Noticias Cultura
Campus Bela Vista: Festival Ambiental ocorrerá no dia 06 de junho
No dia 05 de Junho comemoramos o Dia Nacional do Meio Ambiente. Para prestigiar a data o IFMT Campus Cuiabá Bela Vista realizará, no dia 06 de junho, segunda-feira, na Quadra de Esporte do Campus, um festival Ambiental.
Diretor cuiabano é o grande vencedor do 1º Festival de Cinema de Cáceres
A cidade de Cáceres, também conhecida como a Princesinha do Paraguai (referência ao rio que a corta e que deu origem ao município) se tornou o ‘reino da sétima arte’ neste fim de semana. No entanto, o rei coroado pelos súditos do cinema não era parte do potentado, e sim um forasteiro: o cuiabano Luiz Marchetti, que além de levar o prêmio de Melhor Diretor, levou para casa o primeiro e o segundo lugar da Mostra Competitiva Curta Cine Cáceres. ‘Caio André’ e De Silêncios e de Luz’, caíram nas graças do espectador. O Júri Popular deu o prêmio de terceiro lugar para ‘Vestígios do Tempo’. De Ronaldo Adriano.
Riso e mistério se unem no espetáculo "O Mistério no Expresso do Oriente"
O suspense escrito por Agatha Christie ganhou tom circense no espetáculo "O Mistério no Expresso do Oriente".
Cerimônia de abertura do Festival de Cinema de Cáceres ocorre hoje
O panorama cultural mato-grossense se abre para mais possibilidades com a realização do Festival de Cinema de Cáceres ‘Olhares do Pantanal’. A cerimônia de abertura do evento ocorre às 20 horas no Cine Teatro Xin, localizado no centro histórico de Cáceres. Segundo a diretora do festival, Elainne de Arruda Pires Cintra, algumas personalidades como o diretor do Festival de Cinema de Cuiabá, Luiz Borges, e a diretora cinematográfica Glória Albuês, já confirmaram presença no evento. O produtor cultural e professor universitário Diego Baraldi também participa do festival. Ele e o professor Moacir Barros coordenarão as oficinas que fazem parte da programação do evento.
Ações de incentivo à cultura devem ter ampla transparência
O apoio e incentivo à valorização e difusão das manifestações culturais devem ser feitos de forma a permitir a ampla transparência e controle dos gastos realizados e sempre tendo como objetivo o interesse público. A assertiva é do Pleno do Tribunal de Contas em resposta a consulta formulada pela prefeitura de Barra Garças referente à possibilidade de incentivo financeiro nas atividades culturais, desportivas, religiosas e de incremento ao turismo.
Feira Campo D"Ourique é o mais novo ponto de encontro da cultura cuiabana
Galinha com arroz, mujica de pintado, mané pelado, pixé. Estas e outras guloseimas da culinária cuiabana fazem parte do cardápio da feira Campo D"Ourique que será realizada toda terça-feira, em frente à Câmara Municipal, das 17 às 22 horas. Quem for até a praça Paschoal Moreira Cabral vai aproveitar, ao som de boa música, a gastronomia e o artesanato local e conhecer um pouco mais sobre a história do local onde está instalada a sede do Pode Legislativo de Cuiabá.
Escolas Municipais resgatam tradição e cultura das Festas Juninas
Os meses de Junho e Julho são marcados por fogueiras, bandeirinhas, danças e comidas típicas em razão da comemoração da Festa Junina que é a manifestação cultural mais expressiva do povo brasileiro, em Vera não será diferente.
Oficina de Realização Audiovisual movimenta Mostra de Cinema de Cáceres
Os interessados em audiovisual que enxergam em câmeras fotográficas ou aparelhos celulares oportunidades para fazer experimentos, não podem perder a Oficina de Realização Audiovisual, que acontece nos dias 28 e 29 de maio, das 13h30 às 17h30, durante as atividades da 1ª Mostra de Cinema de Cáceres, que por sua vez faz parte do 1º Festival de Cinema de Cáceres.
Inscrições abertas para Festival Nacional de Teatro
Já estão abertas as inscrições para o “VII Festival Nacional de Teatro Fé e Arte”. O evento acontece nos dias 10 e 11 de setembro de 2011, no Teatro do Sesi, em Jardim da Penha. Para participar basta enviar os dados da equipe de Teatro e o texto que será encenado para o endereço feearte@yahoo.com.br ou contato@feearte.com.br.
Desenhista do metrô registra meio século da SP "que já sumiu"
Em 1978, no Brás (centro de SP), um sobradinho construído no início do século 20 chamou a atenção de Diana Dorothèa Danon pela singela geometria do balcão. Hoje, ele é o único que sobreviveu às descaracterizações na estreita rua Melo Barreto.
