Publicado em Segunda - 05 de Setembro de 2011 | por Bruno Cassiano

MT tem 2ª maior área desmatada na Amazônia para pastos

O relatório inédito do uso da cobertura da terra nas áreas desflorestadas da Amazônia Legal mostra que Mato Grosso tem a segunda cobertura de maior abrangência associada às áreas de pastagem, com pouco mais de 137 mil km², perdendo apenas para o estado do Pará com 146,4 mil km² de pasto associado ao desmatamento. Este foi o maior problema identificado pelo estudo apresentado em Brasília pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Leia mais...
Ilustração

Pela 2ª vez no ano, DF registra 10% de umidade e iguala recorde

Publicado em Segunda - 05 de Setembro de 2011

A umidade relativa do ar no Distrito Federal chegou a 10% por volta das 15h nesta segunda-feira (5), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Leia mais...
"A água do Hamza segue até 150 km dentro do Atlântico e diminui os níveis de salinidade do mar"

Maior rio subterrâneo do mundo pode estar embaixo do Amazonas

Publicado em Sexta - 26 de Agosto de 2011

Pesquisadores da Coordenação de Geofísica do Observatório Nacional (ON) do Rio de Janeiro acreditam ter descoberto um rio subterrâneo abaixo da bacia hidrográfica do Amazonas. Há indícios de que o rio, batizado Hamza, seja o maior subterrâneo do mundo.
Leia mais...

Nova espécie de macaco é encontrada no Mato Grosso

Publicado em Quinta - 25 de Agosto de 2011

Um novo horizonte se abriu para os estudos de primatas na Amazônia Meridional. Uma nova espécie de primata foi encontrada na Reserva Extrativista Guariba-Roosevelt, no noroeste do Mato Grosso e está sendo submetida a estudos que visam detalhar seu caráter inédito para os mastozólogos e primatólogos do mundo todo. O tombamento foi realizado em maio na coleção científica de mamíferos do Museu Paraense Emílio Goeldi, em Belém (PA).
Leia mais...

Um dia após queda de Maia, Ong aciona MP e cobra investigação

Publicado em Terça - 23 de Agosto de 2011 | por Patrícia Sanches

Um dia após o ex-secretário de Meio Ambiente Alexander Maia deixar a pasta, sob a justificativa de que vinha sendo pressionado a cometer atos ilegais, a Ong Moral acionou o Ministério Público para que instaure um procedimento administrativo investigatório para apurar a possível existência de irregularidades. Para o coordenador da Ong, Gilmar Brunetto, as declarações de Maia são graves e precisam ser apuradas. “Quem pressionou? Quais empresas? A gente sabe que uns projetos andam rápido e outros não”.
Leia mais...

Países da África se juntam por 278 mil km2 de área preservada

Publicado em Sexta - 19 de Agosto de 2011

Na última quinta-feira (18) cinco países africanos se juntaram em um dos planos mais ambiciosos do turismo e da preservação natural do mundo. O projeto, chamado de “Okavango/Zambeze”, deve manter sob proteção 278 mil quilômetros quadrados de áreas ricas em paisagens naturais.
Leia mais...

Mulher é condenada a 2 anos de prisão por cortar uma árvore

Publicado em Quinta - 18 de Agosto de 2011

Uma venezuelana foi condenada a dois anos de prisão pelo corte ilicito de uma árvore em extinção, informou o Procurador Geral da República Venezuelana, que pediu para a acusada a maior sentença nos termos da Lei de Manejo Florestal.
Leia mais...

Agricultura e caça podem extinguir mamíferos de grande porte

Publicado em Quarta - 17 de Agosto de 2011

Pelo menos vinte por cento de todos os mamíferos conhecidos estão perto da extinção. As espécies de animais de grande porte estão em maior risco, de acordo com uma recente avaliação do estado de conservação de 5.487 mamíferos.
Leia mais...

Desmatamento da Amazônia cai 53,6% em julho na comparação anual

Publicado em Quarta - 17 de Agosto de 2011

O desmatamento da Amazônia caiu 53,6% em julho deste ano na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe), que apontaram perda de 224,94 km² de floresta no mês passado.
Leia mais...
Anta flagrada perto de Manaus no primeiro estudo global de armadilhas fotográficas para mamíferos.
Anta flagrada perto de Manaus no primeiro estudo global de armadilhas fotográficas para mamíferos.

Estudo com armadilhas fotográficas flagra animais em 7 países

Publicado em Terça - 16 de Agosto de 2011

A última edição da revista  "Philosophical Transactions of the Royal Society" traz o primeiro estudo mundial com uso de armadilhas fotográficas para registrar a passagem de mamíferos. Na pesquisa, foram documentadas 105 espécies em cerca de 52 mil imagens em sete áreas protegidas nas Américas, África e Ásia. Entre os animais flagrados há de um pequenino rato até um elefante africano, passando por gorilas, pumas, tamanduás - além de caçadores armados.
Leia mais...