Noticias Meio Ambiente
Pesquisa confirma que aumento de C02 inicia aquecimento
O problema, diziam os céticos, é que o CO2 liberado por essa queima não parecia ser o causador de mais calor no planeta em épocas geológicas anteriores. A ordem parecia ser inversa: primeiro a Terra esquentava e só depois a atmosfera recebia mais CO2.
Apesar de incertezas, dados sobre aquecimento estão cada vez mais fortes
Paulo Artaxo, físico da USP e membro do IPCC, o painel do clima da ONU, mostra o rascunho de um dos capítulos do próximo relatório do grupo, a ser lançado no ano que vem. O gráfico, uma estimativa da influência das nuvens e dos aerossóis (partículas em suspensão no ar) sobre o clima da Terra, pode parecer decepcionante para quem quer respostas prontas da ciência. Do último relatório do IPCC (de 2007) para cá, a incerteza sobre esse fator aumentou, em vez de cair.
Imagem feita mostra focos de queimada na Amazônia nas margens do Rio Xingu, no Mato Grosso
Queimadas na Amazônia podem ser menos intensas em 2012, diz Nasa
As queimadas na Amazônia deverão ser menos intensas em 2012, de acordo com pesquisadores da agência espacial americana (Nasa).
Quase 4.500 pelicanos são encontrados mortos na costa do Peru
O governo peruano disse nesta semana que 4.450 aves, a maioria pelicanos, morreram na costa norte do país ao longo dos últimos meses.
Leia mais...
Alta Floresta figurou por anos na lista dos maiores desmatadores.
Município de MT deixa lista de desmatadores e firma pacto "verde"
Entidades do setor produtivo, organizações não governamentais e demais representantes do poder público vão assinar, nesta sexta-feira (9), o "Pacto por um Município Verde". O ato marca oficialmente a saída da cidade de Alta Floresta, a 800 quilômetros de Cuiabá, da lista dos maiores desmatadores. Juntos, os setores vão se comprometer a implementar ações para que na cidade sejam realizadas atividades sustentáveis e sem agredir o meio ambiente.
Alta Floresta sai da lista de desmatadores da Amazônia
Nos próximos dias 3 e 4 de maio, a partir das 7:30, no CTG, o município de Alta Floresta, que fica na região norte de Mato Grosso a 812 quilômetros de Cuiabá, vai comemorar em grande estilo uma notícia que aguardava há 5 anos: a saída oficial da chamada Lista dos Desmatadores da Amazônia, criada pelo Ministério do Meio Ambiente – MMA. Com as ações realizadas foi possível reduzir o desmatamento, as queimadas e hoje 80% do passivo ambiental esta regularizado, através do CAR (Cadastro Ambiental Rural).
Paranaense é multado em R$ 820 por pesca predatória
Policiais Militares Ambientais do Grupamento do Buraco das Piranhas, localizado na BR 262, em Corumbá (MS) realizavam fiscalização no rio Miranda e autuaram anteontem (28) à tarde um pescador paranaense, por capturar peixe fora da medida.
Presidente da SNA defende código e diz que reflorestar é "desperdício fantástico"
São falsos os argumentos das organizações ambientalistas contrárias ao Código Florestal aprovado no último dia 25 pela Câmara dos Deputados, segundo garantiu à Agência Brasil o presidente da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Antonio Alvarenga. Ele disse que não faria mais sentido transformar novamente em floresta uma área totalmente plantada com soja ou cana, por exemplo. "Seria um desperdício econômico fantástico."
Madeiras foram apreendidas pelos policiais