta.
Leia mais...

Câmara tratará de royalties depois de destravar a pauta, diz Maia

Publicado em Terça - 25 de Outubro de 2011

Antes de tratar do projeto sobre os royalties do petróleo, a prioridade na Câmara é destravar a pauta do plenário, disse nesta terça-feira o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS). "Uma vez destrancada a pauta, os royalties são prioriodade", disse Maia, ao informar que foi cancelada uma reunião, marcada para esta terça, na qual discutiria com os líderes da Câmara o projeto sobre a divisão dos royalties aprovado no Senado semana passada.
Leia mais...

Estados trocam experiências sobre ações de combate ao trabalho escravo

Publicado em Terça - 25 de Outubro de 2011

Trocar experiências sobre ações de combate ao trabalho escravo. Esse é o principal objetivo I Encontro Nacional das Comissões Estaduais de Erradicação do Trabalho Escravo (Coetrae’s), promovido hoje (25), no plenarinho da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), em Cuiabá. Participam, até o final da tarde, representantes dos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Tocantins, Bahia e Pará.
Leia mais...

FIVB inocenta Pedro Solberg e arquiva caso de doping

Publicado em Terça - 25 de Outubro de 2011

A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) anunciou nesta terça-feira que o brasileiro Pedro Solberg, um dos principais jogadores de vôlei de praia do mundo, foi inocentado das acusações de doping. Assim, o caso foi arquivado, sem qualquer punição, porque não foi comprovada nenhuma infração. Segundo a entidade, um novo exame na amostra de urina do atleta, realizado em Colonia, na Alemanha, não apontou a presença do esteroide androstane, substância proibida que tinha sido detectada duas vezes, na prova e na contraprova, por um laboratório credenciado no Brasil.
Leia mais...

Países não devem transferir custos de uma conjuntura difícil, diz Dilma

Publicado em Terça - 25 de Outubro de 2011

A presidente Dilma Rousseff voltou a exigir nesta terça-feira (25) uma ação conjunta dos países para solucionar a crise econômica e manifestou veladamente sua contrariedade com a política cambial da China e o expansionismo monetário dos Estados Unidos.
Leia mais...

Pagot ainda se mostra magoado com atitude de presidente

Publicado em Terça - 25 de Outubro de 2011 | por Alex Fama

Quase três meses após deixar o comando do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), o ex-diretor Luiz Antônio Pagot ainda se mostra magoado com a atitude da presidente Dilma Rousseff, que fez uma verdadeira "faxina" no órgão e também no Ministério dos Transportes após denúncia de corrupção. Para a Agência Estado, ele disse que "fez tudo e um pouco mais" pela presidente e mesmo assim foi tratado com a "maior falta de respeito".
Leia mais...

Veículo na contramão mata um motociclista em Aparecida de Goiânia

Publicado em Terça - 25 de Outubro de 2011 | por Carolina Simiema

O condutor de 55 anos de uma moto morreu após bater de frente com um carro na madrugada desta terça-feira (25), na BR-153, na altura do Km 505, em Aparecida de Goiânia. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo, com placa de Rio Verde, no Sudoeste de Goiás, estava trafegando pela contramão por cerca de 300 metros quando colidiu com a motocicleta.
Leia mais...

Feijão transgênico provoca divergência entre Consea e CTNBio

Publicado em Segunda - 24 de Outubro de 2011 | por Gilberto Costa

O cultivo de alimentos transgênicos divide o governo e coloca em lados opostos o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), ligado à Presidência da República, e a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A liberação da venda do feijão GM Embrapa 5.1 expôs a divergência entre os dois órgãos.
Leia mais...